Buscar

soluçoes coloides

Prévia do material em texto

I.INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho irei abordar acerca das Solução iónica, colóides e suspensões e das propriedades que nelas regem aquela em que as partículas dispersas se encontram na forma de iões. Estas soluções também são chamadas de soluções electrolíticas, porque possuem a capacidade de conduzir a corrente eléctrica MULLER. (1996).
 
1.1.Objectivos 
1.1.1.Gerais 
Conhecer Os tipos de soluções 
1.1.2.Específicos
Descrever as propriedades de cada tipo de soluções 
Descrever as diferenças existentes nos tipos de ligações 
II. REVISÃO BIBLIOGRAFICA 
2.1.Solução iónica
É aquela em que as partículas dispersas se encontram na forma de iões. Estas soluções também são chamadas de soluções eletrolíticas, porque possuem a capacidade de conduzir a corrente eléctrica MULLER. (1996).
Ex: solução de cloreto de sódio
2.2.Coloides
Coloides do (grego kolla + eidos) ou dispersões coloidais, são misturas heterogéneas onde o componente que aparece em maior quantidade e denominado dispergente. Em uma dispersão coloidal, as partículas do disperso possuem algumas características:
1˗São agregados de átomos, iões, moléculas ou ainda macro moléculas ou macro iões.
2˗Podem sofrer sedimentação pela acção de uma centrífuga MULLER. (1996).
2.3.Suspensões 
Segundo FERREIRA (1999) as suspensões ou misturas grosseiras são misturas heterogéneas onde o componente que aparece em menor quantidade é denominado disperso e o componente que aparece em maior quantidade é denominado dispergente. Em uma suspensão as partículas do disperso possuem as seguintes características.
1˗ O disperso pode ser separado do dispergente por filtração comum;
2˗ Podem ser vistas a olho nu ou através de um microscópio comum.
2.4.Diferenças:
De acordo com FERREIRA (1999) as soluções iónicas diferem de coloides e suspensões porque para além de estar na forma de iões eles são denominados como sendo bons condutores de energia, porém coloides denominam-se um tipo de misturas que são heterogéneas que tem uma importante aplicação na química e em laboratórios de grandes experimentações de saúde, as suspensões diferentemente de coloides, soluções iónicas é um tipo de misturas baseado na juncão de substancias grossas ou ainda as partículas dispersas têm diâmetro maior que 100 nm são agregados de moléculas ou de iões sedimentam-se pela ação da gravidade ou dos centrifugadores comuns são retidas pelo filtro comum e são detectadas a olho nu ou por microscópios muito mais comuns como o exemplo de mistura do leite de magnésia:
Hidróxido de magnésio + agua (sem agitação um pó branco fica depositado no fundo do recipiente), também dá-se o caso da mistura da areia + água.
A facilidade com que uma partícula de soluto pode substituir uma molécula de solvente depende das forcas relativas de atracão das moléculas do solvente entre se das partículas, da intensidade das interações soluto- solvente
2.4.1.Propriedades das soluções iónicas
As propriedades das soluções são determinadas pelas proporções relativas solventes. Das várias componentes das quais elas são compostas. Quando uma substância e dissolvida em outras partículas do soluto (moléculas iões dependem da natureza do soluto) devem ser distribuídas através do solvente e de outro modo as partículas do soluto na solução ocupam posições que são normalmente ocupadas por moléculas do solvente são agregados de moléculas ou de iões comuns, ou macromoléculas, ou marroios isolados não se sedimentam sob a ação da gravidade, nem sob a ação dos centrifugadores comuns, mas sim sob a ação de ultracentrifugadores não são retidas por filtros comuns, mas o são por ultrafiltros não são detectadas ao microscópio comum, mas o são com o auxílio do microscópio electrónico e do ultramicroscópio. 
2.4.2.Propriedades dos colóides
Os princípios relacionados com os diferentes sistemas coloidais polidisperso.	
Na prática, a maioria dos coloides obtidos pelo homem é polidispersa.
 Os sistemas com partículas de um mesmo tamanho são monodispersos.
Baseiam-se em propriedades comuns a todos os coloides as partículas dispersas podem ter tamanhos diferentes e por isso o sistema coloidal é denominado As macromoléculas de proteínas sintetizadas biologicamente têm todas um mesmo tamanho e massa molecular, por isso dão origem a coloides monodispersos.
2.4.3.Propriedades das suspensões
Agregam os átomos os iões ou moléculas e ainda agregados de macro moléculas,
Possuem diâmetro muito maior
Sofrem sedimentação, o disperso pode ser separado do disperdem-te por filtração, São visíveis a olho nu ao microscópio óptico (FIGUEREDO, 1999).
III.CONCLUSÃO 
Chegando ao fim desse trabalho, deu para conhecer aquilo que a essência das soluções, descrever que são nomeadamente, soluções: iónicas, colóides e suspensões e as principais diferenças que nalas existem as soluções iónicas diferem de colóides e suspensões porque para além de estar na forma de iões eles são denominados como sendo bons condutores de energia, porém colóides denominam-se um tipo de misturas que são heterogéneas que tem uma importante aplicação na química e em laboratórios de grandes experimentações de saúde, as suspensões diferentemente de colóides, soluções iónicas é um tipo de misturas baseado na juncão de substancias grossas ou ainda as partículas dispersas têm diâmetro maior que 100 mm são agregados de moléculas ou de iões sedimentam-se pela acção da gravidade ou dos centrifugadores comuns são retidas pelo filtro comum e são detectadas a olho nu ou por microscópios muito mais comuns como o exemplo de mistura do leite de magnésia.
IV.BIBLIOGRAFIA
SARDELLA, (2002), curso de química: química geral, são Paulo: editora 25a edição.
FELTRE (1990), fundamentos de química, volúmicos, Ed. Moderna, são Paulo
MULLER., D.BR Química inorganica1996 
 FERREIRA, A.M. A ciência da bolha de sabão, Ciência Hoje das Crianças 1999.
 FIGUEREDO, R.C.R. RIBEIRO, F.A.L. e SABADINI, E. Ciência de espumas aplicação na extinção de incêndios. Química Nova.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes