Buscar

A Ditadura Civil Militar foi marcada por repressões físicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Ditadura Civil Militar foi marcada por repressões físicas, por censura, pela corrupção e pela criação dos Atos Institucionais (AI) que aumentavam o poder do executivo. Vamos conhecer os cinco principais Atos Institucionais do Regime Militar?
AI-1, de 9 de abril de 1964 – poderes para cassar mandatos de parlamentares, suspender direitos políticos, modificar a Constituição e decretar o estado de sítio sem aprovação do Congresso.
AI-2 – poderes para cassar mandatos e direitos políticos e para extinguir todos os partidos políticos existentes, criando aARENA e o MDB.
AI-3 – o fim das eleições diretas para governadores em prefeitos das capitais.
AI-4 – o governo adquiriu poderes para produzir uma nova constituição, que foi elaborada em 1967, e que tinha por principal objetivo fortalecer o poder do presidente e enfraquecer o Legislativo e o Judiciário.
AI-5, de 13 de dezembro de 1968 – poderes amplos para perseguir e reprimir as oposições, decretar estado de sítio, intervir nos estados e municípios, cassar mandatos eletivos, suspender direitos políticos, demitir funcionários públicos.

Outros materiais