Buscar

Lesoes ireversível

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lesões Irreversíveis
Necrose: É um processo patológico e desordenado de morte de um grupo de células em organismo vivo, seguindo de autólise.
	Necrose de coagulação
É um processo patológico e desordenado de morte de um grupo de células em organismo vivo, seguindo de autólise.
Macroscopicamente: área esbranquiçada, protuberante com halo avermelhado, com exceção do pulmão.
Ex. intoxicação por antibióticos ionófico, como promotor do crescimento em bovino e suíno (necrose de coagulação no coração)
	Conceito:. Necrose de coagulação ou esquemia: ocorre devido a uma hipóxia ou isquemia, é causada pela desnaturação de proteínas celulares autolíticas com a que a célula não é destruída e a arquitetura tecidual é mantida por alguns dias até a digestão e remoção da necrose. 
A maioria dos INFARTOS (necroses por falta de irrigação de um tecido, ou seja, por isquemia), são do tipo coagulativo. Exemplos: infarto do miocárdio, do rim, do baço. Uma notável exceção é o cérebro, onde as necroses, inclusive os infartos, são quase sempre liqüefativas.
	Nercrose de liquefação: 
Doença que causa necrose de liquefação: polioencefalomalacia (amolecimento da massa cinzenta do encéfalo) acomete ruminantes bovinos de até 1 ano e meio, devido a mudança brusca na alimentação, desiquilíbrio da tiamina produzida no rumem. Leocoencefalomalacia (amolecimento da massa branca do encéfalo, doença que acomete equídeos, causada por uma toxina de um fungo ( fusarium moniliforme), que se produz no milho conhecido como a doença do milhp mofado, Lesa os vaso da massa branca do SNC e lesiona os vasos, sintomas: pressão da cabeça contra objetos, cegueira, andar descordenado e mastigação desordenada. 
Tratamento: soro para eliminar a toxina e antiflamatório p/ desinchar o cérebro.
	A necrose liquefativa é própria de tecidos ricos em lípides, como o cérebro e a supra-renal, necrose típica de infecção bacteriana focais, ocorrendo o acumulo de células inflamatórias rasão pela morte de células do SNC. Área necrosada tem consistência mole, semifluida, comum após a falta de oxigênio (anóxia) no tecido nervoso central, se falta oxigênio não produz ATP, falha na bomba de sódio e potássio, acúmulo de água causa degeneração hidrópica se não for reverter consequentemente vai pra necrose.
	Necrose caseosa : Pode acontecer em qualquer tecido
	É o acúmulo lipídios no citoplasma das células (principalmente de túbulos renais, hepatócitos, e fibras do miocárdio - células que normalmente metabolizam muita gordura) onde normalmente lipídios não seriam evidenciados histologicamente, formando vacúolos (pequenos e múltiplos ou único e volumoso) em consequência de desequilíbrios na síntese, utilização ou mobilização dos lipídios.
Na degeneração gordurosa, o lipídio predominante é o triglicerídeo.
	Degeneração Hialina: Aspecto homogêneo de certa transparência, brilho e corado de róseo 
Ex: Corpusculo de Russell: Imonoglubulina—corpúsculo = cristalização de plasmócito
	É o acúmulo de proteínas no interior de células. A degeneração hialina pode ocorrer devido o excesso na produção de proteína que excede a capacidade de liberação ( o organismo produz muito Imunoglobulina). forrma de pequenos grânulos acidófilos ou aglomerados irregulares.

Outros materiais