Buscar

PROVA BIOTEC RESOLVIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Descreva a estrutura de uma célula bacteriana [procariótica] com suas organelas. Compare-a com uma célula eucariótica demonstrando a presença e ausência de estruturas. Descreva a nutrição microbiana no que se referem as suas fontes alimentares (energia, material plástico e oxigênio).
 
Fontes de Energia: Algumas bactérias são fotossíntéticas, mas o pigmento não é a clorofila vegetal; não há produção de oxigênio pois a água não é utilizada como fonte de elétrons. A grande maioria das bactérias são quimiotróficas, obtendo energia as custas de reações químicas, onde substratos adequados são oxidados. Os micro-organismos organotróficos oxidam compostos orgânicos enquanto os organismos lito tróficos oxidam compostos inorgânicos.
Fontes do material plástico:
Para renovação da matéria os elementos de quantitatividade mais importantes são o carbono, o hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo.
Conceitue e explique os seguintes tópicos:
Mutação: é utilizado para mudanças genéticas que altere os cromossosmos, com perda ou alteração de nucleotideos no DNA. Podem ser usados de forma boa fazendo com que o organismo se adapte melhor apos a mutação no quesito "situações" adversas.
Recombinação: é uma mutação que ocorre em diferentes seres e são combinados em seus descendentes.
nos fungos, ela ocorre no ciclo sexual e fusão de protoplastos. Nas bactérias, ela ocorre através da conjugação, transdução e transformação.
Plasmídeo: são pequenos fragmentos de dna bacteriano, tem formato circular e pode ser facilmente modificado por novos fragmentos de dna. seu principal uso é para transportar DNA para o interior de uma celula, sendo assim, facilmente inserido em bacterias.
Descreva de maneira rápida um procedimento para transferir um gene de uma planta para uma bactéria incluindo a possível função do gene, a estratégia de isolamento e de inserção no vetor e na bactéria.
Na planta se retira o gene de interesse com a enzima de restrição ( pois ela corta uma area especifica do codigo genetico). essa parte do DNA que contem o gene é multiplicado por pcr pra ter varias copias dos genes. A mesma enzima de restrção que clivou o gene da planta cliva o plasmídeo. Assim o gene é inserido no plasmideo gerando o dna recombinante. Feito isso esse plasmideo com o dna recombinante é inserido numa bacteria hospedeira e assim é combinada com o dna da bacteria hospedeira. Feito isso as proximas gerações são passadas por recombinação ou a propria repartição binária.
O que é uma enzima? Como se dá sua função catalítica? Como estas podem ser reguladas? Como o meio pode afetar estas enzimas?
Enzimas são um grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica, com actividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras.As enzimas são proteínas especializadas em catalisar reações biológicas, ou seja aumentam a velocidade de uma reação química sem interferir no processo.Na catálise enzimática usam-se enzimas, A enzima é uma proteína que acelera ou inibe uma reacção química e cuja molécula tem uma forma única, que determina a sua função e o tipo de substrato com quem vai trabalhar.
No mecanismo de catálise enzimática hà uso de substratos, que são compostos que existem na célula e vão reagir quimicamente, a enzima é o catalisador que fará com que a reacção se dê mais facilmente; e por fim o produto é o composto que se irá formar na reacção.
As enzimas podem ser alteradas por outras moléculas – enzimas alostéricas – possuindo para além do centro activo um outro centro específico para essas substâncias se ligarem – o centro alostérico. Estas moléculas permitem à célula controlar a actividade enzimática, alterando a conformação da enzima sem que a afinidade ao substrato diminua. 
A temperatura e o ph afetam as enzimas.
Descreva de maneira sucinta a glicólise e a formação de etanol incluindo quais os efeitos que podem afetar esses processos de obtenção de energia.
A glicólise é a sequencia metabolica de dez reações catalizadas por enzimas, na qual a glicose é oxidada. A primeira fase é a de regulação, a segunda é a de produção de ATP. A cada um mol de glicose eu consigo dois moles de atp.
O etanol é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. O etanol se forma na fermentação alcoólica de açúcares, como a glicose.C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2
A equação de MM correlaciona a velocidade de formação de um produto com a concentração de um substrato em uma reação com uma quantidade fixa (concentração) de enzima. Explique graficamente essa correlação e o que significam os parâmetros obtidos a partir delas. (Vmax e Km).
 
Km corresponde à concentração de substrato para a qual V0 é metade da velocidade máxima.

Outros materiais