Buscar

atividade sistemas operacionais

Prévia do material em texto

O que é Hardware?
São as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamentos eletrônicos.
 2)  Dê dois exemplos  de dispositivos de:
Entrada: Teclado
Saída: Video
3) Todos os componentes de um computador são agrupados em três subsistemas básicos. Quais são?
1: CPU
2: Memória – Registradores
3: Input / Output
 4) A CPU ou UCP é composta por dois componentes básicos (A Unidade de Controle-UC e Unidade lógica e aritmética - ULA).
A UC é responsável por controlar as atividades de todos os componentes do computador, mediante a emissão de pulsos elétricos gerados por um dispositivo. Este controle pode ser a gravação de um dado no disco ou busca por uma instrução na memória. O outro componente, ULA, é responsável por qual atividade?
Realizar as operações lógicas e aritméticas.
5) Sabemos que os registradores são dispositivos de alta velocidade, localizados fisicamente na CPU, para armazenamento temporário de dados.  Temos registradores de uso geral e específicos. De acordo com a definição, escreva o nome do registrador específico.
(    3    ) é o registrador responsável por armazenar informações sobre a execução do programa, como a ocorrência de carry e overflow.
(     2    ) é o registrador que contém o endereço de memória do topo da pilha, que é a estrutura de dados onde o sistema mantém informações sobre tarefas que estavam sendo processadas e tiveram que ser interrompidas.
(   1   ) é o registrador responsável pelo armazenamento do endereço da próxima instrução que a CPU deverá executar.
1 - Contador de instruções (program counter)
2 - Apontador da pilha (stack point)
3 - Registrador de estado (program status word)
6- Qual a relação/diferença entre memória principal, memória secundária e memória cachê?
Memória Principal: Memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento.
Memória secundária: Para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador.
Memória Cache: serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de um cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento que pode ser demorado , armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.
7- O sistema operacional é essencial para o funcionamento de um computador. Sem ele, grande parte dos recursos do sistema não estaria disponível, ou se apresentaria uma forma complexa para utilização pelos usuários.  Toda vez que um computador é ligado, é necessário que o SO seja carregado da memória secundária para a principal. Como esse processo é ”vulgarmente”  chamado? 
Boot
8-  Dentre as palavras abaixo, escolha duas para definir.
BARRAMENTO                    PIPELINING                         SOFTWARE 
                          TRADUTOR         INTERPRETADOR
LINKER                                   LOADER                                 DEPURADOR                       SHELL 
                   LINGUAGEM DE MÁQUINA
Palavra 1: Software
Def:  É uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Palavra 2: Barramento
Def: É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação (CPU; Memória Principal; HD), ou entre vários sistemas de computação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes