A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Microbiologia - Resumo I - Engenharia genética

Pré-visualização | Página 2 de 2

de tumor são substituídos pelos genes desejados e o DNA recombinante é inserido em Agrobacterium. A bactéria modifica naturalmente suas plantas hospedarias.
Os genes para resistência ao glifosato, toxina Bt e supressão da pectinase foram inseridos em lavouras através da engenharia genética.
O Rhizobium foi modificado por engenharia genética para ter uma maior capacidade de fixação de nitrogênio.
Pseudomonas foi modificada por engenharia genética para produzir a toxina de Bacillus thuringiensis contra insetos.
O hormônio de crescimento bovino está sendo produzido em E.coli
Questões de segurança e ética na engenharia genética
Para evitar a liberação acidental de microrganismos modificados por engenharia genética são utilizados rígidos padrões de segurança.
Alguns micróbios utilizados em engenharia genética foram alterados de modo que eles são incapazes de sobreviver fora do ambiente de laboratório.
Os microrganismos destinados á utilização no meio ambiente podem ser modificados por engenharia genética de modo a conterem genes de suicídio. Assim, eles não persistem no meio ambiente.
A tecnologia genética suscita questões éticas, como: empregadores e companhias seguradoras podem ter acesso aos registros genéticos de uma pessoa? Será que algumas pessoas se tornarão alvos para reprodução ou esterilização? O aconselhamento genético estará disponível para todos?
As culturas de alimentos alterados por engenharia genética devem ser seguras para consumo e para serem liberadas no meio ambiente.