Buscar

Ciências Fácil ou Difícil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIZZO.N.;Ciências: Fácil ou Difícil. Editora Biruta Ltda. São Paulo – SP. 2009
Pág12 – A ciência passa a ter espaço no currículo das escolas brasileiras para crianças, há relativamente pouco tempo foi apenas em 1961 que ela efetivamente foi instituída de maneira compulsória, na forma de “introdução à Ciências” no que seria hoje o ensino fundamental.
SOBREVIVÊNCIA NEM SEMPRE CIENTÍFICA
Pág24 - No conhecimento cotidiano, existe coincidências entre causas e intenção, nada ocorre por mero acaso. Tudo é prático, aplicável , resulta em benefício individual imediato, as relações são perceptíveis e explicáveis, e não resultam da aplicação de qualquer método universalmente reconhecido e não se constitui qualquer disciplina acadêmica (…) O que a instituição deve fazer é proporcionar acesso a outras formas de conhecimento que, muitas vezes, consituem explicações alternativas, quando não frontalmente oposta, às crenças da coletividade.
ESPECIFICIDADES DO CONHECIMENTO COTIDIANO E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Pág25 - (…) Os jovens tem acesso fácil àquilo que denominamos “conhecimento cotidiano” e não deixarão de tê-lo ao ingressarem na escola. Mas essa instituição é uma das poucas que tem obrigação, constitucional inclusive, proporcionar o acesso a outras formas de conhecimento, como artístico, cultural e científico.
Cinco diferenças do conhecimento científico
Contradições: (Pág25) O conhecimento cotidiano, por outro lado, é muito permissivo com as contradições, chegando mesmo a ser sincrético. Ao afirmar que o conhecimento cotidiano é sincrético, pretende-se reconhecer que ele admite como válidas diferentes fontes de informação, como a religião, a cultura e até mesmo ciências, o que geralmente conduz situações contraditórias.
Terminologia: (Pág26) Conhecimento cotidiano é mais flexível com relação aos termos que utiliza. Existem a variação regionais na forma de nomear.
Independência de contexto: (Pág28) O conhecimento cotidiano, por outro lado, tem forte apego com ao concreto e ao real. Isto implica significado menos arbitrários e mais autoevidentes à luz de determinada cultura e convenções sociais. É lícito pensar que o método encontrado pelos índios para comer mais mandioca tenha sido reconhecido como válido apenas para a mandioca.
Interdependência conceitual : (Pág28) O conhecimento cotidiano, contrariamente, por ser extremamente dependente de contexto não pode utilizar um conhecimento como base para outro. Nesse sentido é tanto verdade que “quanto mais melhor” quanto que “um é pouco, dois é bom e três é demais”. 
Socialização : (Pág29) O conhecimento cotidiano é socializado precocemente na vida de todas as pessoas, enquanto que o conhecimento científico é socializado tardiamente, bem mais adiante na vida escolar dos jovens. Esta é uma constatação, não uma descrição do que seja certo ou errado.

Outros materiais