Buscar

O-Hórus-completo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Hórus- Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica é uma ferramenta digital via web, desenvolvida no ano de 2009 pelo Ministério da Saúde em parceria com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos farmacêuticos (DAF/SCTIE), o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Recife (SMS/PE).
Esse sistema inovador disponibilizado aos estados, Distrito federal, municípios e Distritos Sanitários indígenas (Dsei) visa à qualificação da gestão da assistência farmacêutica nas três esferas do SUS, a contribuição para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada a população, além de buscar aprimorar as ações de planejamento, desenvolvimento, monitoramento e avaliação, nessa modalidade de assistência à saúde. (Portal da saúde, 2014)
O acesso ao Sistema Hórus é permitido tanto aos farmacêuticos, gestores e governos quanto à população, pois, de acordo com Costa (2012), nele encontram-se cadastros preenchidos que contem informações sobre estabelecimentos de saúde e departamentos envolvidos na distribuição e dispensação de medicamentos; características dos usuários de medicamentos do SUS; locais de armazenamento de medicamentos e insumos estratégicos; e o cadastro de descrição de medicamentos. Para população proporciona um grande beneficio, pois o Hórus está integrado ao Cadastro Nacional de Saúde, o que permite a introdução dos dados de usuário dos SUS, além disso, é disponível o agendamento das dispensações, identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições.
O Sistema oferece também uma enorme vantagem para o desenvolvimento da assistência farmacêutica como a elaboração de indicadores de Assistência Farmacêutica, possibilitando intervenções reais que não estão presentes no regulamento, havendo desta maneira, um gerenciamento estratégico em qualquer ponto do município. Ter o cuidado de aperfeiçoar a gestão para evitar danos de não atender a necessidades de uma farmácia, evitar desperdícios, permitir a rastreabilidade dos medicamentos como o registro de lote e a validade, tudo isso para se ter um controle maior, permitir a realização de estudos da utilização de medicamentos e outro fator que contribui para o desenvolvimento de atividade assistenciais é a disponibilização do profissional farmacêutico cumprindo seu papel de cuidar da saúde paciente, com segurança e eficácia.
O Hórus está dividido em quatro componentes específicos do fluxo de distribuição e dispensação de medicamentos e insumos farmacêuticos, são eles: O Hórus Básico que é responsável pelo registro dasdistribuições e das dispensações dos medicamentos e dos insumos destinados ao atendimento na Atenção Básica em Saúde; O Estratégico que gerencia o fluxo dos medicamentos e insumos utilizados no tratamento de agravos específicos contemplados em Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, na rede estadual e municipal; O Hórus Especializadoutilizado para registrar o fluxo de medicamentos em toda a rede estadual que gerencia o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, possibilitando a realização eletrônica de todas as etapas envolvidas na execução do componente; e O Hórus Indígena que tem o objetivo de qualificar a gestão da assistência farmacêutica no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), contribuindo para a qualificação da atenção à saúde prestada à população indígena nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), Polos‐Base, Casas de Saúde do Índio (Casai) e demais unidades de distribuição e dispensação de medicamentos.(Ministério da Saúde,2014)
REFERÊNCIAS 
COSTA, Karen Sarmaneto; NASCIMENTO JR.; José Miguel do. HÓRUS: Inovação tecnológica na Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde, Brasília, 23 ago. 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rsp/v46s1/ao4223.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2015.
Hórus: Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica. Pfarma: 2006. Disponível em: < http://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/mercado/262-horus-sistema-nacional-da-assistencia-farmaceutica.html>. Acesso em: 14 ago. 2015.
MINISTERIO DA SAÚDE. Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. [S.I] MS, 17 ago. 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/horus_folder.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2015.
PORTAL DA SAÚDE. Hórus- Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. [S.I]. 07 jan. 2014. Disponível em: < http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/horus>. Acesso em: 14 ago. 2015.

Outros materiais

Outros materiais