Buscar

TRABALHO -EM GRUPO - EDUCAÇÃO FISICA - 1º P 2015

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO FISICA - LICENCIATURA
DIEGO AUGUSTO DE SOUZA E SILVA, ELOísa fonseca rocha, GABRIEL ALLAN DURÃES SENA, JESSICA ROCHA CAMPOS, STEPHANIE MAGALHÃES SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
A COMPREENSAO DAS CONCEPÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS 
Montes Claros
2015
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
A COMPREENSAO DAS CONCEPÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS 
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Educação Fisica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico – Organização do Trabalho Pedagógico – Psicologia da Educação e da Aprendizagem – Seminário da Prática II/ Série - 2º P
Profº - Mari Clair Moro Nascimento – Adriana de Araújo – Carla Mancebo Esteves – Reinaldo Nishikawa e Taíse Nishikawa
 
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO	04
DESENVOLVIMENTO	05
A Compreensão das Concepções das tendências liberais e progressistas...........................05
CONCLUSÃO.........................................................................................................................08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................09
���
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Como apresentação da proposta deste trabalho pode se dizer que vai se sustentar num instrumento modelo de debate onde serão discutidos de forma particularizada pelos membros do grupo as concepções ideológicas que estavam por trás das práticas escolares das tendências pedagógicas liberais e progressistas.
Este debate promovido pelos membros do grupo vai possibilitar que se chegue a um consenso sobre as opiniões das influências das concepções escolares das tendências pedagógicas liberais e progressistas.
Vai ser este consenso de ideias que será utilizado para elaborar o conteúdo textual que vai se constituir na atividade interdisciplinar em grupo para fechar a grade avaliativa do semestre.
A COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS ATRAVÉS DA DISCUSSÃO DOS MEMBROS DO GRUPO
A questão central que permeiou todo o debate por parte dos membros do grupo para a elaboração desta atividade se concentrou em mostrar através da opinião individualizada as principais características e suas influências sobre o processo de formação escolar de base das práticas escolares que se sustentaram na marca ideológica das tendências pedagógicas liberais que foram consideradas como autoritária em todos os seus aspectos e das progressistas que podem ser consideradas como democrática e libertadora.
Uma das características mais marcantes destas tendências pedagógicas que foram discutidas pelo grupo foi a sua capacidade de transformar o comportamento dos alunos para serem alienados com as forças que imperavam dentro da sociedade em determinado período da formação social, politica e econômica do Brasil.
Pois a discussão se sustentou na questão que se relacionava com a característica principal das tendências pedagógicas liberais que praticamente modelava a formação escolar de base do ensino fundamental para impor o comportamento de aceitação das condições vigentes dentro da sociedade. 
Ao passo que as tendências pedagógicas progressistas a sua principal característica se concentrava no imperativo das forças ideológicas de transformação do comportamento dos alunos dentro da sociedade.
Esta concepção pedagógica progressista não aceitava as formas de autoritasmo das escolas anteriores e mostrava a necessidade de mudanças no comportamento da sociedade com a imposição de conteúdos disciplinares que mostrasse a tendência crítica da realidade da sociedade em que os alunos estavam inseridos.
Outra questão que permeiou o debate do grupo sobre estas práticas escolares estava relacionada sobre a visão de sociedade que tinha estas tendências pedagógicas, pois a liberal tinha uma visão mais fechada onde não tinha a possibilidade de mudanças dentro do contexto social que estava sendo implantado no país.
E de modo contrário as tendências pedagógicas progressistas tinham uma visão mais aberta ao diálogo e mostrava a necessidade da transformação e esta condição deveria acontecer na formação de base com os alunos do ensino das séries iniciais do ensino fundamental.
Depois o debate passou para as questões que se relacionava aos papéis dos professores e também das escolas neste contexto das tendências pedagógicas liberais e progresssistas.
Estes dois agentes foram os responsáveis por levar todo o conteúdo ideológico inserido dentro destas propostas das tendências liberais e progressistas para dentro do ambiente da sala de aula.
Pode se afirmar que todos os membros da sociedade assim como os próprios professores aceitavam estas práticas escolares das tendências pedagógicas liberais sem nenhum questionamento ou oposição em relação ao posicionamento destas ideias.
Os períodos históricos em que aconteceram estas práticas pedagógicas foram determinantes para compreender o seu conteúdo ideológico, para afirmar esta pressuposição os membros do grupo destacaram que enquanto as tendências pedagógicas liberais estavam presente num ambiente de muita repressão sofrida por parte dos membros da sociedade que estavam sendo vítima da ditatura militar, as tendências pedagógicas progressistas se deu num cenário politico de redemocratização no país.
Estas situações podem ser bastante explicativas sobre a necessidade de impor práticas escolares de aceitação das condições ideais para a implantação de uma sociedade dividida em classes distintas em relação ao seu poder social e econômico e uma sociedade igualitária em direitos relacionados a sua liberdade e autonomia para se posicionar diante dos fatos da sua realidade social.
São ambientes totalmente distintos da história da formação social, política e econômica do país em relação a liberdade e autonomia de pensamento e desta forma pode se dizer que as tendências progressistas tiveram um papel fundamental para que pudesse criar uma sociedade mais participativa e construtiva em relação a formação cidadã das pessoas.
Quando observamos que a sociedade brasileira na atualidade está mais participativa em relação as condições sociais e principalmente políticas do país podemos afirmar que tiveram fortes inflluências das tendências pedagógias progressistas. 
Pois estas tendências das escolas de pensamento progressistas com as suas formas ideológicas tinham em todos os seus aspectos a vocação de provocar transformações no comportamento das pessoas a partir dos seus contéudos críticos sociais que mostravam a possibilidade de debates dentro das salas de aula sobre as principais expressões sociais que a sociedade estava convivendo.
Todo este contexto do debate possibilitou que os membros do grupo tivesse uma formação de opinião mais condizente com a realidade dos principais princípios ideológicos que eram impostos pelas tendências pedagógicas liberais e progressistas na formação escolar de base no país.
CONCLUSÃO
O debate e a discussão sobre um tema se torna o caminho mais recomendado para desenvolver um processo de aprendizado mais satisfatório, pois neste ambiente de interação social é permitido que sejam esclarecidos todos os pontos obscuros em relação as dúvidas dos membros do grupo sobre a atividade individual.
Foi esta a principal meta estabecida pelos membros do grupo quando se sentaram a mesa para a elaboração desta atividade, pois as reflexões individualizadas foram fundamentais para criar uma ideia única sobre as influências positivas e negativas das tendências pedagógicas progressistas e liberais respectivamente.
Desta forma pode se pensar em resultadospositivos relacionados com o aprendizado da proposta do estudo em grupo principalmente quando se tem a intenção de colocar em prática a interdisciplinariedade. 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública- a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: edições Loyola, 1990
 ‘O Trabalho Educativo: Contribuições da Teoria Histórico Cultural e da pedagogia histórica-critica de Nilva de Oliveira Brito dos Santos e José Gasparin – Disponível em: http://Ucs.br/etc/conferencias/index/ acesso em 30/10/2015
Web Aulas do Primeiro e Segundo Semestre.
SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31 ed. Campinas: Autores Associados, 1997

Continue navegando