Buscar

Fundamentos Filosóficos da Educação

Prévia do material em texto

Fundamentos Filosóficos da Educação
	Data de início:
	03/11/2015 14:51
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	18/12/2015 21:14
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.
 
Fonte: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. (p. 38)
 
Conforme o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os pensadores às suas proposições:
 
Voltaire
Rousseau
 
(  ) Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época, é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostas que perpassam sua obra.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2.
Você acertou!
Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado. (p. 53)
Voltaire - A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática. (p. 51)
Rousseau - Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias. (p. 56)
Rousseau - Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra. (p. 52)
	
	C
	1 – 1 – 2 – 1.
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1.
	
	E
	2 – 2 – 2 – 1.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O gênio de Rousseau, que consagra a originalidade radical de sua empreitada, é o de ter pensado a educação como uma nova forma de mundo engajado, contraditoriamente, em um processo histórico de deslocamento. Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela “graça educacional”; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser [...]
 
Fonte: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (p. 13-14)
 
De acordo com as aulas e com o livro-base da disciplina, analise as sentenças a seguir:
 
I – Defendendo que Deus criou o homem e a natureza, para Rousseau as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II – Um dos preceitos de Rousseau é de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III – Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
 
Agora assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as sentenças II e III, apenas.
Você acertou!
O mais influente filósofo da vertente naturalista é Jean-Jacques Rousseau, pensador natural de Genebra, nascido no século XVIII. Segundo Rousseau, o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Em muitos aspectos, porém, ele estava na contracorrente de seu tempo e polemizava frequentemente com seus contemporâneos. [...] (p. 48)
	
	B
	Estão corretas as sentenças I e II, apenas.
	
	C
	Estão corretas as sentenças I e III, apenas.
	
	D
	Está correta a sentença III, apenas.
	
	E
	Está correta a sentença I, apenas.
Questão 3/10
“Alguns se vangloriam dos seus vícios; e tu pensas que busca remédio quem enumera os seus vícios como se fosse virtudes?”
SENECA. Aprendendo a Viver. Cartas Lucílio. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 31
 
Sêneca faz uma contraposição entre vícios e virtudes e a ação humana. Com base no livro da disciplina, podemos definir o homem virtuoso como...
	
	A
	aquele que age puramente por instinto, sem reflexão.
	
	B
	alguém movido pelo excesso em suas ações.
	
	C
	alguém capaz de refletir e escolher o que é mais adequado.
O homem virtuoso seria aquele que é movido por uma sabedoria prática, capaz de refletir e escolher sobre o que é mais adequado para a sua vida e para a sociedade e que busca o equilíbrio entre o excesso e a deficiência.
	
	D
	aquele que está longe de um equilíbrio entre excesso e deficiência.
	
	E
	alguém que é movido por uma sabedoria passiva, sem reflexo na prática.
Questão 4/10
“Toda moral é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qual se torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma”.
NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206
 
A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro da disciplina, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...
	
	A
	Valores
	
	B
	Virtudes
Você acertou!
as virtudes, para Aristóteles, são atributos e qualidades que o ser humano deve cultivar para ser feliz, pois a felicidade é o fim indiscutível da ação humana. (ALENCASTRO, p 34)
	
	C
	Normas morais
	
	D
	Boas ações
	
	E
	Teleologia
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Nada mais distante do pensamento de Voltaire que o espírito investigador. [...] Não passou, a vida inteira, de um propagandista da fé secular. O objetivo da “filosofia” de Voltaire não era promover a pesquisa e muito menos defender o ceticismo: era fundar um novo credo. Deseja substituir a religião cristã pela crença humanista do Iluminismo. [...]
 
Fonte: GRAY, John. Voltaire: Voltaire e o iluminismo. São Paulo: UNESP, 1999. (p. 7)
 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I. ( ) Voltaire foi o primeiro pensador a defender a separação dos alunos em classes, divisão esta feita de acordo com a sua faixa etária
II. ( ) A valorização da razão e do ideal burguês eram temas recorrentes na obra de Voltaire.
III. ( ) Voltaire era um crítico do sistema político da França, sistema no qual o rei tinha o poder absoluto.
IV. ( ) O conceito de alienação é usado por Voltaire para explicar a falta de possibilidade do indivíduo para pensar por si mesmo.
 
Agora marque a sequência correta:
 
	
	A
	V – V – F – F.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	V – F – V – F.
	
	D
	V – F – F – V.
	
	E
	F – V – V – F.
Você acertou!
As sentenças II e III são verdadeiras. No livro Cândido, Voltaire retoma os mesmos temas – valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista [...] (p. 50). Alem disso, [...] Voltaire criticava veladamente o sistema político Francês, no qual o rei tinha o poder absoluto para o bem, mas principalmente para o mal (p. 50).
As sentenças I e IV são falsas, visto que foi Comenius o primeiro pensador a defender a separação dos alunos em classes de acordo com sua faixa etária, e o conceito de alienação é fundante para a compreensão do pensamento de Karl Marx.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Alguns pré-socráticos conceberam como “almas” todos os “princípios das coisas” enquanto “coisas vivas”. [...] Contudo, antes de Platão se constituiu um complexo de especulações sobre a ideia de almaque mais tarde foi absorvido e, por assim dizer, “purificado” por esse filósofo. [...] Começou-se a crer que há em cada homem uma realidade de ordem divina, que preexistiu ao corpo e perdurará depois da morte e degeneração do corpo. [...] Platão acolheu essas ideias e aprimorou-as consideravelmente. No princípio, no Fédon, defendeu um dualismo quase radical do corpo e da alma. [...] A teoria da alma pura é em Platão o fundamento de sua teoria do conhecimento verdadeiro [...].
 
Fonte: FERRATER MORA, J. Dicionário de filosofia. 2 ed. Tomo I. São Paulo: Edições Loyola, 2004. P. 87.
 
            Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da teoria de Platão sobre o ser humano, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I – O ser humano, para Platão, é sempre formado por dois elementos básicos, o corpo físico (material) e a alma (essência).
II – A alma humana é, para Platão, imaterial, e justamente por isso podemos dizer que ela é da mesma natureza das ideias.
III – O corpo, enquanto invólucro da alma, aprisiona-a, e, segundo Platão, impede-a assim de atingir o mundo inteligível.
IV – A alma é, na teoria de Platão, compreendida como um sopro, uma espécie de respiração, sem a qual o homem morre.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. A teoria de Platão sobre o conhecimento está estreitamente ligada ao modo como ele entende o ser humano. O homem, segundo o filósofo, resulta da união de dois elementos heterogêneros – a alma inteligível e o corpo material. A alma humana é da mesma natureza das ideias e, portanto, tem uma predisposição natural para conhecê-las. (p. 26). Para Platão, a união entre corpo e alma se dá de forma violenta. O corpo serve de prisão para a alma, que, enquanto estiver unida a ele, permanece incapaz de ascender ao mundo inteligível. (p. 27). A alternativa IV é falsa porque Platão não utiliza como metáforas palavras como “respiração” ou “sopro” para referir-se à “alma”.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 7/10
Leia o texto a seguir.
“[...] ele [Piaget] traça um paralelo entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento da afetividade e mostra que a emergência dos sentimentos morais faz parte de um processo mais amplo: o desenvolvimento da afetividade. Já em O julgamento moral na criança nós encontramos a ideia de que as relações afetivas que se estabelecem entre os seres humanos estão na origem da ação moral: a condição primeira da vida moral é a necessidade de afeição recíproca. Assim como ele explicou por qual caminho o organismo humano constrói as estruturas mentais na interação incessante que estabelece com o meio físico e social, ele buscou explicar também o percurso que conduz o ser humano da anomia à autonomia moral.”FREITAS, L. Piaget e a Consciência Moral: Um Kantismo Evolutivo? In: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(2), pp. 303-308.Piaget, observando crianças, estabeleceu quatro etapas da formação da consciência moral dos indivíduos.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente as etapas da formação da consciência moral às suas características.
Anomia
Heteronomia
Socionomia
Autonomia
(  ) Etapa em que se obedece as normas para receber recompensa ou evitar o castigo.
(  ) A criança já interiorizou as normas morais e passa agir conforme elas.
(  ) As normas morais vão se firmando por meio da relação com outras crianças.
(  ) Etapa do comportamento puramente instintivo, de fuga da dor e busca pelo prazer.
	
	A
	4, 1, 3, 2
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	2, 3, 1, 4
	
	D
	3, 4, 2, 1
	
	E
	2, 4, 3, 1
Você acertou!
A primeira fase é a Anomia, quando a criança não tem nenhuma noção das regras morais e seu comportamento ou busca o prazer, ou foge da dor. A Heteronomia observa as regras para não ser punida, ou em busca de recompensa. Socionomia, como o nome diz, é pelo convívio social que os critérios morais vão se formando. E a Autonomia, quando as normas já estão internalizadas e elas que regem o comportamento. É a fase mais madura do comportamento moral. (ALENCASTRO, p. 36-39)
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve pôr-se outros problemas, estes seriam, na linguagem moderna, pseudoproblemas. [...]
 
ROVINGHI, Sofia Vanni. Filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2004.(p. 120)
 
De acordo com o texto e com o conteúdo e livro-base da disciplina, qual motivo faz com que a metafísica seja, pouco a pouco, substituída pelo método positivo, da ciência?
 
	
	A
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, não chega a explicar, de fato, coisa alguma.
Você acertou!
“[...] Ainda de acordo com Comte, com o passar do tempo, as explicações sobrenaturais são pouco a pouco abandonadas, cedendo lugar às explicações metafísicas, nas quais os fenômenos são explicados a partir da natureza das próprias coisas. Na visão de Comte, porém, as explicações metafísicas constituem apenas jogos de palavras que não chegam a explicar coisa alguma de fato. (p. 71).
	
	B
	Segundo Comte, a metafísica explica apenas mistérios da natureza, baseados em elementos sobrenaturais.
	
	C
	Segundo Comte, a metafísica busca apenas uma reinterpretação das ideias de Marx e Engels.
	
	D
	Segundo Comte, a metafísica inspirava o fortalecimento do clero e a valorização dos ideais burgueses.
	
	E
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, postula um retorno à verdadeira essência humana.
Questão 9/10
Leia o trecho a seguir:
“Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. [...]. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos”.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2. Disponível: http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf
 
Com base no texto e no livro da disciplina, podemos dizer que a expressão “ser-no-mundo” significa...
	
	A
	que nós humanos só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros.
Você acertou!
nosso ”ser-no-mundo” significa que somos indivíduos sociais, isto é, nossas ações e decisões afetam diretamente as outras pessoas, pois só conseguimos realizar nossa existência no convívio com os outros. Esse convívio deve ser pautado por regras, para que a sociedade não seja caótica. (ALENCASTRO, p 27)
	
	B
	uma forma de nos posicionarmos individualmente no mundo, fora do contexto social.
	
	C
	nosso modo de viver onde as responsabilidades não tem impacto sobre a vida dos outros.
	
	D
	nossa tendência de vivermos de maneira egoísta e individualista.
	
	E
	que por vivermos em sociedade não precisamos de regras que organizem a vivência coletiva.
Questão 10/10
“[...] o problema da relação entre moral e política se põe do seguinte modo: é constatação comum, feita por quem quer que saiba um pouco de história, que nas esferas políticas são realizadas continuamente ações que a moral considera ilícitas ou, ao contrário, são permitidas ações que a moral considera imperiosas. Dessas constatação chegou-se à convicção de que a política obedece a um código de regras diferente da moral.”
 
BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 88.
Bobbio, nesse trecho, cita política como sinônimo de direito. Com base no trecho lido e no livro da disciplina,que relações podemos estabelecer entre direito, moral e ética?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	O direito tem um caráter mais global do que a ética e a moral.
	
	B
	A moral e o direito são sinônimos, o que os diferencia é a ética.
	
	C
	A ética é a reflexão teórica e crítica sobre a moral e o direito.
Você acertou!
A ética é a instância geral e teórica capaz de promover a reflexão crítica em relação às ações humanas. Como teoria normativa pode influenciar as normas jurídicas e as ações políticas. (ALENCASTRO, p. 47)
	
	D
	A diferença entre moral e direito está na origem divina do direito.
	
	E
	Moral e política obedecem ao mesmo código de regras.
Conheça o novo AVA

Outros materiais