A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Pâncreas

Pré-visualização | Página 2 de 2

– originado a partir do primórdio hepático – e é composto por um brotamento direito e um brotamento esquerdo.
Sequencialmente, o brotamento ventral esquerdo regride, enquanto o brotamento direito sofre rotação ao redor do duodeno. A migração do primórdio ventral termina em uma posição inferior ao brotamento dorsal, de modo que os dois primórdios do órgão fundem-se parcialmente.
Obs:. Caso não ocorra a regressão do brotamento pancreático ventral esquerdo, ele migra ao redor do duodeno e se posiciona ventralmente à alça duodenal. Os brotamentos esquerdo e direito formam, desse modo, um anel ao redor do duodeno (pâncreas anular), podendo ocasionar um impedimento à passagem de alimentos no duodeno (estenose duodenal).
Inicialmente, ambos os primórdios desembocam, independentemente um do outro, no duodeno. Com a fusão, forma-se um ducto excretor único, o futuro ducto pancreático. Este ducto é formado pelo ducto excretor do primórdio ventral e pela parte lateral do ducto excretor do primórdio dorsal. O pequeno ducto pancreático acessório representa o remanescente medial do ducto excretor do primórdio dorsal.
As células do pâncreas são derivadas diretamente das células epiteliais do intestino primitivo. Por volta da 12ª semana, o epitélio dos ductos excretores começa a se diferenciar. As futuras células das ilhotas de Langerhans originam-se dos epitélios dos ductos e das porções secretoras terminais (ácinos serosos). Elas formam agregados teciduais que se confluem em ilhotas. No pâncreas embrionário, as porções endócrina e exócrina estão presentes quase ao mesmo tempo.
Livro Gerrard
Diana Marques Moreira