Buscar

Exercícios Aula 01 - Introdução aos Fundamentos de Sistemas de Informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. O papel do sistema de informação nas empresas torna-se cada dia mais relevante. Podemos identificar três tipos de sistemas conforme o nível em que atuam nas organizações. Associe corretamente o tipo de sistema de informação com a sua definição:
	1. Sistema de Processamento de Transações;
	2. Sistema de Informação Gerencial;
	3. Sistema de Informações Estratégicas.
( ) São sistemas que visam a atender à demanda da direção das empresas (diretores, vice-presidentes e presidentes), ajudando a traçar as diretrizes estratégicas da organização.
( ) São sistemas que provêm informações gerenciais aos supervisores, gerentes e cargos correlatos, apoiando as decisões que se fazem necessárias no dia a dia.
( ) São sistemas que provêm informações de cunho operacional, ajudando no melhor controle das operações.
	1, 2, 3
 	3, 1, 2
 Certo	3, 2, 1
	2, 1, 3
	1, 3, 2
2. Classificação de Sistema - Os sistemas podem ser classificados conforme o ambiente, de diversas maneiras. Assinale "VERDADEIRO" ou "FALSO" para cada um dos conceitos básicos apresentados:
	1. Adaptável - Não-adaptável 
	2. Estável - Dinâmico 
	3. Permanente - Temporário 
	4. Aberto - Fechado 
	5. Simples - Complexo
( ) Aberto - Fechado => Interage com o seu ambiente / Não possui interação com o ambiente.
( ) Simples - Complexo => Possuem alguns poucos componentes / Possui muitos elementos altamente relacionados e interconectados.
( ) Adaptável - Não-adaptável => As mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma alteração no sistema / Sofre rápidas e constantes mudanças em decorrência de mudanças no ambiente.
( ) Estável - Dinâmico => É capaz de sofrer mudanças em resposta a mudanças no ambiente / Não é capaz de mudar em resposta a mudanças do ambiente.
( ) Permanente - Temporário => Existe por um período de tempo relativamente longo / Existe por um período de tempo relativamente curto.
 
	V, F, V, F, V
	F, F, F, V, V
 Certo	V, V, F, F, V
	F, F, V, V, F
	F, V, F, V, F
3. A TGS ( Teoria Geral de Sistemas) fornece uma base para identificar as propriedades, princípios e leis características dos sistemas em geral. A propriedade que foca uma tendência ao equilíbrio, objetivando a constância do sistema durante um período de tempo, é conhecida como?	
	Diferenciação e integração
	Feedback
 Certo	Homeostase
	Funcionalismo
	Fronteiras
4. Um dos grandes desafios dos gerentes de Sistemas de Informação (SI) é fazer com que toda a informação gerada tenha os atributos básicos da qualidade. Uma das características da boa informação pode ser entendida como sendo aquela que ¿é importante para o tomador de decisão¿. Quando isso acontece dizemos que a informação é?	
	Completa
	Econômica.
	Precisa.
 Certo	Relevante
	Confiável
5. O Datawarehouse pode ser definido, segundo Kimball, como uma cópia dos dados de transação especialmente estruturado para consultas e analises. São justificativas para implantação de um Datawarehouse, EXCETO:	
	O segmento dos negócio é caracterizado por uma forte concorrência e mudanças rápidas, sendo necessário possuir informações para se obter vantagens competitiva.
	O conhecimento do mercado ou comportamento dos clientes é necessário para tomada decisão.
	Conhecer bem o cliente é um passo estratégico para a maior eficiência dos negócios e a base de clientes existentes é forte e diversificada
	Os dados estão armazenados em diversos lugares, estão duplicados e espalhados por diversos sistemas, e possuem formato e especificações diferentes. Sendo assim, é necessário reuní-los para agilizar o processo decisório.
 Certo	Os usuários precisam ser experts em tecnologia, além de extrair as informações armazenadas de maneira rápida e simples.
6. São aqueles que não sofrem influência do meio ambiente no qual estão inseridos, de tal forma que ele se alimenta dele mesmo.
A definição acima refere-se a qual tipo de sistema?	
	Sistema aberto
	Sistema interdisciplinar
 Certo	Sistema fechado
	Sistema sinérgico
	Sistema de banco de dados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais