Buscar

Didática Questões

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Um dos pontos-chave da nova proposta pedagógica encontra-se na alteração do processo de ensino e não apenas na alteração do discurso a respeito dele. MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 175. Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, o texto dado refere-se a abordagem didática:   
Sistematização coletiva do conhecimento
Questão 2/10
A proposta de sistematização coletiva de conteúdos, “ao invés de transmitir um conteúdo pronto, definido a prioripor grupos de especialistas, o conteúdo a ser trabalhado é definido a partir das necessidades colocadas pela prática social. Desse modo, não se trata apenas de transmitir conhecimentos – embora isso seja incluído no processo – mas, sobretudo, de capacitar as pessoas, teórica e praticamente, para resolverem problemas práticos”
Espaço comprometido com ações transformadoras, que se desenvolvem a partir de um processo de ação-reflexão-ação.
 
Questão 3/10
Benjamim Bloom foi quem, em 1968 traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do “aprender a fazer”, sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base.
De acordo com o apresentado no livro-base, enumere, na sequencia correta, cada etapa deste caminho e suas características:
                            1, 4, 2 , 3, 5
 
Questão 4/10
Dois marcos são relevantes para o estudo da didática no Brasil: I Encontro Nacional de Professores de Didática, realizado em 1972 e o Seminário: “A Didática em Questão”, realizado em 1982. Cada um num momento político do país, o primeiro logo após o Golpe Militar de 1964, e o segundo durante a abertura política do regime militar.
 
O enfoque didático do I Encontro estava numa didática instrumental, na qual o planejamento é enfatizado, ocupando lugar de destaque nos manuais e programas de ensino.
 
Questão 5/10
A pedagogia tradicional serve-se da abordagem do processo didático centrada na transmissão-assimilação dos conhecimentos. Durante muitos anos esta foi, e em algumas escolas continua sendo, a abordagem que direcionou o processo de ensino-aprendizagem. Basta percorrermos algumas de suas características para verificarmos como ainda são muito presentes em algumas instituições.
V, F, V, F
 
Questão 6/10
Seu plano de aula foi definido a partir de estudos e debates entre teóricos da educação, que definiram qual seria o melhor método de ensino a ser utilizado. Sua formação se deu a partir do treinamento dado por está equipe que formulou o plano de ensino, a fim de garanatir os resultados desejados.
abordagem do aprender a fazer
 
Questão 7/10
Objetivo “é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade”. Também o educador espera atingir certos resultados, em decorrência de sua atuação pedagógica. Assim, o professor, na interação com seus alunos, faz uso dos meios (métodos e materiais de ensino) mais adequados para alcançar os resultados anteriormente previstos.
2, 3, 4, 1
 
Questão 8/10
No período logo após o golpe de 1964, temos um processo de busca da racionalização do processo produtivo, com vistas a retomar o crescimento econômico e com o intuito de promover o desenvolvimento industrial. Neste momento implanta-se uma pedagogia tecnicista nas escolas a fim de contribuir para os objetivos traçados.
um fator de desenvolvimento para o país, sendo considerado como investimento individual e social.
 
Questão 9/10
A didática atualmente tem seu foco na pratica mais critica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essenciais.
Métodos, objetivos e avaliação.
 
Questão 10/10
Aristóteles, quatro séculos antes de Cristo, dava um conselho a seus contemporâneos que pode servir de orientação aos homens de todos os tempos: o importante é que todos os nossos atos tenhamos um fim definido que almejamos conseguir...à maneira dos arqueiros que apontam para um alvo bem assinalado”.
Montaigne, nos seus Ensaios, escritos no século XVI d.C., já nos lembrava de que “nenhum vento ajuda a quem não sabe a que porto deverá velejar”.
É necessário para uma boa educação que sejam estabelecidos objetivos a serem atingidos, pois sem estes não se efetivará o ensino.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes