Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Aproveitamento Integral dos Alimentos
Juliana Paulino Grilo Alves
CRN 26313
 
1
Dificuldades?
Hábitos de vida da população brasileira.
Monotonia alimentar.
O desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos, induz ao mau aproveitamento de recursos alimentares.
CENÁRIO
A fome e o disperdicio de alimentos são 2 grandes problemas enfrentados pelo Brasil. O país é um dos maiores exportadores de alimentos porém é campeão em desperdício.
Esgotamento de recursos naturais.
Disperdicio das partes mais nutritivas, enquanto parcelas significativas sofrem com a desnutrição.
CENÁRIO
15,7 milhões de toneladas (safra de hortaliças em 2002).
35% perda média dos alimentos = 5,5 milhões de toneladas.
ALIMENTARIA 53 MILHÕES DE PESSOAS NO BRASIL (Dias, 2003).
60% do lixo urbano é produzido é de origem alimentar (storck et al, 2013).
SOLUÇÕES/ BENEFÍCIOS
Mudanças de comportamentos.
Aumento da densidade nutritiva das preparações alimentares.
Auxilia no combate a fome.
Reduz a quantidade de lixo produzido.
Cascas, sementes e talos podem ter até 40x mais de nutrientes.
Banana é um alimento rico em vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo.
 1. Amiga do coração: Rica em potássio, mineral importante para controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Além da prevenção de cãibras.
 2. Amiga dos olhos: Ela possui alfa-caroteno, beta-caroteno e vitamina A, elementos protetores para os olhos.
 3. Amiga do intestino: Rica em fibra dietética, contribui para o bom funcionamento intestinal, evitando constipação e flatulência.
 4. Amiga do bom humor: Possui triptofano, aminoácido que ao ser ingerido é convertido em serotonina, promovendo sensação de bem-estar.
 5. Amiga dos ossos: possui frutooligosacarídeos que contribuem para melhor absorção de cálcio e magnésio.
 6. Amiga da disposição: Fornece carboidratos que são utilizados como fonte primária de energia.
Preparar alimentos utilizando a casca da banana como ingrediente aumenta sua ingestão de Vitamina C, rica em propriedades antioxidantes (combate o envelhecimento precoce das células), melhora o sistema imunológico (combate gripes e resfriados), protege contra doenças cardiovasculares, melhora a saúde dos olhos, ossos, pele, cabelo e unhas, e ainda ajuda a reduzir os efeitos do estresse (melhora o bom-humor).
Uma das primeiras plantas utilizadas pelo homem para a alimentação, em sua casca existem muitos minerais, como o Zinco, que ajuda a imunidade e o bom funcionamento de sistema reprodutivo. E o Manganês, que auxilia na cicatrização de feridas e facilita a absorção de nutrientes da dieta. Além disso, é rica em betacaroteno.
Preparar pratos utilizando a casca como ingrediente aumenta sua ingestão de proteínas, fibras e potássio. 
 
As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C, o principal antioxidante solúvel em água no organismo, previne o dano dos radicais livres e também está associada à redução da gravidade de condições inflamatórias.
A casca da laranja como ingrediente aumenta sua ingestão de fibras (importantes para o bom funcionamento intestinal), de cálcio (saúde dos ossos) e de potássio (que ajuda no controle da pressão arterial e batimentos cardíacos, bem como na prevenção de cãibras).
A casca da laranja também é rica em fósforo, que trabalha em conjunto com o cálcio para formação de diversas proteínas importantes para a construção muscular, coração e cérebro, entre outros.
A casca do maracujá é rica em vitamina C, melhora a disposição física e ajuda na produção do colágeno; Cálcio, que auxilia na manutenção e na formação dos ossos; e Ferro, importante na prevenção da anemia.
A entrecasca é rica em fibras solúveis importantes para retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade. Também auxilia a diminuição da absorção de gordura, melhorando o perfil lipídico. As fibras aumentam o volume fecal e melhoram o trânsito intestinal.
A casca do maracujá como ingrediente aumenta sua ingestão de fibras solúveis como pectideos e mucilagens, essenciais para o bom funcionamento intestinal. 
A casca do maracujá também é rica em vitamina C, que melhora a disposição física e a imunidade do organismo.
Cálcio é fundamental para os ossos; e Ferro, que ajuda a prevenir a anemia.
Aproximadamente 97% da melancia é água, e a maior parte desse líquido se encontra na polpa, a parte mais consumida. Mas a entrecasca e a casca da melancia também são ótimas opções para consumo A casca é rica em nutrientes como:
- Vitamina A, que tem ação antioxidante, auxilia na visão, combate a acne e diminui o risco de câncer.
- Vitamina C, que também é um antioxidante natural, auxilia na produção de colágeno e cicatrização da pele, e melhora a absorção de minerais.
- Vitamina D, que ajuda o sistema imunológico; vitaminas do complexo B, que auxiliam na manutenção do sistema nervoso e cardíaco, crescimento e reprodução do ser humano.
- Zinco, que além de ajudar o sistema imunológico auxilia na maturação sexual do adolescente.
- Magnésio, que ajuda na função muscular
- Potássio, responsável pela transmissão do impulso muscular e formação de ossos e dentes.
Fora todos esses benefícios, ao consumirmos a casca e a entrecasca estamos ingerindo muitas fibras, o que aumenta a saciedade e melhora o trânsito intestinal.
Utilizar a casca e a entrecasca da melancia na sua alimentação é uma maneira natural de aumentar sua ingestão de nutrientes importantes para a saúde, eleva o teor proteico da sua receita, eleva sua ingestão de fibras solúveis, melhorando o funcionamento intestinal e amplia sua ingestão de Potássio, que auxilia na saúde muscular, de ossos e dentes.
O brócolis é uma excelente fonte das vitaminas C e A, que auxiliam no sistema imune e ajudam nossa visão, além de folato, que ajuda na renovação celular e na produção de novas proteínas e outros minerais. 
Oferece ainda grandes quantidades de proteínas e alta concentração de fibras, o que auxilia na digestão e melhora a sensação de saciedade. 
Folhas e talos são geralmente desperdiçados na alimentação, são muito nutritivos. 
Muito do valor nutricional do brócolis se encontra nas folhas e talos, que são geralmente desperdiçados na hora do preparo. 
No talo concentra-se maior quantidade Cálcio e menor valor calórico, além de quantidades significativas de vitamina C. O talo também é uma boa fonte de lipídios e fibras. 
Já nas folhas encontramos 23 vezes mais carotenóides (antioxidantes) que ajudam na manutenção do nosso sistema imunológico, e a quantidade de vitamina C é 7 vezes maior em comparação ao talo.
Alimento repleto de vitamina A, micronutriente que tem a capacidade de proteger os olhos, ajudar nos ossos e no sangue, e antioxidante natural. O mamão também contém vitamina C, que fortalece o cabelo, a pele e as unhas, e melhora o sistema imunológico. 
A presença de carotenóides, antioxidante natural, também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e diminui os riscos de doenças degenerativas. 
A casca do mamão é rica em vitamina C e pode ser utilizada na preparação de sucos, doce em calda, geleias, bolos e sobremesas. 
As sementes são muito nutritivas, auxiliam na digestão e possuem propriedades vermífugas.
A casca do mamão oferece muita vitamina C e você pode utilizá-la no preparo de doce em calda, geleia, bolos e sobremesas. Com isso você aumenta o teor proteico da receita, consome ainda mais fibras solúveis e sais minerais como Potássio e Fósforo. 
Obrigada
Juliana Paulino Grilo Alves
CRN 26313
juliana.grillo@vmvg.spdm.org.br
image3.png
image4.jpeg
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.jpg
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina