Buscar

2º_Sem_ATPS_Ciencias_Socias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Significado da cultura:
 Quando se fala de cultura, é importante destacar antes de tudo seu conceito cultural não é apenas reprodução, pois se assim fosse seria reduzida a tradição. Em nível geral podemos afirmar que cultura é toda a produção humana que, por sua vez produz o próprio homem, pois o torna participante de uma determinada comunidade ou grupo social.
 A exigência de uma instância forma de educação, bem como, as escolhas em relação aos usos da mente depende em últimas instâncias de decisões culturais. Mesmo que se conceba que é o individuo que cria significados, eles só são passivos pela localização da cultura.
 A educação esta envolvida em pressuposto cultural que precisa ser evidenciado, pois são cruciais na elaboração de estratégias de ensino – aprendizagem como sua escolha de conteúdos e habilidades etc. A escola é a própria disciplina. 
 As políticas educacionais não devem deixar de considerar que a escola não é uma instituição cultural ou ainda, que não sofre qualquer influência cultural do meio em que esta localizada. A educação é produto da cultura, bem como valores explicitamente ou implicitamente compõe o currículo de instituição – seja ele oculto ou não
Significado de Indivíduo: 
 Pressupõe que a cultura é uma produção humana que pode ser alterada. A demais, como formadora de indivíduos, a constante reflexão sobre seu papel precisa ser realizada, para não correr o risco de cair num ostracismo.
 Os indivíduos não são frutos passivos de uma sociedade, muito menos a sociedade é totalmente controlada pelos indivíduos, não há uma antinomia entre ambos. O indivíduo já possui dentro de si mesmo a sociedade e a sociedade já carrega dentro si mesmo o indivíduo.
 Tais afirmações podem corroborar a tese de que a sociedade é um dos fatores cruciais para humanização dos indivíduos, por outro lado, é de que são indivíduos que formam a sociedade.
Significado de Sociedade:
 A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum, Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade, Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico
 Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.), Também, alguns grupos aplicam o título "sociedade" a eles mesmos, como a "Sociedade Americana de Matemática". Nos Estados Unidos, isto é mais comum no comércio, em que uma parceria entre investidores para iniciar um negócio é usualmente chamada de uma "sociedade".

Outros materiais