Buscar

Fundamentos das Ciências sociais Caso concreto aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Departamento de Direito
Aluna: Monica Helena Sicuro
Caso concreto aula 1
Resposta questão discursiva: 
Do senso comum fazem parte conhecimentos vulgares mas muito úteis na vida quotidiana Pode também incluir superstições e mitos. As crenças que fazem parte do senso comum adquirem-se com base na experiência quotidiana das pessoas, na chamada experiência de vida (que se distingue da experiência científica por ser feita sem um planejamento rigoroso, sem método). Em alguns casos trata-se de experiências pessoais, em outros casos são experiências partilhadas pelos membros da comunidade – no decurso do processo de socialização. Em suma, é um conhecimento que se adquire sem estudos, sem investigações. 
O senso comum é assistemático, na medida em que constitui um conjunto disperso e desorganizado de crenças (algumas constituem conhecimentos e outras não), não implicando por parte dos seus detentores um esforço de organização. Por isso, algumas das crenças podem ser contraditórias. Ciência é um saber sistemático na medida em constitui um conjunto organizado de conhecimentos, havendo da parte dos cientistas um esforço para que as diversas teorias se articulem entre si e sejam coerentes.
Exemplo de senso comum que já foi refutado pela ciência: 
- O sol gira em torno da terra. No século XVI a ciência provou o contrário.
- Manga com leite faz mal, até mata. Muitas pessoas tomaram essa combinação e estão vivas, isso foi um mito inventado pelos senhores de escravos brasileiros para impedir que os mesmos tomassem leite das vacas que estavam ordenhando, visto que o acesso à mangas era inevitável.
Resposta da questão de múltipla escolha:
A

Outros materiais