Buscar

Resenha Descritiva 1Tema: Os filhos da meia noite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha Descritiva 
Título do filme: Os filhos da meia noite.
 Título Original: Midnight’s Children.
Ano de lançamento: 2012
Genêro: Drama
 País: Canadá/Reino Unido.
Duração: 146 min
Direção: Deepa Mehta.
 Roteiro: Salman Rusdhie, Deepa Mehta ( baseado no romance de Salman Rusdhie).
 
Salman Rusdhie ficou marcado por seu livro “Os Versos Satânicos,” considerava uma ofensa ao profeta Maomé. Em 1980, o escritor publicou Midnight’s Children adaptado por ele e pela diretora indiana Deepa Mehta no drama “Os filhos da meia noite”.
No roteiro sua história começa a trinta anos em que a Índia, a partir de 1947 data de sua independência do colonialismo britânico.
Em 15 de agosto daquele mesmo ano nasceram dois bebês no mesmo hospital, aconselhada por um rebelde revolucionário uma enfermeira faz a troca.
Assim Saleem Sinai garoto humilde que era filho da pobre Vanita, vai parar nos braços de Amina, a rica filha do medico Aziz e o outro bebê, Shiva o menino rico filho verdadeiro de Amina, vai ser criado pelo artista pobre que pensa ser seu pai, já que Vanita morre ao dar a luz.
Na história Salman Rushdie as duas crianças, uma hindu e a outra muçulmana, nascem no exato momento da guerra entre a Índia e Paquistão, que massacrou tanto indús, quanto os mulçumanos, estes obrigados a sair de suas terras, numa equivocada partilha da Índia feita pelos ingleses ao decretar a independência da Índia, em 1971que resultou na criação de Bangladesh, numa terminada crise entre o Paquistão e a Índia se torna um país independente, e apresentando uma característica fantasiosa, que todas as crianças nascidas na data da independência, chamados de “Os Filhos da Meia Noite”, que nasceram nesse dia e acabaram desenvolvendo poderes mágicos.
A narrativa da história é contada por Salem, que narra os acontecimentos envolvendo sua vida e a guerra entre a Índia e o Paquistão. No decorrer da história a vida de Salem e Shiva se cruzam, e os dois acabam se tornando inimigos por causa da inveja de Shiva por Salem.
Ahmed Salman Rushdie é um conceituado escritor, detentor do título de cavaleiro calibatário e de vários prêmios envolvendo a indústria literária. É conhecido principalmente por suas obras: Versos satânicos e Os filhos da meia noite. No geral, suas obras são classificadas como contos de ficção e realismo mágico voltado para acontecimentos políticos e sociais
Rushdie nasceu no dia 19 de junho de 1947, em Bombain- Índia, no entanto estudou e se formou no Kings College, Universidade de Cambrigde, na Inglaterra, onde terminou sua formação com honrarias.
.
Acadêmico (a): Jânia Batista Vilto da Silva
Licenciatura em Letras- Habilitação em Inglês 
Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Outros materiais