Buscar

metodologia prova

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As citações são elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelaram úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio: podem ser transcrições literais ou, então, apenas alguma síntese da passagem. Em ambos os casos, é necessário citar a fonte.
 
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2005.  (p. 88)
 
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base da disciplina,  sobre “citações”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I – (  ) São chamadas de citações as informações extraídas dos textos estudados, e que vão fundamentar o trabalho acadêmico.
II – (  ) A citação indireta, na qual se explicita as ideias dos autores nas próprias palavras podem ser classificadas como curtas ou longas.
III – (  ) As citações diretas caracterizam-se pelo uso do apud, e deve conter aspas no início e término, identificando-a no texto.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	F – F – V.
	
	C
	V – F – V.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – F.
A afirmativa I é VERDADEIRA: As informações do texto extraídas de fontes de consulta para a elaboração do texto são chamadas de citações. De acordo com Severino (citado por MÜLLER; CORNELSEN, 2003, p. 31), são elementos extraídos dos documentos dos autores pesquisados durante o processo de leitura da documentação. As citações são relevantes, pois corroboram as ideias do autor. Portanto, devem ser bem selecionadas, de modo a enriquecer o assunto. (p. 56)
A afirmativa II é FALSA, já que esta classificação refere-se à citação “direta”: 1.4.1.1 Citação direta: A explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citação direta pode efetuar-se mediante citação curta ou citação longa. Segue a descrição das principais características dessas modalidades. (p. 57)
A afirmativa III é FALSA, uma vez que o apud caracteriza a citação da citação: Na impossibilidade de encontrarmos a fonte original da citação, podemos usar o que chamamos de citação de citação, que é a menção a um documento que se utiliza de uma informação pertencente a outro trabalho. A expressão latina apud (citado por) é usada para indicar a obra da qual foi retirada a citação. (p. 61).
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As notas de rodapé existem para possibilitar ao pesquisador incluir elementos. como a conceituação de determinados termos jurídicos, os quais não podem estar no corpo do texto por prejudicar sua lógica e coerência.
Também podem ser utilizadas para indicar a referência bibliográfica de uma citação, seja direta ou indireta.
Existem dois tipos de notas de rodapé: as explicativas e as de referência.
 
BONAT, Débora. Metodologia da pesquisa. 3 ed. Curitiba: IESDE, 2009.  (p. 108)
 
As notas de rodapé são elementos de apoio ao texto acadêmico, e estas podem ainda ser de dois tipos: notas explicativas ou de referências. 
Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
 
I – As notas de rodapé caracterizam-se como indicações ou aditamentos, inseridos pelo próprio autor na elaboração do trabalho acadêmico.
II – O texto da nota de rodapé deve sempre terminar na mesma página em que foi iniciada, se sempre colocada na mesma página que foi indicada.
III – As notas de referências, além de breves, são caracterizada como informações complementares, que não podem constar no texto.
IV – As notas explicativas são aquelas nas quais se inserem maiores informações a respeito das obras e autores consultados e citados.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e IV apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e II apenas.
A afirmativa I é correta: São indicações, observações ou aditamentos inseridos no texto, feitos pelo autor, tradutor ou editor (ABNT, 2002b, p. 2). (p. 62).
A afirmativa II é correta: O texto da nota de rodapé começa e termina na página em que ela foi inserida e deve constar ao pé da página em que foi indicada. (p. 62).
A afirmativa III é equivocada, pois refere-se às notas explicativas; De acordo com Vieira (2002, p. 59), as notas explicativas são usadas para a apresentação de comentários, esclarecimentos ou considerações complementares que não possam ser incluídas no texto. Elas devem ser breves, sucintas e claras. (p. 62).
A afirmativa IV é, também, equivocada por referir-se às notas de referência: Conforme a NBR 10520 (ABNT, 2002b, p. 5), as notas de referência são usadas para indicar as fontes consultadas ou remeter a outras partes da obra nas quais o assunto do trabalho foi abordado. Elas devem ter “numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página”. (p. 63).
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I e III apenas.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Uma referência bibliográfica é um conjunto de elementos bibliográficos que identificam uma publicação ou parte dela’. São as informações contidas na referência bibliográfica que permitem ao leitor localizar.
 
CORREIA, Ana Maria Ramalho; MESQUITA, Anabela. Mestrados e doutoramentos - estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência. 2 ed.  Porto: Vida Econômica Editorial, 2014. (p. 268)
 
Pensando a respeito das normatividades para a elaboração da seção de referências de um trabalho acadêmicos apresentadas no livro-base da disciplina, analise as assertivas a seguir:
 
I – As referências bibliográficas são colocadas exclusivamente em uma lista, que consta como emento pós-textual de um trabalho acadêmico.
II – No que tange às normas de formatação, as referências podem ser alinhadas à esquerda ou de modo centralizado, conforme o tipo do trabalho.
III – Autor, título, edição, local, editora e data são considerados elementos essenciais para a elaboração de uma referência bibliográfica.
IV – Referências bibliográficas não dizem respeito apenas aos materiais impressos utilizados no trabalho, mas também audiovisuais.
 
Estão corretas as assertivas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa I está equivocada, uma vez que: Podemos encontrar as referências em várias partes do trabalho científico, como em notas de rodapé, lista de referências, no fim de um texto ou de um capítulo, ou no início de resumos, sínteses e resenhas. (p. 73)
A afirmativa II também está equivocada, pois: As referências devem ser alinhadas somente à margem esquerda, identificando individualmente cada documento, formatadas com espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. [...] (p. 73)
A afirmativa III está correta: Os ELEMENTOS ESSENCIAIS consistem nas informações indispensáveis à identificação do material. São eles: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação. (p. 72)
A afirmativa IV também está correta: É o conjunto padronizado de elementos descritivos de documentos impressos e/ou registrados em diversos tipos de suporte, permitindo sua identificação no todo ou em parte (CRUZ; PEROTA; MENDES, 2000, p. 11). Inclui materiais impressos e registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos. (p. 72)
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Estudo de caso
É a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade para examinar aspectos variados de sua vida.
A prática do estudo de caso está ligada à psicoterapia, caracterizada pela reconstrução da história do indivíduo, bem como ao trabalho dos assistentes sociais junto a indivíduos, grupos e comunidades. RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2005. (p. 55)
 
A respeito da pesquisa embasada na metodologia de “estudo de caso”, analise as sentenças a seguir, assinalandoV para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I – (  ) No estudo de caso o pesquisador propõe, ao término da pesquisa, uma ação diante da realidade encontrada e dados analisados.
II – (  ) O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa teórica, que se utiliza de documentos oficiais e não oficias como embasamento.
III – (  ) a compreensão de um fenômeno é o que caracteriza um estudo de caso, a partir do qual se pretende levantar algumas hipóteses.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – V.
A afirmativa I é FALSA, e refere-se à pesquisa participante: Participante — tem como base um pesquisador que faz parte do local pesquisado (funcionário ou estudante do local, morador da comunidade, entre outros), participando de forma estreita do objeto pesquisado. É muito semelhante à pesquisa-ação, porém não propõe uma ação diante dos dados observados e analisados. (p. 124)
A afirmativa II é FALSA, e se refere à pesquisa documental: Documental - é uma pesquisa de cunho teórico. Como o nome já sugere, realiza-se por meio de documentos, os quais geralmente são conservados por órgãos públicos e privados. Os tipos de documentos mais utilizados como fontes de pesquisa são: particulares (cartas e diários), oficiais, jurídicas, publicações parlamentares e administrativas, fontes estatísticas (censos) e iconográficas. (p. 124)
A afirmativa III é verdadeira: De estudo de caso — refere-se a uma pesquisa cujo objetivo é o estudo de uma unidade que deve ser analisada profunda e intensamente. Pode ser, por exemplo, o estudo de uma organização, a fim de entender dado fenômeno como um todo e levantar hipóteses sobre o assunto pesquisado. (p. 124)
	
	B
	V – F – F.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – F – V.
	
	E
	V – V – F.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
De acordo com a NBR 14724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011). a estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. [...]
 
PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS; Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. (p. 244)
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base no que diz respeito à estrutura do trabalho acadêmico, relacione corretamente os elementos às suas etapas:
 
1 – Elementos pré-textuais
2 – Elementos textuais
3 – Elementos pós-textuais
 
(  ) Introdução
(  ) Folha de Rosto
(  ) Referências
(  ) Conclusão
(  ) Desenvolvimento
(  ) Resumo
 
Agora assinale a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 2 – 2 – 1.
	
	B
	2 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
	
	C
	3 – 1 – 2 – 1 – 2 – 2.
	
	D
	1 – 3 – 2 – 2 – 1 – 2.
	
	E
	2 – 1 – 3 – 2 – 2 – 1.
Você acertou!
1 – Elementos pré-textuais: Folha de rosto, Resumo (p. 31-32)
2 – Elementos textuais: Introdução, desenvolvimento e conclusão (p. 32)
3 – Elementos pós-textuais: Referências (p. 32)
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
No existem regras rígidas para elaboração de um projeto. A sua estrutura é condicionada à natureza do estudo que se pretende desenvolver, dos objetivos a serem atingidos e das exigências das instituições promotoras de ensino e de pesquisa.
 
FIGUEIREDO, Antônio Macena de; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação científica à apresentação do texto final. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2001. (p. 132-133)
 
O processo de pesquisa apresenta algumas fases. Enumere, em  ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
 
Tema
Problema
Justificativa
Objetivo
Hipótese
 
(  ) Aponta as metas que se pretende alcançar.
(  ) A partir dele evidencia-se exatamente o que se quer estudar.
(  ) Suposições a respeito das respostas ao problema de pesquisa.
(  ) Apresenta os motivos pelos quais a pesquisa se faz importante.
(  ) Delimitação do assunto a ser tratado no texto.
 
Alternativas :
	
	A
	3 – 2 – 1 – 5 – 4 .
	
	B
	2 – 1 – 4 – 3 – 5.
	
	C
	4 – 2 – 5 – 3 – 1.
Tema: O tema precisa ser delimitado, pois, quanto mais demarcado, mais claro fica, facilitando, assim, o alcance dos objetivos propostos. A delimitação representa a especificação de uma parte no todo e deve identificar o espaço pesquisado. (p. 135)
Problema: Ao definir o problema da pesquisa, você precisa evidenciar exatamente o que pretende e pode estudar. É importante refletir sobre o problema que formular, procurando perceber qual é a abrangência do assunto, lembrando-se de que, ao delimitar o problema da pesquisa, você está direcionando seu trabalho para uma natureza de pesquisa específica. (p. 137)
Justificativa: A justificativa é um texto que apresenta as razões que tornam importante a realização da pesquisa proposta, devendo-se apresentar as motivações do estudo, de modo a enfatizar a contribuição pessoal para a sociedade e para o próprio local de pesquisa (quando é realizada uma pesquisa de campo). (p. 138)
Objetivo: Indica o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa. (p. 143)
Hipótese: A hipótese é a suposta resposta ao problema levantado no projeto de pesquisa. (p. 144)
	
	D
	2 – 5 – 3 – 1 – 4.
	
	E
	5 – 4 – 1 – 3 – 2.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A coleta de dados, levando em conta a pesquisa que se pretende, pode ser realizada de forma bastante variada, isto é, pela utilização de diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa, segundo os critérios estabelecidos pelo pesquisador e segundo as condições, objetivos e práticas de sua realização.
TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE, 2010.  (p. 46)
 
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base da disciplina, a respeito das técnicas de coleta de dados conhecidas como questionário e entrevistas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I – (  ) As questões formuladas para o questionário são do tipo fechadas ou duplas, apenas, enquanto as questões das entrevistas são caracterizadas como abertas.
II – (  ) Na elaboração de um questionário é importante que o pesquisador tenha em mente que todas as perguntas devem relacionar-se com os objetivos da pesquisa.
III – (  ) A entrevista estruturada deve ser pensada com antecedência pelo pesquisador, já não estruturada permite ao entrevistado maior liberdade de expressão.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – F.
	
	B
	F – F – V.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – V – V.
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA: Tanto os questionários como os formulários são fundamentados em uma série de questões ordenadas sucessivamente e relacionadas com o objetivo do estudo, isto é, o pesquisador elabora esses instrumentos visando atingir os objetivos e resolver os problemas propostos no projeto de pesquisa.
As questões presentes nesses instrumentos podem ser abertas, fechadas ou duplas. As questões abertas são aquelas que permitem ao pesquisado discorrer sobre o que está sendo perguntado. (p. 150)
A afirmativa II é VERDADEIRA: Tanto os questionários como os formulários são fundamentados em uma série de questões ordenadas sucessivamente e relacionadas com o objetivo do estudo, isto é, o pesquisador elabora esses instrumentos visando atingir os objetivos e resolver os problemas propostos no projeto de pesquisa. (p. 150)
A afirmativa III é VERDADEIRA: A entrevista estruturada, ou padronizada, é orientada por um roteiro montado anteriormente pelo pesquisador, permitindo esclarecimentos dentro de limites.
A não estruturada, ou despadronizada, por sua vez, atribui ao respondente ampla liberdade para que se expresse a seu modo. Conforme Lima (2004, p. 95), a prática desse tipo de entrevista pode assumir várias modalidades, das quais se destaca aqui a focalizada. (p. 153)
	
	E
	F – V – F.Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Após superar os vários tipos de leitura, o pesquisador deverá armazenar essas informações, segundo critérios preestabelecidos. Em se tratando da elaboração de um trabalho científico, sujeito às normas e à legislação pertinente e, o que é mais importante, ter tudo racionalmente à disposição, pois, ao contrário, o pesquisador poderá perder-se em um emaranhado de livros, autores, assuntos, problemas, hipóteses, e outros elementos.
SANTOS, João Almeida. Metodologia científica. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.(p. 119)
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, ao ingressar na vida acadêmica o estudante realizará diversos tipos de trabalhos acadêmicos, entre eles resumos, resenhas, sínteses e fichamentos. Pensando a respeito do “resumo”, enquanto trabalho acadêmico, analise as sentenças a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I – (  ) Existem diferenças significativas entre o resumo que é parte de um trabalho acadêmico e o resumo enquanto trabalho acadêmico.
II – (  ) O resumo, enquanto trabalho acadêmico, deve obedecer sempre ao número limite de páginas, regra esta que é estabelecida pela ABNT.
III – (  ) Caracteriza-se como um texto crítico, que permite opiniões e comentários do acadêmico a respeito do livro ou obra estudada.
 
Agora assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – V.
	
	B
	F – V – V.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – F – F.
A afirmativa I é VERDADEIRA: Resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização dc citação. O resumo como parte de um trabalho técnico-científico é diferente do resumo como trabalho acadêmico. [...] (p. 107)
A afirmativa II é FALSA: [...] O resumo como parte de um trabalho técnico-científico é diferente do resumo como trabalho acadêmico. Enquanto o primeiro (seguido de palavras-chave, abstract e keywords) faz parte de uma estrutura textual, o segundo é um trabalho acadêmico propriamente dito, que, ao contrário do primeiro, não tem um número de palavras definido. (p. 107)
A afirmativa III é FALSA, pois faz referência à resenha: A resenha é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos à obra estudada, pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero (ANDRADE, 2004, p. 61). (p. 110)
	
	E
	V – V – F.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Segundo a ABNT, a expressão referências bibliográficas deve ser substituída na pesquisa jurídica por referências. Em relação ao projeto, não há essa determinação, ficando a critério do pesquisador a nomenclatura a ser utilizada.
É nesse momento que serão indicadas obras e documentos utilizados na realização do projeto e futuramente, na pesquisa.
[...]
As referências bibliográficas devem respeitar as regras previstas pela ABNT.
 
BONAT, Débora. Metodologia da pesquisa. 3 ed. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 53)
 
Tomando como ponto de partida que todas as referências precisam seguir as normas da ABNT, responda: Qual, entre as alternativas a seguir, refere-se à uma referência de “capítulo de livro”?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	SILVA, D. B. Eco-turismo. In: McKERCHER, B. Turismo de natureza: planejamento e sustentabilidade. São Paulo: Contexto, 2002.
SOBRENOME DO AUTOR DO CAPITULO, prenome ou iniciais. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR PRINCIPAL DO LIVRO, ORGANIZADOR, COORDENADOR etc. prenome ou iniciais. Abreviatura da função (Org., Coord. etc.). Título do livro. Edição. Local: Editora, data. Página inicial e final do capítulo. (p. 80)
	
	B
	MELLO, Evaldo Cabral de. O passado no presente. Veja, São Paulo, n. 1528, p 9-11, 4 set. 1998. Entrevista concedida a João Gabriel de Lima.
	
	C
	ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. 5 ed. Campinas: Papirus, 2000.
	
	D
	MALAGRINO, w. et al. Estudos Preliminares sobre o Efeito. 1985. Trabalho apresentado ao 13. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Maceió, 1985.
	
	E
	SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional (1996-1998). Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O que diferencia uma pesquisa científica de qualquer outro tipo de indagação do mundo — por exemplo, de uma interpretação religiosa, mágica, artística, filosófica ou do sentido comum — é o uso adequado de seu método específico de análise.
Podemos definir que uma análise da realidade é científica ou objetiva quando se realiza mediante o uso adequado dos cinco passos do método. Esta afirmação é válida tanto para as ciências sociais, como para as ciências da natureza. [...]
 
DIETERICH, Heinz. Novo guia para a pesquisa científica. Blumenau: Editora da FURB, 1999. (p. 108)
 
Conforme o livro-base da disciplina, uma pesquisa, quanto aos seus procedimentos, pode ser classificada em estudo de caso, bibliográfica, participante, documental, campo,ex post-fato, experimental, levantamento e de coorte. Nesse contexto, a pesquisa que se refere à interrogação direta de pessoas, as quais se deseja conhecer em relação ao seu comportamento, é chamada de ...
 
Alternativas :
	
	A
	experimental.
	
	B
	Bibliográfica.
	
	C
	Participamente.
	
	D
	Levantamento.
De levantamento — caracteriza-se pela interrogação direta de pessoas cujo comportamento deseja-se conhecer. Basicamente, solicitam-se informações a um grupo significativo de indivíduos acerca do problema estudado. Na maioria dos levantamentos, não são pesquisados todos os integrantes da população analisada. Em vez disso, seleciona-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa de todo o universo. (p. 125)
	
	E
	Documental.
Conheça o novo AVA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes