Buscar

Trabalho grupo Daiane

Prévia do material em texto

10
ANDREA SANTOS SILVA
CÉSAR ANTÔNIO MAGALHÃES SILVA
DAIANE MACHADO DOS SANTOS
EVELINE DE JESUS FONSECA SANTOS
JORGIDA DAS GRAÇAS DA CONCEIÇÃO
O PROJETO ÉTICO - POLÍTICO NAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL.
 Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as seguintes disciplinas: de Ética e Legislação Profissional; Políticas Sociais I; Oficina de instrumentalidade do Serviço Social; Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III Administração e Planejamento em Serviço Social. Profª. Clarice Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Rosane Malvezzi.
	
Cruz das Almas
2015
ANDREA SANTOS SILVA
CÉSAR ANTÔNIO MAGALHÃES SILVA
DAIANE MACHADO DOS SANTOS
EVELINE DE JESUS FONSECA SANTOS
JORGIDA DAS GRAÇAS DA CONCEIÇÃO
O PROJETO ÉTICO - POLÍTICO NAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL.
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as seguintes disciplinas: de Ética e Legislação Profissional; Políticas Sociais I; Oficina de instrumentalidade do Serviço Social; Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III Administração e Planejamento em Serviço Social. Profª. Clarice Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Rosane Malvezzi.
.
Cruz das Almas
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
3. CONCLUSÃO.......................................................................................................9
4. REFERÊNCIAS...................................................................................................10
5. ANEXO................................................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre o Projeto Ético-Político, através do qual o Assistente Social como profissional desempenha seu trabalho pesquisando e analisando a realidade da sociedade, formulando, avaliando e executando serviços, Políticas Sociais e programas, os quais buscam defender os direitos dos usuários, a justiça social, os Direitos Humanos buscando assistir aos desamparados, garantindo seus direitos. Conheceremos através de entrevista concedida pela Assistente Social Irlene Andrade Bittencourt - CRESS 3477__ 5ª Região/BA, onde a mesma nos relata sobre a realização do trabalho que a instituição realiza os serviços destinados à população.
2. DESENVOLVIMENTO
O Projeto Ético-Político é um compromisso que exige competência onde o mesmo busca aperfeiçoar o Assistente Social como profissional, buscando primar os serviços prestados à população com qualidade, garantindo assim as conquistas no campo teórico-metodológico, mantendo-se crítico e investigativo, buscando não impor a visão e opinião pessoal, lutando para superar as desigualdades, os problemas relacionados á violência, injustiças e todas as formas de degradação do ser humano. É também onde os Profissionais da área se expressam representando a população reunindo um conjunto de valores e concepções ético-políticas.
”Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem da profissão, elegem valores que a legitimam socialmente e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, institucionais e práticos) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as balizas da sua relação com os usuários de seus serviços, com outras profissões e com as organizações e instituições sociais, privadas, públicas, entre estas, também e destacadamente com o Estado, ao qual coube, historicamente, o reconhecimento jurídico dos estatutos profissionais” (Netto, 1999:95).
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma Unidade Pública Estatal que oferece serviços especializados aos cidadãos que se encontram ameaçados ou que sofreram algum tipo de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc. A atenção é continuada e tem como foco a família e a situação na qual ela se encontra, garantindo a essas famílias o acesso aos direitos Socioassistenciais através de recursos e proteção.
O CRAS procura ser um espaço que possa acolher com qualidade, auxiliar nas relações familiares dentro do seu contexto social procurando fortalecer os meios de superação da situação vivida pela família.
Segue abaixo  na íntegra a entrevista com a Assistente Social do CRAS- de Cruz das Almas – BA,
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma instituição governamental, pertence à Secretaria Municipal de Assistência Social - SETAS. Realiza orientações individuais e de grupo, encaminhamentos aos órgãos que defendem os direitos que contribuam para a construção da autonomia e inserção social. Com um número razoável de funcionários, com psicólogos e muitas famílias cadastradas. Atendemos de demanda espontânea, onde fazemos o possível para atender a todos os usuários que nos procuram e procuramos efetuar os serviços e os encaminhamentos realizados pelo serviço especializado em abordagem social.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS de Cruz das Almas - Ba), foi fundado no dia 12 de maio de 2002 e está localizado no bairro do Itapicuru S/N no Bairro Mariana na cidade de Cruz das Almas - BA.
. Com muitos moradores de rua identificados pela secretaria de Assistência Social (Semas), através dos serviços prestados á comunidade é possível realizar atendimento a muitas pessoas e famílias, com a ajuda de profissionais como 02 psicólogas através da proteção social básica desenvolvendo atividades socioeducativas e fortalecendo os vínculos familiares para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Ações ofertadas e políticas vinculadas: Política social e políticas públicas. Atualmente o número de pessoas atendidas é muito grande, atendendo as ofertas e demandas, aqueles que procuram ao CRAS espontaneamente não tendo desta forma um número exato, atendendo também casos dos Conselhos da Infância e Juventude enviados pelo Ministério Público, onde a cada três meses é feito um relatório para se obter um número específico.
As mudanças ocorridas na operacionalização foram enormes e significativas, pois, no momento, os serviços estão sendo mais assistidos e desta forma os casos estão sendo resolvidos em curto prazo. Houve contratação de um número maior de técnicos apresentando uma melhora nos atendimentos tendo em vista que ainda são poucos para atender a demanda do setor. Hoje podemos atender melhor cada usuário com qualidade e individualismo deixando-os assim com mais liberdade de escolha. Desta forma, o Assistente Social é primordial para o setor e essencial para o CRAS. Contamos também com a ajuda profissional de psicólogos que nos orientam a desenvolver os serviços com mais eficiência e acima de tudo com mais qualidade, onde cada caso é um caso e cada indivíduo é único.
 As políticas sociais são as ações do governo onde incluem projetos e planos para as áreas visando diminuir as desigualdades sociais servindo como mediador entre a intervenção governamental e as demandas. É através dessa política que os direitos dos cidadãos são respeitados e realizados atuando de forma ampla na sociedade como um plano de ação. Entretanto, é através desses movimentos que os direitos sociais são garantidos através da constituição que exerce um papel importante na produção de medidas que garantem os direitos, visando à ampliação do acesso da população a determinados bens e serviços promovendo a defesa dos interesses comuns, construindouma ponte entre o progresso histórico brasileiro e a origem dos muitos males contemporâneos, tendo como meta a formulação de valores capazes de produzir as respostas necessárias a uma sociedade carente de cidadania.
Assim, a prática do Serviço Social vai se reformulando de ações voluntariosas, assistencialista e vinculando a prática de compromissos com as diversas formas de inclusão social em defesa da democracia e dos segmentos fragilizados sociais e político. Portanto, a partir desse novo momento surge uma forte direção na defesa dos direitos humanos e os direitos sociais consolidados com a promulgação da Constituição de 1988.
As competências e atribuições do profissional de serviço social junto a este serviço. Compete ao assistente social encaminhar providência, e prestar orientação social a indivíduos grupos e população; orientar indivíduos e grupos dos diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa dos direitos, planejarem, organizar e administrar benefícios e serviços sociais, prestar acessória e apoio aos movimentos sociais relacionados às políticas sociais, fazer planejamento, organização e administração de serviços sociais e de unidade de serviço social, realizar estudo socioeconômico com os usuários para fim de benefícios e serviços sociais junto ao órgão da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outros entidades, planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais, elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam no âmbito da atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
Mediante os dados relatados acima informamos que as atribuições postas aos profissionais do Serviço Social na referida instituição são: Competências as quais encaminhamos providências e prestamos orientação social a indivíduos, grupos e á população; Orientamos indivíduos e grupos de diferentes segmentos no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos. Planejamento, organização e administração de serviços sociais e de Unidade de Serviço Social, execução e avaliação de pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais, realizamos estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. Supervisão e avaliação direta de estágios de Serviço Social. 
Na visão do profissional, o que é o projeto ético político? Pontuo ser o projeto profissional do Serviço Social que foi construído no contexto histórico das décadas de 70 e 80 num processo de redemocratização da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional presente no Serviço Social brasileiro. Constata-se o seu amadurecimento na década de 90, período de profundas transformações na sociedade que afetam a produção, a economia, a política, o Estado, a cultura, o trabalho, tendo em vista a sua vinculação a um projeto que propõe a construção de uma nova ordem societária. 
Tem como base o aperfeiçoamento intelectual do Assistente Social, compromisso com a luta pela superação das desigualdades, situações de violência, injustiças e violação de direitos, compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população. No cotidiano profissional como percebe e aplica a direção do projeto ético-político no espaço sócio educacional? Fazemos um atendimento individual, trabalhamos com as famílias, com grupos comunitários e com as visitas ás instituições a aos domicílios.
Quais são os entraves e as perspectivas de aplicação do projeto ético políticos no espaço sócio ocupacional? Vivemos em uma sociedade em que os Direitos Humanos não são respeitados e devemos agir com ética e uma boa política social para garantir os direitos e lutar contra o abuso de poder. O trabalho do Assistente Social contribui com a equidade social e a justiça desenvolvendo programas, ações e projetos de forma válida. Lutamos contra o preconceito, a intolerância, a exclusão social, os quais tem crescido de forma alarmante em nossos dias e nós, como Assistentes Sociais precisamos formular projetos para mudar os valores e ter estratégias para enfrentar esses modos de comportamento e de certa forma conscientizar as pessoas a respeito das desigualdades. O Serviço Social nos dias atuais não possui mais aquele vínculo com a caridade. Devido a relação com o capital e o trabalho nessa sociedade capitalista, o Serviço Social trabalha mais com o lado de garantia de direitos, enfrenta as questões sociais, por isso é ligado á política social a qual é assumida pelos Assistentes Sociais os quais trabalham realizando projetos seja nas instituições privadas ou públicas.
“A análise do contexto sócio-político econômico no qual se desenvolve a emergência do Serviço Social nos obriga a considerar sua gênese não como uma derivação de anteriores formas de caridade e filantropia mais técnica, organizada e sistemática que suas protoformas, mas como resultado do processo histórico, vinculado a certo movimento das lutas de classe”. (MONTAÑO, 1997, p. 102). Devemos procurar ser bons profissionais tanto na teoria quanto na prática, devemos considerar a importância das questões legais, leis e resoluções que fundamentam a profissão do Assistente Social.
3. CONCLUSÃO
Foi através desta entrevista que passamos a conhecer e aprender um pouco mais sobre a importância do trabalho do Assistente Social como profissional, como são aplicadas e onde são desenvolvidas as políticas sociais. É muito importante para o Assistente Social agir com competência, responsabilidade, com postura crítica, fiscalizar, participar e vivenciar os problemas da população utilizando-se dos instrumentais de trabalho baseando-se no Projeto Ético-Político, no código de ética e nas dimensões profissionais procurando atender a população usuária tendo o compromisso com a mesma de construir e transformar nossa sociedade tão carente de novos rumos e uma nova postura.
4. REFERÊNCIA
BEHRING, Elaine Rossetti; Ivonete. Política Social: Fundamentos e História. 2ed.São Paulo: Cortez Editora, 2007.
FERREIRA, Claudia Maria. Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social IV. São Paulo: Pearson, 2009.
Netto. José Paulo. Ditadura e serviço social: Uma analise do serviço social no Brasil pós 64 10 ed. São Paulo: Cortez.
SANTINI, Maria Angela, Ética profissional: serviço social. São Paulo Pearson, 2009.
SIKORSKI, Daniela. Oficina de Formação: Instrumentalidade do serviço social. São Paulo: Pearson, 2009.
BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. _ 6. Ed. _ São Paulo, Cortez, 2008.
IAMAMOTO, Maria Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional. – 14. Ed. – São Paulo, Cortez, 2008.
5. ANEXO ENTREVISTA

Outros materiais