Buscar

Crimes na internet do direito da personalidade

Prévia do material em texto

Crimes na internet do direito da personalidade
O Direito da Personalidade são os direitos reconhecidos pelo direito da pessoa humana, prevista no ordenamento jurídico para a defesa de valores inatos do homem, como a vida, privacidade, honra, intelectualidade entre outros.
Os crimes cibernéticos do direito da personalidade são compostos principalmente por crimes contra à honra, à intelectualidade, intimidade e imagem, causando grandes transtornos para vítimas e gerando uma surpreendente demanda nos tribunais. 
Quanto à Honra, tem como definição social : “Honra é a avaliação do procedimento de uma pessoa e estado social baseado nas adoções daquele indivíduo e ações” ; e jurídica: “a dignidade pessoal refletida na consideração dos outros e no sentimento da própria pessoa”.
Garantias:
Constituição Federal de 1988:
 Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; 
X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; 
Sanções penais:
Código Penal, Capítulo V, Dos crimes contra a Honra 
Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime 
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: 
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. 
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: 
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Sanção Civil:
Código Civil, Capítulo II, Dos Direitos da Personalidade 
Art. 21 - A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma. 
O Direito à imagem corresponde no aspecto físico, personalidade, corpo, gestos, atitudes e etc. Tal direito é irrenunciável, inalienável, intransmissível, porém disponível. 
Garantias:
Constituição Federal de 1988:
Art.5°, X – “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;”
 XXVIII - são assegurados, nos termos da lei:
A proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humana, inclusive nas atividades desportivas;
Sanção Civil:
Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.
Quanto ao direito à privacidade, pode-se afirmar que com o avanço tecnológico da informação e comunicação a intimidade das pessoas estão cada vez mais vulneráveis, já que este é um meio de grande proliferação deste delito contra a privacidade. A privacidade o direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal. 
 
Garantias: 
Constituição Federal de 1988:
Art. 5, X: ‘’São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. 
XI – “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;”
XII – “é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;” 
Sansão Civil:
Art. 21: “A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.”
Exemplo de violação do direito da personalidade via crime digital
Um exemplo famoso que tomou conta do país foi o da atriz Carolina Dieckmann, que teve seu aparelho informático invadido por um hacker (Criminoso via digital), sendo assim, o caso de invasão informática de maior repercussão. 
Após este episódio, foi criada a lei 12.737 de 30 de novembro de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. 
Esta lei dispõe de artigos que evidenciam e protegem o direito da personalidade, expresso no:
Art. 1o  Esta Lei dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos e dá outras providências.
Art. 154-A.  Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. 
§ 3o  Se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido:  
§ 4o  Na hipótese do § 3o, aumenta-se a pena de um a dois terços se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes