Buscar

Direito Civil II - Negócio Jurídico - Elementos Acidentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Civil II
1. ELEMENTOS ACIDENTAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO
Elementos acidentais do negócio jurídico são as cláusulas que as partes podem inserir nesse, com o objetivo de alterar sua eficácia natural.
Os elementos mais comuns são a condição, o termo e o modo ou encargo.
1.1. CONDIÇÃO
Condição é a cláusula que, derivando da vontade das partes, sujeita a eficácia do negócio jurídico a um evento futuro e incerto (Art. 121). Normalmente é inserida nos negócios jurídicos pelo uso dos termos “se” ou “enquanto” (ex.: compro seu carro se amanhã fizer sol).
 1.2. TERMO
Termo é a cláusula que subordina a eficácia do negócio jurídico a um evento futuro e certo. Pode ser introduzido no negócio pelas partes (termo convencional) ou pode ser estipulado pela lei (termo legal ou de direito). Não se confunde com prazo, que é o lapso temporal existente entre o termo inicial e o termo final, podem ser contado em minutos, horas, dias, meses ou anos.
Termo Suspensivo: chamado de termo inicial (dies a quo – dias desde) é aquele que determina o início dos efeitos negociais;
Termo Resolutivo: chamado de termo final (dies ad quem – dia é) é aquele que determina o término dos efeitos negociais.
1.3. MODO OU ENCARGO
Modo, ou encargo, é a cláusula que impõe uma obrigação a quem é beneficiado. É normalmente identificado pelo uso das expressões “para que” e “com o fim de”, e normalmente tem por objetivo dar relevância aos interesses do autor do negócio jurídico. Encontra fulcro no Art. 553 (ex.: testamento com o encargo do herdeiro cuidar de um animal ou pessoa).
George F Richardson
2016

Outros materiais