Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PROVA
1) “O desenvolvimento político, jurídico, filosófico, religioso, literário, artístico, etc., repousa sobre o desenvolvimento econômico. Mas reagem todos igualmente uns sobre os outros, assim como sobre a base econômica.” (Friedrich Engels) Leia as frases sobre a concepção de relações sociais a seguir. Avalie que frase(s) apresenta(m) a concepção marxista, vinculados ao que aborda Engels. As relações sociais na sociedade devem ser pensadas considerando os efeitos da infraestrutura sobre a superestrutura. As relações sociais na sociedade devem ser consideradas tendo em vista a divisão social do trabalho. As relações sociais na sociedade são produtos das motivações que constituem as ações sociais dos indivíduos. Opção correta é: 
a) Apenas I. (X)
b) I e III. 
c) II e III. 
d) Apenas III 
e) Apenas II
2) Na vida pública (na gestão do estado) ou privada (no âmbito das organizações produtivas) das sociedades modernas, a racionalização ou burocratização veio para reduzir o impacto das tradicionais formas pré-burocráticas de relações sociais. Para atingir o mencionado no texto, o primeiro passo para passar do uma gestão pré-burocrática para uma burocratizada é: 
a) Manter um poder sustentado na força. 
b) Ter a personalidade como centro da ação. 
c) Separar interesse público do privado. (X)
d) Utilizar a lealdade como canal de gestão. 
e) Considerar a confiança como base do poder
3) O processo de acompanhar o filho nos primeiros dias de aula costuma ser cheio de dúvidas e receios. Os pais sofrem tanto ou até mais que os filhos. Para que tenha sucesso, em primeiro lugar, é preciso ter plena confiança na escola. Veja um relato: “Quando resolvi colocar a minha filha na escola, com 1 ano e 2 meses, tinha certeza de que estava fazendo a coisa certa. Ela já dava sinais de que queria ir: pegava a mochila do irmão mais velho e levava até a porta de casa. Além disso, sei que o estímulo que receberia desde cedo no ambiente escolar seria fundamental para o desenvolvimento dela. Também estava bastante segura em relação à escola, onde meu filho de 4 anos e meio já estudava há quase dois. Mas é claro que, lá no fundo, fiquei com pena. Tão nova, pobrezinha... Mesmo assim, resolvi tentar. E, depois de duas semanas – e alguns momentos de choro – deu tudo certo!" (texto adaptado. Disponível em: Acesso em 21 fev 2016. O tema acima demonstra que as relações de interação dos indivíduos em sociedade com sua cultura estão mediadas por: 
a) grupos sociais 
b) processos sociais 
c) organizações sociais
d) instituições sociais (X)
e) entidades sociais
4) Durkheim não pode ser meramente tachado de conservador, sua defesa das instituições se baseia num ponto fundamental, o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado. Uma sociedade em estado de anomia, sem limites leva o ser humano ao desespero. Preocupado com esse desespero, Durkheim se dedicou ao estudo da criminalidade, do suicídio e da religião. Numa sociedade integrada, essa gente não podia ser ignorada, de uma forma ou de outra, toda a sociedade estava ou iria sofrer as consequências. Aos problemas que ele observou, considerou como patologia social, e chamou aquela sociedade doente de "Ano mana". A anomia era a grande inimiga da sociedade, algo que devia ser vencido, e a sociologia era o meio para isso. O papel do sociólogo seria, portanto, estudar, entender e ajudara sociedade. Adaptado. Disponível em:http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167(http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167).Considerando no texto acima, dentre as afirmativas abaixo, aquela que pode ser atribuída à Sociologia de Durkheim é: 
a) A sociedade é uma combinação da dinâmica social que se subordina à estática social, ou seja, trata-se das condições constantes da sociedade (ordem) e das leis de seu progressivo desenvolvimento (progresso). O progresso é produto da ordem que irá aperfeiçoar os elementos permanentes de qualquer sociedade como religião, família, propriedade, linguagem, valores. 
b) O homem na sociedade capitalista tem a capacidade de pensar, escolher, opinar resolver situações cotidianas, não necessitando de leis que direcionem suas condutas. No plano social, esta ideia se traduz na noção de que as sociedades se fundamentam em acordos mútuos entre os indivíduos que as compõem. São suas ações sociais que delimitam os caminhos da própria sociedade onde atuam. 
c) A sociedade é um conjunto de regras, normas, padrões de conduta, valores, pensamentos e sentimentos que não existem apenas na consciência individual; mas na consciência coletiva que se manifesta na existência social, ou seja: nas instituições sociais, instâncias encarregadas de incutir nos indivíduos esse conjunto de valores e referências. (X)
d) A sociedade não muda pela revolução. A tarefa a ser cumprida deveria, portanto, ser a instauração de valores morais, tradição e hierarquia que possibilitassem a organização das estruturas sociais e políticas. Para isso, seria importante uma nova elite científico-industrial capaz de formular os fundamentos positivos da sociedade e desenvolver o bem comum. 
e) A formação da sociedade se deve à crescente divisão do trabalho nos agrupamentos humanos, com as hordas primitivas, guerreiras e autoritárias evoluindo para civilizações cada vez mais complexas, industriais e individualistas, com alto grau de especialização. Isto se torna possível porque há nas sociedades modernas alto grau de competição e cooperação espontânea.
5) Pierre Bourdieu defende a tese de que a opinião pública,simplesmente, não existe. Apoia-se basicamente em três argumentos contestatórios. Primeiro, ospesquisadores partem de forma equivocada da premissa de que a produção de opinião esteja aoalcance de qualquer indivíduo. Segundo, partem do falso pressuposto de que todas as opiniões têm o mesmo valor. Por último, duvidam que os temas pesquisados sejam de real interesse de todos os respondentes, ou seja, acreditam que, nas pesquisas de opinião, impõem-se assuntos que parecem importantes para o pesquisador, sem estar baseado em um real consenso a esse respeito (CERVELLINI; FIGUEIREDO, 1995. Adaptado). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. À medida que membros de um público formam opinião sobre um tema que eles elegem, cria-se, nesse momento, a opinião pública. PORQUE Público é uma coletividade de indivíduos sem uma estrutura organizada, constituído de pessoas com interesse comum e que atuam com uma ação conjunta. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
a) As asserções I e II são proposições falsas. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (X)
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
6) O processo de acompanhar o filho nos primeiros dias de aula costuma ser cheio de dúvidas e receios. Os pais sofrem tanto ou até mais que os filhos. Para que tenha sucesso, em primeiro lugar, é preciso ter plena confiança na escola. Veja um relato: “Quando resolvi colocar a minha filha na escola, com 1 ano e 2 meses, tinha certeza de que estava fazendo a coisa certa. Ela já dava sinais de que queria ir: pegava a mochila do irmão mais velho e levava até a porta de casa. Além disso, sei que o estímulo que receberia desde cedo no ambiente escolar seria fundamental para o desenvolvimento dela. Também estava bastante segura em relação à escola, onde meu filho de 4 anos e meio já estudava há quase dois. Mas é claro que, lá no fundo, fiquei com pena. Tão nova, pobrezinha... Mesmo assim, resolvi tentar. E, depois de duas semanas – e alguns momentos de choro – deu tudo certo!" (texto adaptado. Disponível em:index.php/educacao-infantil/1345-adaptacao-como -vai-ser-o-dia-a-dia-do -meu-filho-na-escola.html> Acesso em 21 fev 2016. O tema acima demonstra que as relações de interação dos indivíduos em sociedade com sua cultura estão mediadas por: 
a) grupos sociais 
b) entidades sociais 
c) organizações sociais 
d) processos sociais
e) instituições sociais (X)
7) É possível identificar entre os autores clássicos, modernos e contemporâneos da sociologia, duas grandes linhas do pensamento sociológico. Uma delas é a individualista, que tem como característica: 
a) Usar como um conceito-chave de sua análise a “estrutura social”. 
b) Associar o indivíduo a um ator social que está sujeito às regras da sociedade. 
c) Vincular as ações dos indivíduos ao resultado de forças sociais que ele não controla. 
d) Entender as ações dos indivíduos e suas motivações como base para a sociedade. (X)
e) Entender que a sociedade existe independentemente de ações individuais racionais
8) Um jovem foi participar de sua primeira entre vista de emprego. Primeiro, procurou investigar o perfil da empresa e dos empregados. No dia, como não sabia como se comportar nesse tipo de situação, ficou observando como os outros candidatos reagiam enquanto ficavam esperando e quando saíam da sala. Durante essa espera, fez perguntasse procurou algumas dicas. Depois, ao entrar na sala e conversar com o agente de seleção de pessoal, ficou atento ao que este falava sobre seu currículo e procurou ver o sentido que as observações tinham. Pautou, então, seu comportamento na entrevista a partir dessas informações. Ao final, obteve sucesso em sua busca por emprego. Identifique a abordagem sociológica aplicada na análise do caso exposto: 
a) Sistêmica. 
b) Individualista. (X)
c) Estruturalista. 
d) Holística. 
e) Coletivista.

Mais conteúdos dessa disciplina