Buscar

Teoria da Contabilidade Dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teoria da Contabilidade
1. Passivo é o grupo onde estão registradas as exigibilidades, as obrigações de uma entidade/empresa no momento da avaliação, pelo seu vencimento e passarão a ser exigidas nesta data. Disserte sobre este grupo e como ocorrem os aumentos e as diminuições.
RESPOSTA ESPERADA:
Passivo mostra as obrigações e exigibilidades por vencimento e onde se assume a responsabilidade de quitá-las neste vencimento. Podem ser de curto prazo e longo prazo. Surgem das práticas comerciais usuais que serão considerados os aumentos e sua diminuição, e ocorrem nos casos de pagamentos em dinheiro, transferência de outros ativos; execução de serviços por parte de terceiros, entre outras situações, como substituição de uma exigibilidade por outra ou conversão da exigibilidade em capital e em itens de patrimônio líquido.
2. A receita de prestação de serviços tem seu reconhecimento determinado pelo CPC 30 relatado no princípio da competência. Com relação ao reconhecimento da receita de prestação de serviços, descreva o meio em que são fundamentados os serviços a serem realizados e o método mais comum do seu reconhecimento.
RESPOSTA ESPERADA:
O reconhecimento da receita de prestação de serviços é realizado fundamentado em um contrato de prestação de serviços anteriormente acordado, e sua maneira mais comum do reconhecimento é pelo método da porcentagem completada ou a quantidade de horas gastas, dependendo do serviço que está sendo executado.
3. Na Moderna Escola Francesa, a contabilidade já apresentava um considerável avanço, antes do desenvolvimento teórico da escola neocontista, que se assemelha à visão contábil de hoje com relação aos demonstrativos contábeis. Relacionado à Moderna Escola Francesa, descreva a finalidade da contabilidade para os neocontistas e a forma como eram divididas as contas contábeis.
RESPOSTA ESPERADA:
Para os neocontistas, a principal finalidade da contabilidade era o acompanhamento das variações do patrimônio, sejam elas em valor, quantidade ou qualitativamente.
Na sua visão, as contas contábeis eram divididas em três grandes grupos:
Ativo: representa o patrimônio com valores concretos e suas contas deveriam ser classificadas considerando o grau de disponibilidade.
Passivo: também representa o patrimônio com valores concretos; suas contas seriam classificadas de acordo com o grau de exigibilidade.
Situação Líquida: representa valores abstratos, também sofreria divisão em subcontas.

Outros materiais