Buscar

PS AULA 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CHOQUE
*
*
O Choque, também conhecido como Estado de choque, é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigenio suficiente. 
*
*
O choque pode ter várias causas. Contudo as mais frequentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial
*
*
SINAIS E SINTOMAS
Pele fria 
Sudorese
Palidez de face
Respiração curta, rápida e irregular
Visão turva
Pulso rápido e fraco 
Semiconsciência, vertigem ou queda ao chão 
Náuseas ou vômitos
*
*
 1. Deve-se observar se não há nada que possa asfixiar a vítima. Verifique a presença de chicletes, próteses ou secreções na boca da vítima. 2. Tente identificar a causa do Estado de Choque e se possível eliminar a causa. Por exemplo, se constatada uma hemorragia tente estancá-la. 3. Afrouxe roupas para facilitar a ventilação. Após, verifique se não há nada obstruindo as vias aéreas e se a respiração está normal. 4. Mantenha os membros inferiores elevados. OBS: Só execute essa etapa se não houver fratura nos membros inferiores ou suspeita de hemorragias no crânio. 5. Tente manter a vítima aquecida (use cobertos ou outro artifício disponível), controle a temperatura corporal. 6. Se a vítima estiver consciente converse com ela, tenta acalmá-la e controle seu estado até a chegada do socorro médico. 
*
*
Não dê líquidos a vítima, por estar com seus reflexos diminuídos ela pode se afogar ou até mesmo interferir em caso de necessidade de cirurgia. - Caso a vítima esteja vomitando sangue existe risco de se asfixiar. Evite isso virando o pescoço da vítima para o lado (só faça isso se não houver possibilidade de lesão da coluna cervical). Caso haja suspeita de lesão cervical, imobilize a vítima improvisando uma maca e vire-a para o lado.
*
*
SANGRAMENTO EXTERNO: O QUE FAZER
Procure manter o local que sangra em plano mais elevado que o coração.
Pressione firmemente o local por cerca de 10 minutos, comprimindo com um pano limpo dobrado ou com uma das mãos.
 Se o corte for extenso, aproxime as bordas abertas com os dedos e mantenha unidas. Ainda, caso o sangramento não cesse, pressione com mais firmeza por mais 10 minutos.
*
*
SANGRAMENTO EXTERNO: O QUE FAZER
Observação: Quando houver sangramentos intensos nos membros e a compressão não for suficiente para estancá-los, comprima a artéria ou a veia responsável pelo sangramento contra o osso, impedindo a passagem de sangue para a região afetada.
*
*
SANGRAMENTO EXTERNO:
O QUE NÃO FAZER
Não deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos;
Não deve aplicar substâncias como pó de café ou qualquer outro produto.
*
*
TORNIQUETES
O torniquete deve ser aplicado apenas em casos extremos e como último recurso. 
Amarre um pano limpo ligeiramente acima do ferimento, enrolando-o firmemente duas vezes. Amarre-o com um nó simples.
Em seguida, amarre um bastão sobre o nó do tecido. Torça o bastão até estancar o sangramento. 
Firme o bastão com as pontas livres da tira de tecido.
*
*
TORNIQUETES
Marque o horário em que foi aplicado o torniquete.
Procure socorro médico imediato.
Desaperte-o gradualmente a cada 10 ou 15 minutos, para manter a circulação do membro afetado.
*
*
Marque com lápis, batom ou carvão na testa ou em qualquer lugar visível da vítima, as letras “TQ” (torniquete) e a hora.
*
*
ATENÇÃO
A qualquer tempo se o paciente ficar com as extremidades dos dedos frias e arroxeadas, afrouxe um pouco o torniquete, o suficiente para reestabelecer a circulação, reapertando a seguir caso prossiga a hemorragia. 
Ao afroxar o torniquete, comprima o curativo sobre a ferida.
.
*
*
Enquanto estiver controlando a hemorragia, proceda da seguinte forma: Mantenha a vítima agasalhada com cobertores ou roupas, evitando seu contato com o chão frio
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais