Buscar

A concepção do profissional do Serviço Social no

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A concepção do profissional do Serviço Social no: 
No positivismo, funcionalismo e na fenomenologia.
O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, a atuação do assistente social realiza-se em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas e temáticas, como: proteção social, educação, programas sócio-educativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, marketing social, meio ambiente, assessoria e consultoria, que variam de acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho, exigindo deste um conhecimento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo. 
A concepção do profissional como assistente social na concepção positivista Para o Positivismo, o único conhecimento válido é o científico; e o único método válido para adquiri-lo é o das ciências naturais, que consiste no encontro de leis causais e em seu controle sobre os fatos, como único meio capaz de resolver, no curso do tempo, todos os problemas humanos e sociais anteriormente sofridos pela humanidade e aí está a sua ligação como Serviço Social, o positivista separa o econômico do social, pois os assistentes sociais a partir da década 40, não tinham uma visão ampla em relação aos fatos a que os interessava que era resolver de imediato as questões da sociedade para manter em ordem, ou seja, o profissional de Serviço Social não se preocupava em realizar os fenômenos econômicos e nem trazer esses como resultantes da questão social. 
A concepção do profissional como assistente social na concepção fenomenológica - Na fenomenologia, o serviço social se realiza através da intervenção social ou tratamento social. Trata-se de um procedimento sistemático no qual se desenvolve um processo de ajuda psicossocial, o qual é realizado através de um diálogo que deve levar a mudanças, partindo das experiências da pessoa, grupo e comunidade. Descobre-se um sentido novo para um processo de ajuda psicossocial a partir dos 
Princípios: diálogo, pessoa e transformação social. É um método compreensivo e não explicativo, é indutivo e não dedutivo. Para o Serviço Social, atitude fenomenológica se caracteriza pelo diálogo conscientização, participação, compreensão intersubjetiva, captação intencional das vivências por meio da presença corporal. 
Exige conhecimento mútuo (assistente social/usuário) o que implica saber ouvir, sentir com, perceber. Assim, a Fenomenologia seria um caminho que nos possibilitaria entender antes de julgar ou explicar; que nos ajudaria a acolher o outro e com ele buscar o crescimento, através do diálogo e da reflexão, meios tais que farão com que a pessoa-assistente social e a pessoa-cliente tragam elementos novos à consciência, que ajudarão a explicar a situação problema
O profissional como assistente social na concepção funcionalista e um referencial teórico metodológico funcionalismo postulado por Durkheim. 
O profissional assume a denominada metodologia tripartite, ou seja, o Serviço Social de caso, Serviço Social de Serviço Social de grupo e Serviço Social de comunidade e tem como objetivo de organizar sua atuação para facilitar o desenvolvimento do problema analisado, seja ele individual familiar.
 
 
LOR	 
 
 SILENE SILVA
 FUNDAMENTO TEORICO HISTORICO E METODOLOGICO DO SERVICO SOCIAL 
 
 Belém-Pará
 2015

Outros materiais