Buscar

Lista III - MCU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lista 3 - Física IA – Engenharia em Energia – UERGS Novo Hamburgo
Prof. Marcos Kan Moori & Cauê Gaberline – 2013/2
1) Considere o movimento de rotação da Terra em torno do seu eixo. a) Qual a velocidade angular de uma pessoa situada sobre a linha do Equador? b) E a velocidade escalar? c) Qual a velocidade angular de uma pessoa em Porto Alegre (30° de latitude Sul)? d) E a velocidade escalar? Considere o raio da Terra como sendo de 3400km. e) Qual a aceleração de cada uma?
2) Um disco de vinil, inicialmente parado, leva 2s para atingir 33rpm. Seja A um ponto a 4cm do centro do disco e B um ponto a 8cm do seu centro. Supondo um Movimento Circular Uniformemente Variado: a) Qual a aceleração angular de cada ponto? b) Qual o deslocamento angular de cada ponto nos 2s? c) E no primeiro segundo? d) Qual a velocidade escalar de cada ponto ao final dos 2s? e) Qual será, então, a aceleração de cada ponto?
3) Um ônibus move-se de Oeste para Leste com uma velocidade de 72km/h (indicada no velocímetro). Um passageiro, chamado João, resolve ir até o banheiro (no fundo do ônibus). Maria está sentada na poltrona 40 (também no fundo do ônibus) e observa João se aproximar 1m a cada segundo. Você está sentado no banco de uma praça quando vê o ônibus, Maria e João passarem: a) Qual a velocidade da Maria em relação ao João? b) Qual a velocidade da Maria em relação a você? c) Qual a velocidade do João em relação a você? d) Qual a sua velocidade em relação a Maria?
4) Uma pessoa sobe sobre uma escada rolante que a transporta por 15m em 60s. Quando a escada rolante está desligada a pessoa leva 90s para subi-la. Quanto tempo a pessoa levaria para percorrer os 15m se ela subisse os degraus enquanto a escada está ligada?
5) Você está dirigindo um carro enquanto escuta o noticiário no rádio: o boletim do tempo anuncia ventos de 60km/h do Norte para o Sul. Você olha, então, para o velocímetro que indica 80km/h. Seu carro tem uma bússola que indica que você está indo para o Leste. Qual a velocidade do ar em relação a você?
6) Você quer treinar para malabarista, mantendo duas bolas no ar, e suspendendo-as até uma altura máxima de 2 m. De quanto em quanto tempo e com que velocidade tem que mandar as bolas para cima?
7) Deixa-se cair uma pedra num poço profundo. O barulho da queda é ouvido 2 s depois. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 330 m/s, calcule a profundidade do poço. 
8) Um vaso cai do alto de um edifício e passa pelo 3º andar, situado a 20 m acima do chão, 0,5s antes de se espatifar no chão. (a) Qual é a altura do edifício? (b) Com que velocidade (em m/s e em km/h) o vaso atinge o chão?
9) Uma pedra é arremessada, verticalmente para cima, com velocidade de 40m/s. a) Até que altura ela sobe? b) Quanto tempo ela leva subindo? c) E descendo? d) Quando e em que altura ela terá uma velocidade com módulo de 20m/s? e) Qual sua velocidade 5s após o lançamento? f) Em que instante a pedra estará a uma altura de 75m? g) Qual sua velocidade a uma altura de 35m? h) Faça o gráfico da altura em função do tempo (considere h=0 no ponto de lançamento).
10) Um objeto é atirado, verticalmente para baixo, de uma altura de 60m, com velocidade de 20m/s. a) Quanto tempo leva caindo? b) Com que velocidade chega ao solo? c) Qual sua altura após 1s de queda? d) Qual será, então, sua velocidade? e) Faça o gráfico h x t.

Outros materiais