Buscar

FORUM de LOGÌSTICA 7º ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em época de crise, é comum as empresas olharem para o ambiente interno e buscarem respostas para a melhoria de recursos e diminuição dos custos de produtividade, objetivando a lucratividade. Dessa forma, compreender o conceito de logística em sua amplitude permite ao empreendedor alinhar o planejamento de suas estratégias e alcançar o diferencial competitivo.
Sei que no mundo dos negócios não existe receita mágica para o sucesso, mas utilizo da ousadia, para citar algumas dicas de como fazer um excelente planejamento logístico: 1.Faça uma análise para identificar os desperdícios em todos os processos mal estruturados de produção; 2.Certifique-se de que o planejamento abrange desde a localização do seu ponto de venda até o gerenciamento de estoque; 3.Utilize as ferramentas tecnológicas a seu favor; 4.Faça um bom estudo de suas estruturas físicas de armazenagem; 5.Utilize-se da política de logística reversa para criar credibilidade social na empresa; e 6.Avalie cada processo implantado e utilize as informações, como retroalimentação para novos procedimentos. 
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/6-dicas-que-mostram-como-a-logistica-pode-salvar-sua-empresa
Diante das dicas acima, descreva um planejamento logístico que foi mal estruturado na empresa na qual você trabalha e de que modo as 6 dicas do texto poderiam ter colaborado para que esse planejamento logístico fosse bem-sucedido. 
Respostas:
6 dicas que mostram como a logística pode salvar uma empresa
 por Tatiane Correia Fernandes 1 semana atrás 
1. Faça uma análise para identificar os desperdícios em todos os processos mal estruturados de produção, atingindo as áreas que direta ou indiretamente estejam envolvidas na confecção de bens e/ou serviços.
2. Certifique-se de que o planejamento abrange desde a localização do seu ponto de venda até o gerenciamento de estoque, passando por boas estratégias de escolha, de um modal de transporte adequado ao atendimento dos seus clientes.
3. Utilize as ferramentas tecnológicas a seu favor. Existem vários softwares de controle de estoque, administração de produção, gestão de transporte e, inclusive, de comunicação com os clientes.
4. Faça um bom estudo de suas estruturas físicas de armazenagem, arrumando-as para o atendimento rápido dos pedidos de seus clientes. Preocupar-se com a satisfação do consumidor é um diferencial em tempos de busca de fidelização contínua.
5. Utilize-se da política de logística reversa para criar credibilidade social na empresa. Cada vez mais, clientes fidelizam o consumo em instituições com responsabilidade socioambiental.
6. Avalie cada processo implantado e utilize as informações (mesmo que negativas), como retroalimentação para novos procedimentos. Estar preparado para receber críticas é uma competência que todos na empresa devem desenvolver. A voz e as atitudes do cliente falam muito sobre sua credibilidade.
É muito comum que as pessoas — e até alguns gestores — associem os processos logísticos apenas ao transporte de cargas e armazenamento ou movimentação de produtos. No entanto, isso é um erro grande: a logística está presente em praticamente todas as atividades de um empreendimento. É ela que fornece o suporte necessário para que toda a cadeia produtiva funcione do jeito certo, nas mais diversas áreas: fornecimento, produção, mkt, atendimento e, finalmente, a entrega do produto ao consumidor final.
Os processos logísticos ajudam a conferir competitividade para a empresa, credibilidade para a organização e a chance de superar as expectativas dos fornecedores, cooperadores e da clientela. Lembre-se: um planejamento mal estruturado nesse setor pode causar danos para a sua empresa.

Outros materiais