Buscar

Fatores Neuroquímicos na Lesão e Inflamação dos Tecidos Orofaciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DATA: 18/09/2015
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA 
RESUMO: 	Fatores Neuroquímicos na Lesão e Inflamação 
dos Tecidos Orofaciais
Existem duas teorias que explicam o funcionamento da detecção de estímulos pelos neurônios sensitivos periféricos: a teoria da especificidade e a teoria padrão. A teoria da especificidade diz que a dor pode ser percebida graças à ativação de neurônios sensitivos especializados (no caso da dor, nociceptores). A identificação das fibras A-delta e das fibras C reforçam essa teoria. Já a teoria padrão diz que a dor é percebida devido a vários estímulos que ativam vários tipos de neurônios sensitivos, esses produzem um padrão de estímulos, que caracterizam a dor. Resumindo, a teoria da especificidade engloba apenas os nociceptores, já a teoria padrão engloba nociceptores e não-nociceptores. As duas teorias foram provadas através de experimento, nesse caso deve ser considerado que as duas são importantes para a explicação da percepção da dor.
A inflamação e infecção do tecido envolvem a liberação de mediadores inflamatórios, os neurônios nociceptores percebem esses mediadores no tecido periférico através de receptores. Esses nociceptores poderá ser ativado (potencial de ação e sinapse) ou sensibilizado dependendo da concentração desses mediadores. A sensibilização do nociceptor consiste na sua capacidade de despolarização espontânea, uma vez que seu limiar para que ele se despolarize diminui. O nociceptor sensibilizado pode implicar em dores por hiperalgesia e alodinia. A hiperalgesia é quando um estímulo que ultrapassa o limiar provoca uma dor mais intensa, já a alodinia é quando um estímulo sem potencial risco produz dor.
Os nociceptores podem apresentar mudanças no seu fenótipo devido à inflamação ou infecção tecidual, sinalizando-as. Alguns desses nociceptores não só sinalizam a inflamação e infecção, mas também agem regulando a inflamação e a cicatrização, assim, pode-se dizer que esses neurônios realizam funções aferentes e eferentes. Existem dois neuropeptídios que são liberados por certos nociceptores e que agem na inflamação, por possuírem propriedades favoráveis à inflamação, são eles o neuropeptídios substância P e substância CGRP (relacionado a calcitonina). Também existem evidências (como nos exemplo citado no capítulo) de que esses dois neuropeptídios agem na cicatrização. Por exemplo, a substância P é capaz de induzir a formação de novos vasos sanguíneos, o que é de fundamental peso na cicatrização.

Outros materiais