Buscar

Fisiologia da Circulação (FAC)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Circulatório
1) Defina coração miogênico, neurogênico e miogênico inervado.
Coração miogênico – a gênese do batimento cardíaco/ a força motriz para a contração do órgão tem origem nele próprio. 
Coração miogênico inervado – o órgão contrai voluntariamente, mas recebe inervação (nervo vagal, em humanos) que interfere no controle dos movimentos, acelerando ou reduzindo as frequências cardíacas. No caso da inervação vagal, pode ocorrer também devido à liberação de neurotransmissores, que alteram as frequências de contração. Ex.: humanos e moluscos
Coração neurogênico - o Sistema Nervoso é estreitamente ligado ao Sistema Circulatório, o movimento de contração do coração se inicia, e é comandado pelos gânglios nervosos. Ex.: crustáceos
2) Compare a circulação de cefalópodes e mamíferos.
CEFALÓPODES
Em cefalópodes a circulação é fechada e altamente desenvolvida, com presença de artérias de paredes elásticas, veias e redes capilares. Compreende um coração sistêmico (dividido em um átrio e dois ventrículos) e dois corações branquiais. O sangue venoso vem dos tecidos por veias, passa pelos rins, e chega aos corações branquiais acoplados à brânquias, onde é oxigenado, e enviado ao coração sistêmico, que envia o sangue oxigenado à cabeça e demais órgãos.
MAMÍFEROS
Em mamíferos a circulação também é fechada, compreende um coração sistêmico dividido em 4 câmaras (2 átrios e 2 ventrículos), e o arco aórtico é deslocado para o lado esquerdo. Nesses animais, pelo coração passam os dois tipos de sangue, venoso e oxigenado, ou seja, existem dois tipos de circulação: sistêmica e pulmonar. O coração é um órgão contrátil, com válvulas que impedem o refluxo sanguíneo e mantém um fluxo unidirecional.
O sangue venoso chega do lado direito, e depois de oxigenado, retorna ao lado esquerdo e é distribuído aos tecidos.
3) Diferencie coração de crocodiliano em respiração aérea e apnéia.
Nos crocodilianos o coração apresenta-se completamente dividido em câmaras (átrios e ventrículos completamente separados), porém os arcos aórticos são originados no ventrículo direito, e não ocorre mistura de sangue. Quando ocorre a contração, abre-se a válvula para a artéria pulmonar no ventrículo direito. A contração exercida pelo ventrículo esquerdo abre a válvula e o sangue circula via átrio direito. 
Durante a apnéia a circulação é modificada: o fluxo de sangue para os pulmões diminui e a maior parte do débito cardíaco do ventrículo direito é ejetado no arco aórtico esquerdo. Esse desvio permite o redirecionamento do sangue durante o mergulho e um contorno parcial ou completo dos pulmões.
4) O coração dos anfíbios não é dividido. Como ocorre a separação entre sangue venoso e arterial?
Em anfíbios, o coração apresenta-se dividido em dois átrios completamente divididos e um ventrículo. O sangue venoso chega via veias cavas, entra no seio venoso e em seguida no átrio direito, e ventrículo (direito). Enquanto o sangue oxigenado vem do arco pulmonar entra no átrio esquerdo e também cai no ventrículo. O ventrículo é único, rico em trabéculas que formam diversas cavidades por onde o sangue flui. O sangue tende a não se misturar, de modo que o sangue oxigenado segue para a circulação geral e o sangue venoso é desviado separadamente para a circulação pulmonar. Ainda no cone arterial (válvula espiral) apresenta uma estrutura em forma de sulco (lâmina em espiral) que garante o fluxo e distribuição dos dois tipos de sangue, sem mistura.
5) Diferencie a circulação de peixe teleósteo, pulmonados e elasmobrânquios.
TELEÓSTEOS
Em teleósteos o coração é dividido em duas câmaras (átrio e ventrículo). O sangue entra no coração via seio venoso, preenche o átrio direito, ocorre o fechamento da válvula que impede o retorno sanguíneo, e em seguida segue para o ventrículo musculoso. Do ventrículo o sangue segue para os arcos branquiais onde é oxigenado, e perfunde todo o corpo, irrigando os tecidos. No ventrículo existe uma estrutura denominada bulbo arterial, que não apresenta contração efetiva, e atua como reservatório de sangue e pressão, garantindo um fluxo sanguíneo com pressão moderada. Em diástole, o bulbo encontra-se vazio, e quando ele se distende o sangue flui.
PULMONADOS
Em pulmonados o coração consiste em 2 átrios e 1 ventrículo parcialmente dividido, sendo que o seio venoso encontra-se deslocado para o lado direito do coração. A divisão parcial do ventriculo tende a manter as duas correntes sanguíneas separadas. O sangue venoso entra no seio venoso, preenche o átrio direito e segue lateralmente até atingir os arcos aórticos (5° e 6° pares). Dos arcos aórticos o sangue passa pelo pulmão, onde é oxigenado e retorna ao coração, chegando no átrio esquerdo. O átrio direito recebe sangue da circulação geral. O sangue oxigenado segue lateralmente no coração, pelo lado esquerdo, até atingir o arco aórtico (3° e 4° pares), de onde para irrigar a cabeça e o corpo.
6) Como ocorre a circulação nas asas, pernas e antenas de insetos 
Os insetos apresentam um coração dorsal e longitudinal, rico em óstios, separado da cavidade celômica pelo septo pericárdico, preso à parede corporal pelos ligamentos suspensores. A contração dos ligamentos causa distensão do coração, a pressão cai e o sangue entra. Quando os ligamentos relaxam, o coração contrai, óstios se fecham, e o sangue sai do coração. 
A irrigação de antenas, asas e pernas de insetos são realizadas por meio da ação de corações acessórios. A irrigação das antenas é garantida por um órgão pulsátil localizado em sua base, que ao contrair envia sangue ao interior das antenas, que apresentam canal interno perfurado e externo. Esses órgãos contráteis funcionam aspirando sangue dos seios sanguíneos da cabeça.
As patas não apresentam músculos, e são ocas. Para exercerem movimento o sangue entra por gravidade e preenche a pata, permitindo movimentos como o de flexão, retirada. O sangue é bombeado via órgão pulsátil para o seio torácico.
As asas apresentam nervuras, ricas em vênulas. Órgãos pulsáteis ficam situados na vênula anterior, e por pressão negativa suga o sangue para o interior da asa, conferindo-lhe flexibilidade. O sangue sai via vênulas posteriores.
Os corações acessórios de um inseto e suas contrações são independentes do coração dorsal: eles podem bater em ritmos diferentes; inclusive um pode parar enquanto os outros continuam a bater.
INSETOS
	
	Localização
	Funcionamento
	Antena
	Base
	Aspira sangue dos seios sanguíneos na cabeça
	Perna
	Base
	Hemolinfa entra por gravidade e sai via bombeamento do órgão pulsátil para o seio torácico
	Asa
	Vênula anterior
	Por pressão negativa suga o sangue para o interior da asa. O sangue sai via vênulas posteriores
ANFÍBIOS
- 2 átrios completamente divididos
- 1 ventrículo não dividido
- átrios esquerdo: recebe sangue oxigenado dos pulmões
- átrio direito: recebe sengue venoso da circulação sistêmica
- pele: a artéria pulmonar também parte ramificações para a pele (principal local de tomada de O2)
- rã submersa: não ocorre trocas gasosas pelos pulmões, somente pela pele → principal consequência: aumento do fluxo sanguíneo sistêmico para a pele.
 
ANELÍDEOS
- sistema circulatório fechado
- bem organizado
- hemoglobina é o pigmento mais comum
- 1 vaso longitudinal DORSAL com capacidade de contração → fluxo posterior anterior
- 1 vaso longitudinal VENTRAL → fluxo anterior para posterior
- não tem um coração distinto → vários vasos sanguíneos com dilatações contráteis
- fluxo também é garantido pela contração da musculatura circular durante o movimento
CRUSTÁCEOS
- pequenos crustáceos → sistema circulatório pouco desenvolvido (sem coração)
- grandes crustáceos (decápodes) → sistema circulatório bem desenvolvido
- coração sacular 
- contração dos ligamentos abre os óstios/ relaxamento dos ligamentos fecha os óstios
- coração dorsal situado em um seio pericárdico
- o sangue entra no coração atravésdos óstios com válvulas
- 2 artérias principais saem do coração na direção anterior e outra na direção posterior e depois se ramificam
- o sangue deixa os vasos e flui entre os tecidos para um sistema de seios ventrais
- o sangue fluiu para as brânquias e depois retorna ao coração → o coração é suprido diretamente por sangue oxigenado que depois é bombeado para os tecidos (oposto ao dos peixes)
MAMÍFEROS
- circulação fechada
- 2 átrios completamente separados
- 2 ventrículos completamente separados
- arco aórtico deslocado para a esquerda
- circulação sistêmica: ventrículo esquerdo → tecidos → veias cavas → átrio esquerdo
- circulação pulmonar: Ventrículo direito → artéria pulmonar → pulmão → veia pulmonar → átrio direito
MAMÍFEROS – CIRCULAÇÃO
Ventrículo direito → artéria pulmonar → pulmão (oxigenação) → veia pulmonar → átrio direito → ventrículo esquerdo → tecidos → veias cavas → átrio esquerdo
CEFALOPODOS – CIRCULAÇÃO
Sangue venoso vem dos tecidos pelas veias → rins → corações branquiais acoplados às brânquias (oxigenação) → coração sistêmico → cabeça e demais tecidos 
CEFALOPODOS X DE MAIS MOLUSCOS
	Caract. EM COMUM
	Único em CEFALOPODES
	Único em DEMAIS MOLUSCOS
	- coração bem desenvolvido
- miogênico inervado
	- sistema circulatório fechado
- artérias com paredes elásticas (reservatório que mantem a pressão sanguínea durante a diástole)
- 1 coração sistêmico (1 átrio + 2 ventrículos)
- 2 corações branquiais acoplados às brânquias
	- sistema circulatório aberto
RÉPTEIS CROCODILIANOS X NÃO-CROCODILIANOS
	CROCODILIANOS
	NÃO-CROCODILIANOS
	- átrios completamente separados
- ventrículos completamente separados
- arco aórtico origina-se no lado direito (forâme conecta os 2 arcos aórticos)
	- átrios completamente separados
- ventrículo parcialmente dividido
- as correntes de sangue oxigenado e não oxigenado se misturam muito pouco (circulação dupla bem desenvolvida)
TELEÓSTEOS X ELASMOBRÂNQUIOS X PULMONADOS
	TELEÓSTEOS
	ELASMOBRÂNQUIOS
	PULMONADOS
	- 1 átrio
- 1 ventrículo
- no lado arterial, o coração é imediatamente seguido pelo bulbo venoso 
- bulbo venoso - parte muscular espessada da aorta ventral que atua como reservatório de sangue e pressão (garante a pressão do fluxo durante o período diastólico)
	- 1 átrio
- 1 ventrículo
- no lado arterial, o coração é imediatamente seguido pelo cone arterial 
- cone arterial - desenvolvido a partir do musculo cardíaco), evita o fluxo sanguíneo reversos para o interior do ventrículo, uma vez que o coração está localizado numa câmara rígida (evita produzir pressão negativa)
	- 2 átrios
- 1 ventrículo parcialmente dividido (tende a manter as 2 correntes sanguíneas separadas)
PEIXES TELEÓSTEOS – CIRCULAÇÃO
Seio venoso → átrio direito (válvula fecha – impede o retorno sanguíneo) → ventrículo → arcos branquiais (oxigenação) → tecidos
PEIXES PULMONADOS – CIRCULAÇÃO
Seio venoso → átrio direito → arcos aórticos (5º e 6º pares) → pulmão (oxigenação) → átrio esquerdo → arco aórtico (3º e 4º) → tecidos