Buscar

EXERCICIOS DE 1 A 5 PLANEJAMENTO DE CARREIRA SUCESSO PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCICIOS DE 1 A 5 PLANEJAMENTO DE CARREIRA SUCESSO PROFISSIONAL 
1 Um dos problemas mais comentados em termos de Educação no Brasil refere-se à carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio.
I- 39 é a colocação do Brasil no ranking que avalia o nível da educação em 40 países, de acordo com pesquisa realizada pela Pearson International em 2012.
 PORQUE II
II- Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa.
R= As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
2 Como é calculado o IDEB?
R= É calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil.
3 Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis de: ____________ e ____________. O primeiro dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O segundo tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
R= mestrado e doutorado
4 Na primeira aula, mais especificamente no vídeo em que a jornalista Miriam Leitão comenta sobre o maior problema da economia brasileira fica notório a opinião dos economistas: educação. Segundo este vídeo este problema é pertinente a quem?
R= de todos seja governo ou sociedade de forma geral;
5 Embora as pesquisas indiquem que as as metas do IDEB estão sendo atingidas gradativamente, ainda estamos em uma situação precária, na qual é comprovado que ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa. A única afirmativa CORRETA que podemos fazer frente a esse panorama é que:
R= os conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa ainda precisam ser consolidados nos primeiros períodos da formação Superior para garantia de melhores resultados.
	 6 Em relação ao Ensino brasileiro, NÃO podemos afirmar (marque a única opção que apresenta 
 uma informação incorreta):
	
R= Ao ingressar no ensino superior, não há necessidade de estudar áreas como Linguagem e Matemática.
7 Quanto ao ambiente universitário, leia as assertivas a seguir e assinale a alternativas correta:
I - As disciplinas eletivas são assim chamadas porque o estudante pode escolher qual(is) deseja cursar.
II - Componente curricular é disciplina obrigatória determinada pelo MEC que deverá compor a matriz curricular.
III - O Estágio Curricular Supervisionado visa a articulação entre a teoria e a prática, essencial para a formação profissional. A carga horária mínima do estágio varia de curso para curso.
R= Todas as assertivas estão corretas
8 As disciplinas eletivas são:
R= Disciplinas que contemplam determinados temas, áreas ou subáreas, podendo o estudante escolher dentre elas as que deseja cursar, entretanto, mesmo com a escolha livre, a quantidade de horas prevista deverá ser cumprida, caso contrario não será possível concluir o curso.
9 Com a finalidade de facilitar e ampliar o acesso de alunos e professores à educação superior e ajudar a melhorar a qualidade de ensino das instituições federais, o governo mantém diversos programas. Assinale a opção que se refere ao programa que financia a graduação na educação superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação.
R= FIES
10 João está prestes a concluir o ensino superior. Ele já realizou todas as disciplinas mínimas e está agora na fase de Estágio Supervisionado. Ao realizar uma consulta no seu histórico escolar, verificou que seu currículo possui disciplinas eletivas, em quantidade equivalente a 30 horas. Por se tratar de disciplina eletiva, João é obrigado a cursá-las?
R= Sim, pois somente haverá término do curso se essa carga horária for cumprida.
11 A palavra chave na Universidade pode ser considerada como sendo: FOCO. Foco em que? É evidente que o foco deve recair sobre o compromisso que o aluno tem com suas atividades na Universidade. Assinale a opção que representa uma conduta desejável a ser adotada durante a realização do curso universitário.
R= Respeitar a individualidade das pessoas é uma condição fundamental para estabelecer um ambiente saudável e cordial no convívio acadêmico.
12 O Modelo de Ensino Superior Estácio não é apenas um acúmulo de conteúdo teórico, há outras atividades acadêmicas que se inserem no Projeto Pedagógico do Curso e que também são determinadas nas diretrizes curriculares do MEC. O que são atividades complementares?
R= 
São componentes curriculares obrigatórios nos cursos de bacharelado e licenciatura e têm por objetivo enriquecer e complementar o perfil do formando
13 O estágio como método de ensino superior no Brasil tem por finalidade ser
R= Uma forma do aluno aplicar o seu conhecimento teórico na prática.
14 Dentre os diversos tipos de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994), uma delas é bastante valorizada por empresas em processos seletivos, quando candidatos apresentam a capacidade de interação com grupos de pessoas, sabendo respeitar as diferenças individuais, entendendo suas motivações e desejos. O tipo inteligência que correspondente é
R= interpessoal
15 Estudar é algo muito particular e o resultado vai depender do modo, do estilo de cada um aprender (resumos, gravações, memorização, etc). Existem também diversos tipos de inteligência associados aos estilos de estudo, e dentre eles, a Inteligência Interpessoal. Analise as afirmativas a seguir e identifique aquela que corresponde às características desse tipo de inteligência:
R= Capacidade de interpretar as intenções, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas e responder adequadamente;
16 De acordo com Howard Gardner (1994) existem inteligências múltiplas que estão relacionadas diretamente com a nossa capacidade de resolver problemas. Ele descreveu cientificamente oito tipos de inteligência, sendo uma delas a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e discriminar entre eles para orientar o comportamento, conhecer as próprias forças e fraquezas. Esse tipo de inteligência é a :
R= Intrapessoal
17 Sabemos que em cada indivíduo estão ativos os estilos de aprendizagem, mas sempre um deles sobressai mais na pessoa. Assinale a opção que se refere aos estilos de aprendizagem.
R= Visual, auditivo e cinestésico.
18 Identifique o item que não condiz com uma carreira profissional bem-sucedida
R= Inabilidade para trabalhar em equipe
19 Paulo deseja administrar melhor os seus recursos financeiros. Sendo assim, ele está detalhando tudo que ganha e gasta, ou seja, suas receitas e seus desembolsos. Ele acredita que deste modo poderá reconhecer as despesas extras e saber como poderá reduzi-las.
Sendo assim, Paulo está realizando um: (assinale a alternativa correta)
R= Orçamento
20 A Empresa "Buffet Saudável", necessitando aumentar sua frota de veículos, após pesquisa, optou pela aquisição de um Micro Caminhão Effa Baú para atender às exigências de suas atividades, e resolveu fazer essa operação através de seu banco de contato. O banco ao analisar a capacidade de pagamento da empresa concedeu um limite de operações que permitiu à empresa adquirir o veículo de forma parcelada, num prazo de pagamento de 60 meses.
Sendo assim, podemos concluir que: (assinale a alternativa correta)
R= O banco ofereceu um financiamento com a garantia do veículo para ser pago em cinco anos.
21 O sr. Manuel está estudando como reduzir suas despesas. Seus maiores gastos são aluguel, alimentação, telefone, fixo e celular, e educação superior. Qual seria a opção mais viável para o sr. Manuel a curto prazo?
R= Reduzir os gastos com telefone
22 Considerando que o ensino superior potencialmente trará retornos significativos durante a vida profissional, abrindo novas oportunidadese consolidando uma carreira sólida, os recursos dedicados a essa finalidade são considerados:
R= investimentos
23 O planejamento é realmente muito importante. Ele nos ajuda  a encontrar o melhor caminho. Desta forma precisamos definir os nossos objetivos profissionais, pessoais e patrimoniais. Com relação a estes objetivos podemos afirmar:
I- Os objetivos Profissionais definem nossa opção com relação ao trabalho.
II- Os objetivos Pessoais estão ligados ao nosso lazer  e aos nossos relacionamentos.
III- Os objetivos Patrimoniais estão ligados aos bens que desejamos adquirir.
Assinale a alternativa correta:
R= As afirmativas I, II e III estão corretas
24 Financiamento:
R= São recursos obtidos em instituições com destino definido.
25 Todos deveríamos ter um orçamento pessoal. Para tanto é preciso determinar o que é despesa, receita, investimento e poupança nas nossas contas. Por exemplo, como se classifica a mensalidade da faculdade?
R= Investimento de médio e longo prazo.
26 Ana após se organizar financeiramente obteve recursos para aplicações e assim resolveu realizar um investimento. Ela investiu no mercado de ações e os investimentos cresceram de forma exponencial com operações de derivativos. Desta forma, pode-se afirmar que Ana possui um perfil de investidor identificado como: (assinale a alternativa correta)
R= agressivo
27 na é uma investidora típica e possui investimentos em caderneta de poupança, mantendo a segurança e a liquidez que procura. Já João é um investidor que procura o mercado de renda variável, embora tendo conhecimento do risco, prefere correr o risco em troca de uma remuneração melhor.
Diante do exposto, pode-se afirmar que o perfil de investidor de Ana e João são respectivamente: (assinale a alternativa correta)
R= conservador - agressivo
28 O serviço em que uma instituição financeira empresta dinheiro para o cliente com uma finalidade específica e necessita dos dados do bem ou do serviço financiado para servir de garantia para a instituição é definido como:
R= Financiamento.
29 Roberto, pai dos gêmeos Lucio e Rafaela, de 5 anos, é um Advogado bem sucedido e decidiu investir mensalmente 20% de sua receita em uma aplicação de longo prazo para futuramente custear os estudos universitários de seus filhos. Qual é o perfil do investidor Roberto?
R= Conservador.
30 O mercado de captação de recursos financeiros e investimento é bastante sofisticado. Analise as afirmações apresentadas sobre este mercado.
I - Os tipos de financiamentos para adquirir um veículo são: empréstimo pessoal, leasing e financiamento do veículo.
II - Quanto menor a garantia em um empréstimo, maior será o custo do dinheiro.
III - O custo de captação de um empréstimo é composto de: juros+encargos+taxas.
Em relação ao mercado de captação de recursos financeiros e investimento podemos afirmar que estão corretas as afirmativas:
R= I, II e III

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes