Buscar

Fundamentos da Administração - 1º Semestre

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA ....................................... 4
42.1 Princípios administrativos nas organizações contemporâneas	�
2.1.1.Burocracia nas organizações ............................................................................ 5
2.1.1.1 Variáveis macroeconômicas ........................................................................... 5
3 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ............................................................................ 6
4 Ética, Política e Sociedade ................................................................................... 7
5 Empreendedorismo ............................................................................................... 8
5.1 Analise de mercado e Plano de marketing ........................................................... 9
REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 10
��
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma produção textual, que aborda os princípios administrativos nas organizações contemporâneas, Sistema de informação, ética, política, sociedade e empreendedorismo.
O objetivo deste trabalho é desenvolver um texto de própria autoria, apresentando a fundamentação teórica no âmbito da gestão Logística.
A metodologia utilizada foi a pesquisa em bibliografias, no livro disponível para estudo (Introdução à Administração e Economia), pesquisas na biblioteca virtual da Unopar e em sites de busca
Pretendendo, por fim, compreender as teorias da administração, e sua inclusão nas organizações contemporâneas, bem como, as variáveis macroeconômicas.
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Princípios administrativos nas organizações contemporâneas
Os princípios administrativos apontados por Taylor foi uma revolução mental. Uma revolução na maneira de encarar o trabalho e as responsabilidades dentro das organizações. Através da ORT (Organização Racional do Trabalho), as organizações passadas e contemporâneas obtiveram melhor maneira para executar tarefas; empregados cientificamente selecionados, de modo que, pessoas e tarefas fossem compatíveis além da padronização de máquinas e equipamentos.
Os princípios e as técnicas criados por esse movimento procuravam aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho, para evitar o desperdício e promover “a prosperidade dos patrões e dos empregados” (MAXIMIANO, 2004, p. 54).
Destarte, através da racionalização do trabalho as organizações passaram a obter mais ganhos e, menor desperdício de tempo na execução das tarefas.
Burocracia nas organizações
Os leigos têm em mente que burocracia compreende processos lentos, cheios de papelórios, formalismo e exageros dentro de uma organização. Porém esses são conceitos contrários ao que Max Weber definiu como burocracia; para ele a burocracia é a organização eficiente por excelência. Segundo Maximiano (2004, p. 60) “a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas impessoais. São normas (ou leis) que regem o comportamento das pessoas”.
Atualmente vivemos em um mundo globalizado onde as informações se processam em tempo real. Essa nova era digital contribui também para a construção injusta do conceito de burocracia, mas na verdade a burocracia vem para apressurar o processo e torná-lo mais eficiente.
A burocracia conseguiu chegar aos tempos atuais com inúmeros princípios que se fazem extremamente úteis para os gestores contemporâneos. Normatizar e Regulamentar organizações e seus processos tem sido cada vez mais comum e necessário quando buscamos, por exemplo, qualidade e outros diferenciais em mercados cada vez mais exigentes e dinâmicos.
Variáveis macroeconômicas
Foi a partir da década de 1930, a macroeconomia ganhou grande impulso, mas mesmo anteriormente, ela já existia, o que ocorria era o domínio da microeconomia. Dois eventos proporcionaram esse “surgimento” da macroeconomia. No campo teórico, foi a publicação do livro “Teoria Geral do emprego, do juro e da moeda” do autor John Maynard Keynes, e no âmbito empírico, foi a crise de 1929 “queda da bolsa de valores”.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
As variáveis macroeconômicas influenciam economicamente o comportamento do mercado, tanto de forma positiva quanto negativa. Oscilações econômicas afetam principalmente os hábitos de consumo e o rendimento dos consumidores, afetando também a Logística, que necessita de demanda. As metas da macroeconomia são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico, etc. 
Sistemas de Informações
A informação tem elevada importância em qualquer organização por ser indispensável em situações internas e externas. Organizações públicas ou privadas dependem da informação em seus processos decisórios.
No ambiente atual, não há como competir sem ter acesso a um fluxo de informação eficaz e eficiente. Pois, vantagens competitivas, nos dias atuais, são obtidas através da utilização de redes de comunicação e sistemas tecnológicos que interconectam empresas, clientes e fornecedores com rapidez e custo reduzido.
O sistema ERP (Sistema integrado de gestão empresarial - SIGE ou SIG; em inglês enterprise resource planning) contribui ao máximo para a melhoria da qualidade e serviço, pois, abrange cada passo das operações organizacionais, como: compras, planejamentos, manufaturas, contas a pagar e receber, preço dos produtos e serviços, controle de estoque, vendas etc. O sistema ERP se adapta a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócio, e proporciona total controle dos gestores sobre a empresa.
Ética, Política e Sociedade
Em meio a tantos conflitos mundiais, de ordem política, econômica e religiosa é indispensável que a ética assegure de modo mais amplo possível o respeito à vida humana, como forma concreta de eliminar as diferenças entre países e culturas, buscando a equidade.
Ética e política sempre tiveram uma intensa relação dialética de conflitos, variando os termos e os temas desse confronto. Entre esses temas, sempre se ressaltou o da mentira política, como uma espécie de agressão mais aceitável aos princípios morais.
Como ressaltou Aristóteles “O homem é um animal político”, o que reflete na necessidade do homem conviver em comunidade. Como citado na aula, “O homem não é uma ilha”, precisa ter convívio em uma sociedade.
Empreendedorismo
O empreendedor faz o negócio nascer e o administrador faz o negócio crescer e o intraempreendedor ele busca se capacitar cada vez mais para superar os desafios que lhe são apresentados. É, acima de tudo, perspicaz e bastante criativo. Para ele, colaborar com a empresa, ter bons salários e elevar o seu nome dentro da organização são objetivos tão importantes quanto ter seu próprio negócio. Empreendedor é aquele que assume os riscos e funda seu próprio negócio. 
O administrador é o responsável por gerir um empreendimento, o empreendedor geralmente tem paixão pelo que faz, utiliza os recursos disponíveis, transforma o ambiente onde vive e aceita assumir a possibilidade de fracassar. E o intraempreendedor é aquele que está em constante observação em seu  local de trabalho e nunca está satisfeito porque sempre acha que é possível encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas acontecerem. É através dele que as melhorias ocorrem, os custos baixam e a qualidade melhora.
Analise de Mercado e Plano de Marketing
A análise de mercado ajuda a encontrar caminhos para começar bem um negócio e crescer no decorrer do tempo. Ajuda também a otimizar esforços, colocar energia nas ações que realmente podem fazerdiferença. Analisar o mercado para levantar informações cruciais para o negócio sobre a economia, os consumidores, a concorrência, os fornecedores, dentre outros. Outro passo importante é estar em constante análise de mercado, mesmo que o negócio vá bem. Assim, encontraremos novas oportunidades.
No plano de marketing, fazer uma análise profunda dos clientes potenciais, em conjunto com uma avaliação do produto, para perceber se ele atende às exigências da demanda, além de estabelecer objetivos, metas e buscar estratégias para atingi-los.
CONCLUSÃO
Através do presente trabalho, concluir que todos os assuntos abordados, tais como, os princípios administrativos, sistemas de informação, ética, política e sociedade são de extrema importância para o sucesso de toda organização e para uma boa gestão Logística. Passei a entender a importância do sistema de informações dentro da organização.
REFERÊNCIAS
MOREIRA, Bernardo Leite. Há diferenças entre o empreendedor e o intraempreendedor. 2004. Dissertação (Psicólogo, com especialização em Administração de Empresas). Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/ha-diferencas-entre-o-empreendedor-e-o-intraempreendedor/125//>. Acesso em: 10 abr. 2015.
BARBOSA, Sergio de Goes. Ética, política e sociedade. 2014. Vídeo (Téc. Análise e Desen. de Sistemas). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=MlzXJtGxsrI/>. Acesso em: 10 abr. 2014.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval. Economia micro e macro. São Paulo: Atlas, 2002.
REIS, José Luís. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
TATIELLE BORGES FREITAS
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
EUNÁPOLIS
2015
TATIELLE BORGES FREITAS
pRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Trabalho Acadêmico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média no primeiro semestre do curso de Tecnologia em Logística.
EUNÁPOLIS
2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes