Buscar

O TERRITÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O TERRITÓRIO
 O elemento material do estado é o território, onde ele exerce sua soberania, é a base espacial do poder jurisdicional. O estado tem um povo, e é necessário delimitar a atuação desse estado não só geograficamente, mas sobre as pessoas e seus bens
 O conceito de território é muito mais do que a delimitação geográfica pura pois abrange o espaço aéreo, mar territorial, plataforma continental, navios, aeronaves, com isso afirmamos então que o conceito de território é jurídico.
 Há dois tipos de aquisição de território, os modos originários e o modo de ocupação no qual tem três elementos caracterizados, que são :
I – Deveria recair sobre o território Res nullius ou sobre o Res derelicta – que não pertencem a outro estado;
II – Só podia realizar por um Estado soberano;
III – E a posse realizada por um Estado soberano, o animus e o corpus do lócus – os locais estratégicos onde o Estado possa impor sua jurisdição territorial.
 A ocupação territorial foi dividida de descoberta o questionamento das descobertas e o princípio da efetividade e o que tiver como marco o Tratado de Saint Germain.
 O ordenamento jurídico do Estado só tem eficácia e exclusividade em seu próprio território.
 Conclui-se portanto que o povo, sociedade, soberania e território são elementos relacionados a imprescindíveis para a formação e funcionamento do Estado.

Outros materiais