Buscar

Teorias da Administração (introdução incompleta)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CIENTÍFICA DE FREDERICK TAYLOR
Taylor Teoria→Melhoria da eficiência e produtividade 1) Divisão do Trabalho e 2) Especialização → Estudo de tempos e movimentos(O deslocamento gerado para pegar uma peça e a montagem efetiva) → Padronização. 
Frederick Taylor → Incentivo ao funcionário → Pagamento por produtividade → homo economicus.
OBS.: Na teoria existia uma preocupação de remuneração do trabalhador de acordo com as horas trabalhadas. 
OBS.: Sistema fechado não é influenciado pelo ambiente externo. 
Vantagens do Taylor = 1)Evita a execução de trabalhos desnecessários; 2)Economia de esforços; 3)Evita a rápida fadiga humana. 
Desvantagens do Taylorismo= 1)Teoria do sistema fechado; 2)O mecanicismo; 3)A superespecialização do trabalhador; 4)Visão microscópica do homem; 5)Exploração dos funcionários; 6)Recompensas limitadas. 
TEORIA CLÁSSICA DE HENRI FAYOL(PAI DA ADMINISTRAÇÃO)
Fayol Teoria→ Melhoria de eficiência e produtividade. 1)departamentalização 2)fisiologista.
OBS.: Ele definiu 14 princípios gerais, 6 funções empresariais e 5 funções administrativas.
Funções empresariais: -Administrativa, -Contábil, -Técnica, -Comercial, -Financeira, -Segurança.
Funções do Administrativo:-Prever(planejamento), -Organizar(distribuir/alocar), -Comandar(dar ordens), -Coordenar(ajustamento), -Controlar(avaliar/comparar). Nos dias atuais o comandar virou liderança e coordenar virou coordenação, mesclando os dois tem-se o DIREÇÃO. Então nos dias atuais fica o seguinte: Planejar, Organizar, Direcionar, Controlar (PODC).
Princípios Gerais da Administração: 1)Divisão do Trabalho; 2)Autoridade e responsabilidade= é a execução adequada do trabalho de acordo com a confiança depositada; 3)Disciplina; 4)Unidade de comando; 5)Unidade de direção; 6)Subordinação dos interesses individuais aos gerais; 7)Remuneração do pessoal; 8)Centralização, ela é barata, evita a ambiguidade, evita a duplicação de esforços, uniformidade da tomada de decisão; 9)Cadeia escalar; 10)Ordem; 11)Equidade; 12)Estabilidade de pessoal; 13)Iniciativa; 14)Espírito de equipe.
Desvantagem da Teoria de Fayol: -Teoria de sistema fechado; -Falta de preocupação com a organização informal; -Enfase exagerada na centralização; -Não mencionava organização flexível; -Comunicação, motivação, negociação e liderança eram poucos relevantes. 
OBS.: A Teoria de Relação Humana, trata de tudo isso.
TEORIA DA RELAÇÃO HUMANA
Conclusões Vantajosas: -A integração Social afeta a produtividade; -O comportamento é determinado pelas regras do grupo; As organizações são formadas por grupos formais e informais; A supervisão mais cooperativa aumenta a produtividade; -A autoridade do gerente deve se basear nas competências sociais; -Necessidade de criar ambiente de trabalho mais desafiador; -As recompensas não poderiam ficar reduzidas aos aspectos materiais.
Desvantagens da TRH:-Teoria do sistema fechado(Permanece); -Nem sempre funcionários “felizes” e satisfeitos são produtivos; -Existiu uma negação de conflito existente entre patrão e empregado; -Os objetivos individuais muitas vezes são diferentes da organizacionais.
TEORIA BUROCRÁTICA DE MAX WEBER
Burocracia de Max Weber→ Previsibilidade e padronização→ Eficiência e produtividade→ Solução Racional.
Características da Burocracia: 1)Formalidade(Regras para RH, relações Relações Financeiras etc.); 2)Impessoalidade(Tratar todos de forma igual); 3)Profissionalismo(Tratar de acordo com seus meritos, ou seja, meritocracia. 
OBS.: Reunindo essas características prioriza-se a eficiência.
Vantagens: -Predomínio de uma lógica científica; -Redução do clientelismo e favoritismo; -Mentalidade mais democrática; -Tratamento baseado em regras e leis.
TEORIA ESTRUTURALISTA (Amitai Etzione)
→ Considerava a organização complexa 1)Homem organizacional = Ele tem a capacidade de postergar os seus objetivos em prol dos objetivos da empresa, é mais conhecido como parceiro da organização. 2)Diversas funções 3)Modelo racional e Natural → Integração do Anterior(Integra o que há de melhor nas teorias anteriores) → Equilibrio entre OF e OI
OBS.: Aqui já começa a perceber que os fatores externos(clientes, concorrência, governo, fornecedores) começam a influenciar na organização. 
TEORIA DOS SISTEMAS (LUDWIG)
→ Integração de todas as áreas do conhecimento → Organização de Sistemas Abertos (Os fatores externos de uma empresa interfere de uma forma positiva ou negativa dentro da organização)→ Interdependência(Visão integrada, ou seja, é onde todos os departamentos de uma empresa se integram e dependem um do outro para um pleno funcionamento)
Características: -Entrada; -Caixa Preta/black; -Saída; -Feedback; -Sinergia(integração de uma força produtiva, OBS.: Integração é diferente de soma, integração são todos trabalhando em um mesmo ambiente, soma é o resultado da produção pela soma de cada produção); - Holismo = integração dos departamentos para um bom desempenho; -Homeostase = a capacidade da empresa se equilibrar perante os diversos fatores; -Entropia = Tudo que existe tende a: envelhecer, desordem, desuso, obsoleto, morrer. A entropia negativa/negentropia/neguentropia é: Inovar, Melhorar, Aprimorar, treinar, Desenvolver. 
DOWNSIZING
→Organizações mais flexíveis → Organizações em rede → Parcerias organizacionais → Mudança para a gestão de contratos. OBS: Crítica, relativismo exagerado.
PAREI NA AULA 3 MINUTO 19

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais