Buscar

Aula 2 - GLÂNDULA PINEAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GLÂNDULA PINEAL
Sua localização é acima do tálamo, esta envolvida com a regulação dos nossos ritmos biológicos ( comportamento em um determinado tempo, exemplo acordado durante o dia, dormir durante a noite), conforme esse ritmos biológicos vão se repetindo forma-se o fenômeno de ritimicidade biológica. Pode ser Circadiano (dentro de um dia, exemplo a maioria dos hormônios), ultradianos (mais de um ciclo completo dentro de 24 horas) e os infradianos (mais de um dia para acontecer, exemplo ciclo sexual mensal feminino).
Resp onsável pela produção de melatonina, onde possui um perfil de secreção onde sua concentração no plasma sempre aumenta no período noturno e diminui no período diurno. Esse órgão é um sinalizador importante para o nosso meio interno de qual período do dia ou de qual período do ano nosso organismo se encontra, para dessa forma poder ativar ou inibir comportamentos, vias funcionais que são vantajosas para aquela espécie naquele período. 
O importante é entender que de acordo com a concentração de melatonina, nosso organismo vai saber se é noite ou dia é ative as vias necessárias para o período que nos encontramos
A glândula pineal tem origem embriológica do teto do terceiro ventrículo, ela está concetado com o restante do SN através de uma pequena ligação e através da secreção de melatonina vai agir em todo o sistema do nervoso central e também na periferia , composta principalmente pelos penialocitos e células da glia, astrócitos, alem dessas estruturas desde a infância é visto que há um deposito de cristais de fosfato de cálcio (corpórea arenacea), sugere-se que com o aumento do deposito de cálcio tenha envolvimento com redução da função dessa glândula, mas não é comprovado cientificamente. É uma molécula anfifílica, exerce ação independente de reagir com o receptor ela possui estruturas químicas que podem agir como antioxidantes (reduz a quantidade de espécies reativas) bem potente, metade de sua concentração circula associado a proteína albumina
Sintetizado á partir do triptofano é hidroxilado e leva a formação do 5hidroxitripofano que é descarboxilado e leva a formação da serotonina será acetilada pela NAT lanvando a formação NAcetilSerotonina será metilada e hidroxilada o que vai levar a formação da melatonina.
Pergunta da prova: Porque que a melatonina é sintetizada a noite e não de dia?
Em todos os animais a melatonina sempre está mais elevado no organismo durante o período da noite. A partir do momento em que a serotonina precisa passar para o restante da cadeia biossintética
Os animais mais inferiores possuem ainda o órgão pineal, nos organismos mais desenvolvidos a pineal foi internalizada o que a impossibilitou de perceber diretamente a luz ambiente, a partir disto, a retina, através dos fotoreceptores a responsável em informar a pineal em qual período do dia no encontramos. A retina utiliza o trato retinohipotalâmico para informar ao hipotálamo, essa informação de quanta luz esta sendo captada pela retina será recebida no núcleo supraquiasmatico, ficará muito estimulado inibindo o núcleo paraventricular que não consegue mandar informação para a porção superior da medula espinal que contem neurônios pré-ganglionares do SNS, não ativando esses neurônios, não tendo ativação do simpático que vai para a pineal.
Resumo (resposta da pergunta) Com muita luz, ativa os fotorreceptores, isso leva informação para o núcleo suprequiasmático que fica muito ativo inibindo o PVN que não consegue prosseguir com a informação que ele mandaria para pineal, que é uma informação que depende da ativação do simpático a partir de neurônios pré que partem da medula espinal e ai vão levar a informação para a pineal, não tendo deflagrado o efeito importante para a produção de melatonina. Durante o período da noite, menor intensidade de luz ambiente manda informação pro núcleo supraquiasmático, que vai ficar menos ativo, inibindo menos o PVN que agora consegue mandar informação para a porção superior da medula espinal ativando neurônios pré-ganglionares do simpático, ai o pós-ganglionar é ativado e vai mandar informação liberando noradrenalina para pineal interagindo com os receptores β adrenérgico ocorrendo a produção de AMPc dentro da pineal ativando a síntese, expressão e atividade da NAT fazendo a serotonina seja acetilada e o processo de síntese prossegue e produza mais melatonina.
A melatonina possui enzimas que a inativam no próprio encéfalo e no fígado.
AÇÃO DA MELATONINA
Pelo fato da melatonina ser uma molécula anfifílica, ela possui as mais variados formas de ação tecidual, pode executar ação no tecido interagindo com receptores de membrana para melatonina que produzem uma infinidade de mensageiros intracelulares,mas como é uma molécula que se dissolve bem em tecidos ela pode ultrapassar a membrana celular chegar ao núcleo e interagir com receptores nucleares, alterando expressão gênica no tecido que ela está executando sua ação, pode executar sua ação independente de agir com receptor, a própria molécula executar ações na célula.
O principal efeito é atuar como um sinalizador do nosso organismo para nos localizar no tempo. Um efeito muito relacionado a melatonina é com a regulação do nosso ciclo sono/vigília. A melatonina não é um indutor do sono, ela é simplesmente um sinalizador. O comprimento de onda que interfere na produção de melatonina é da luz azul.
As ações diretas da melatonina são antioxidantes reduzir as espécies reativas, efeitos de reparo de DNA, ativa enzimas, em alguns tipos celulares estimula a apoptose e em outros tipos inibir, agente antitumoral, regular a atividade de canais iônicos, efeito antigonadotrófico, sistema imunológico essencial precisa ter melatonina adequada para termos a resposta adequada, ação anti-hipertensiva, regula a sensação de dor, plasticidade neuronal, processos antienvelhecimento, metabolismo energético

Outros materiais