Buscar

PROVA DISCURSIVA EXAME - ECONOMIA E MERCADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA EXAME – ECONOMIA E MERCADO
Questão 1/3
Concorrência monopolística pode ser também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, estes podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calça jeans etc.
De acordo com o que estudamos sobre o assunto, responda: Qual a característica fundamental da concorrência monopolística? Descreva- abaixo:
Nota: 33.3
	Tebchirani (2011, p.73)
A característica fundamental da concorrência monopolística – que é baseada na diferenciação de produtos e serviços – é o uso vigoroso da publicidade para a fixação das marcas utilizada.
Resposta: A concorrência imperfeita tem um número grande de firmas, um tipo de produto diferenciado, não há barreiras de entrada, preço suave e são as confecções de marca, como Coca Cola, Boticario, Lux Luxo, Ellus, etc...
Questão 2/3
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de cambio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.
Indique o tipo de mercado identificado pelo número 1.
Nota: 33.3
	De acordo com Tebchirani (2011, p.85) os fatores Índice Gerais de Preços e Produto Interno Bruto são mensurações econômicas que contribuem para análises sobre o mercado de bens e serviços.
Resposta: Mercado de bens e serviços.
Questão 3/3
Um sistema econômico pode ser considerado o formato da sociedade em aspectos político, jurídico e socioeconômico, por meio do qual se busca atingir o objetivo de melhoria do bem-estar. Os elementos básicos que compõem esse sistema são: fatores de produção, unidades consumidoras ou famílias, unidades produtoras ou firmas e instituições. Descreva os elementos: (1) fatores de produção, (2) unidades consumidoras ou famílias.
Nota: 33.3
	Os fatores de produção representam o conjunto de recursos produtivos, representados por máquinas, equipamentos, ferramentas, terra cultivável, energia e mão de bora, aqui agrupados em duas categorias genéricas: capital e trabalho.
As unidades consumidoras ou famílias são detentoras de rendimento e têm como objetivo fundamental maximizar seu bem-estar por meio do consumo de bens e serviços. Bem são tangíveis e podem ser classificados em bens de consumo (satisfazem diretamente necessidades humanas), bens de capital (são utilizados para produzir outros bens) e bens intermediários (matérias-primas e outros itens que necessitam de beneficiamento para se tornarem bens de consumo ou de capital). Serviços são intangíveis, isto é, não têm expressão material.
Tebchirani (2011, p.21)
Resposta: Fatores de produção serão os bens de capital para produzir bens e serviços e as unidades consumidoras ou famílias são os bens de consumo, onde o consumismo fala mais alto, pois o governo ensina que devemos consumir muito.

Outros materiais