A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
SEMINARIO DE RH

Pré-visualização | Página 2 de 2

principalmente quando uma ou mais das condições citadas anteriormente inexiste no começo ou foi mais tarde eliminada, por exemplo: Mudança na liderança da empresa, há um declínio na qualidade de decisões da alta administração ou de novos líderes, em que os funcionários ainda não confiam; um ou mais colegas especialmente apreciado e respeitado por um funcionário deixam a empresa, e desse modo desaparecera a afiliação que tanto significava para aquele funcionário; Ocorre mudança nas responsabilidades funcionais da pessoa de modo que o trabalho não mais execre um apelo sobre seus mais profundos interesse ou não mais oferece significado ou estimulo intenso. 
Conclusão
Há vários fatores e motivos que levam a uma demissão, ele pode partir do empregado que está insatisfeito, o desentendimento com colegas, a dificuldade com os horários da empresa ou simplesmente a busca por um emprego melhor. E pode também partir do empregador, que pode estar insatisfeito com o empregado, por alguma falha do mesmo, e também pode ser uma reestruturação da empresa, que define reduzir despesas eliminando cargos dispensáveis a seu funcionamento. 
O downsizing e um processo de achatamento da empresa focado no setor de RH e gera demissões na empresa, também o rigthsizing um processo de estabilização que visa manter o numero certo de empregados para que a empresa se desenvolva da melhor maneira. São exemplos de planos organizacionais que conduzem a demissão de funcionários. Por outro lado as organizações estão se preocupando e manter um certo tipo de profissional, o profissionais talentosos, que lideram projetos, inovam produtos e processos, trabalham bem em equipe e são extremamente qualificados, estes profissionais geram uma grande perca à organização quando deixam a mesma, e prejudicam ainda mais se partirem para uma empresa concorrente.
Referencias:
CAMILA, LAN Motivos que Levam à Demissão a Justa Causa. Disponível em: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/motivos-que-levam-a-justa-causa. Acessado em 28 setembro de 2013.
SindMetal- complementares- Entenda os vários tipos de demissão. Disponível em: http://www.sindmetalgo.com.br/s/complementares/entenda-os-varios-tipos-de-demissao. Acessado em 01 outubro de 2013. 
JUNIOR, Paes R. Redução de custos por meio do controle da rotatividade de pessoal. Disponível em: http://www.esade.edu.br/esade/user/file/Reinaldo%20P_%20Junior(1).pdf. Acessado em 30 de setembro de 2013.
DA SILVA, Carolina I. et al. Downsizing. Disponível em: http://mmantovani.files.wordpress.com/2011/04/downsizing.pdf. Acessado 30 de setembro de 2013.
DOS SANTOS, Ursula W B. PROCESSO DE DOWNSIZING EM EMPRESAS
PRIVATIZADAS: A Percepção dos Participantes. Disponível em: http://www.coppead.ufrj.br/upload/publicacoes/Tese_Ursula_Santos.pdf. Acessado 30 de setembro de 2013. 
PERIARD, G. Reengenharia – o que é e como funciona. Disponível em http://www.sobreadministracao.com/reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/. Acessado 30 de setembro de 2013.
FONSECA, Edélcio A. et al. Demissão com responsabilidade social. Disponível em http://www.slideshare.net/edelcio_fonseca/demisso-responsvel-7361887. Acessado 30 de setembro de 2013.