Buscar

Os desafios do pré-sal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Engenharia de Energias
Recursos Naturais e Energia
Professora: Dra. Kátia Cilene Rodrigues Madruga
Aluno: Guilherme Pereira Tonini
 
OS DESAFIOS DO PRÉ-SAL
O pré-sal é a maior reserva de petróleo descoberta nos últimos dez anos, no planeta, e localiza-se no Brasil. Mais precisamente a trezentos quilômetros da costa brasileira em alto mar. São muitos os desafios quanto a sua exploração, desde as pesquisas para a extração a logística.
O grande receio dos pesquisadores, no início, relacionava-se a qualidade do petróleo contido abaixo da camada de sal. No entanto, ao prosseguirem com os estudos, constatou-se que o petróleo tinha características de leve a intermediário, ou seja, de alta qualidade. A próxima etapa, após essa constatação, seria realizar testes durante um período determinado, para verificar a resistência dos equipamentos, o fluxo do petróleo e as adversidades climáticas que acometeriam navios e plataformas.
A resistência dos equipamentos utilizados nas águas profundas foi colocada à prova. Pressão e temperaturas extremas provocaram o desenvolvimento de tecnologia capaz de suportar essas grandezas. Porém, o petróleo do pré-sal possui alto teor de CO2, que em contato com a água do mar pode reagir transformando-se em um ácido altamente corrosivo aos equipamentos utilizados.
Outro desafio é o clima, levando-se em consideração o vento, as ondas e tempestades que poderiam causar danos às plataformas e navios, que devem se deslocar o mínimo possível do ponto de exploração. Para isso foram desenvolvidos sistemas de ancoragem, utilizando inclusive os próprios dutos, por onde o petróleo flui, para evitar grandes deslocamentos.
A logística é desafiadora, por dois motivos, o transporte dos trabalhadores, realizada por helicópteros especiais para a Petrobras, e o transporte do petróleo e gás extraídos. Quanto ao petróleo e gás, o transporte até a costa é feito por grandes navios que levam os barris.
Contudo, o risco de desastres ambientais, como por exemplo, o que ocorreu no Golfo do México (o maior desastre ambiental decorrente da exploração petrolífera), em 2010, deixa pesquisadores em alerta. Pois, numa possível hipótese de acidente em alto mar, fatores como, a distância de trezentos quilômetros da costa e a profundidade de mais de sete mil metros, dificultariam o estancamento do possível vazamento de petróleo, ou até mesmo o socorro a possíveis vítimas.

Outros materiais