Buscar

LIBRAS 1 A 5 perguntas com resposta do Registro de Frequencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um equívoco comum acerca das pessoas surdas e que se transformou em uma forma recorrente de identificá-las está em referir-se aos surdos como:
*Surdomudo
O termo “sujeito sinalizante”, usado nesta disciplina, faz referência:
*A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais.
A noção de identidade pode ser relacionada aos comportamentos sociais e, logo, ao contexto da inclusão, surdez e aprendizagem na contemporaneidade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta:
*O termo "cultura surda" não tem nenhuma relação com o posicionamento político-ideológico. 
"Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:
 *Excludente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: (Concurso público do Município de Pacatuba, questão 35).
*Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os veem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdos. 
2 
A língua de sinais em sua modalidade viso-espacial tem sua estrutura organizada em cinco parâmetros, EXCETO:
*Expressão viso-espacial
No que diz respeito ao alfabeto manual, as duas letras que apresentam a mesma configuração de mãos, mas diferenciam-se quanto ao movimento, são:
*"p" e "k"
Sobre a língua de sinais, NÃO se constitui em um mito:
*O fato de ser uma língua como outra qualquer.
Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:
*Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido. 
Embora de modalidade linguística diferente das línguas orais, há vários níveis gramaticais que podem ser encontrados nas línguas orais e nas línguas viso-espaciais. Assinale o nível de descrição linguística que não é encontrado nas línguas orais.
*Quirológico. 
3
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial nas comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:
*Da Lei 10436 / 2002. 
 A ideia de que somente o domínio da língua portuguesa permite ao surdo a ampliação de sua inclusão na sociedade, encontra-se abertamente defendida em qual documento? 
*Manifesto dos Surdos Oralizados
Na história da educação de surdos, podem ser observadas posturas que vão desde o oralismo até o bilinguismo. Dos princípios inerentes a essa última, pode-se concluir que: 
* O fato de LIBRAS ser a primeira língua dos surdos não significa que sejam incapazes de aprender português.
O Decreto 5626 / 2005 regulamenta a Lei de LIBRAS. Assinale a alternativa que não apresenta assunto tratado nesse Decreto:
*Possibilidade de implante coclear para surdos
Na segunda metade do século XVIII, havia duas propostas principais para a educação de surdos na Europa. Assinale a alternativa correta:
*O "Método Francês" e o "Método Alemão
4
De maneira geral, a surdez pode ser entendida a partir de pelo menos dois modelos: o clínico-patológico e o sociocultural. Marque a alternativa que apresenta corretamente a perspectiva do segundo modelo:
*Considera as dificuldades como parte do processo de desenvolvimento e aprendizagem, vendo a surdez como diferença.
Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte
*O surdo não pode dirigir em função de sua deficiência auditiva.
Certos comportamentos que se deve ter durante a interpretação, segundo o código de ética da atuação do profissional tradutor e intérprete ? que é a parte integrante do regimento dessa área ? estão descritos abaixo, exceto UM, cujo procedimento foi a postura da intérprete da piada. (Adaptado do concurso público da Prefeitura Municipal de Dormentes/PE, questão 25, de 2009). Qual é essa exceção? 
*Agir com parcialidade
A respeito da profissão de Intérprete de LIBRAS, NÃO é admissível que esse profissional:
*Encoraje, a favor de si mesmo, pessoas surdas a buscarem decisões de ordem legal.
O intérprete não "empresta" apenas os ouvidos e as mãos aos surdos. Para desempenhar bem sua tarefa, ele coloca à disposição muitas outras habilidades e competências (intelectuais, corporais etc.). Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das competências exigidas de um intérprete de LIBRAS:
Capacidade de suprimir ou adicionar por má fé informações ao conteúdo interpretado.
5
Estudos sociolinguísticos revelaram que a LIBRAS não é a única língua de sinais de surdos brasileiros, mas sim a língua da maioria dos surdos brasileiros que habitam as grandes cidades. Como esse dado pode ser observado?
*Pela existência da língua Urubu Kaapor encontrada no Maranhão. 
Ao observarmos a história da Língua Brasileira de Sinais, descobrimos que em sua formação a LIBRAS recebeu influência da: 
*Língua de Sinais Francesa
Sobre os aspectos sociolinguísticos e gramaticais da LIBRAS,  é correto afirmar que:
*É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "sign writing".
 No que diz respeito à linguística das línguas de sinais, assinale a alternativa INCORRETA: (Concurso público da UFTM/2009, questão 37)
*As línguas de sinais são sistemas linguísticos que derivaram das línguas orais e que fluíram de uma necessidade natural de comunicação entre as pessoas surdas.
Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITING:
(Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 43) 
*A escrita de sinais Signwriting, amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua.

Outros materiais

Perguntas Recentes