Buscar

GESTÃO SOCIAL ATIV. 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO SOCIAL
ATIVIDADE 1
		Com relação à Responsabilidade Social Corporativa, assinale a resposta incorreta:
	
	
	
	
	 
	As companhias estão inseridas em ambiente complexo, onde suas atividades influenciam, mas não têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade.
	
	
	Os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado a atividade empresarial e econômica a uma maior transparência.
	
	
	A adoção da Responsabilidade Social Corporativa e a relação da empresa com outros atores (stakeholders) que participam igualmente da geração de valor da empresa destinado ao mercado e à sociedade é parte integrante da Gestão Social.
	
	
	Atualmente, muitos consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos.
	
	 
	A responsabilidade social é um conceito, segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
		Diversos fatores têm contribuído nos últimos anos, para explicar a valorização da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na pauta das discussões nas empresas, entre eles destacam-se: as crises financeiras gerando ondas de instabilidade nos mercados globais, os desafios das mudanças climáticas, os problemas de geopolítica mundial e a diminuição da eficácia das políticas públicas. Nesse sentido, as empresas como força-motriz da economia, tem sido solicitadas que
	
	
	
	
	
	Acabem por ter um papel de agente público de cuidar da gestão social na foram de audiências públicas, visando aumentar o envolvimento das comunidades com o seu negócio.
	
	 
	Ampliem o seu papel como agente econômico, indo além da gestão empresarial eficiente mas também agregue valor social e ambiental que contribui para melhoria da qualidade de vida da população.
	
	
	Diminuem a sua área de atuação, indo além da gestão eficiente que conduz a sustentação da competitividade de seu negócio, de forma a gerar o lucro máximo, até a gestão social de vários projetos socioambientais.
	
	
	Tomem o lugar do ente público cuidando de parte da administração de competência do município, do estado ou da união e, por isto, recebe a isenção de impostos e taxas como prêmio.
	
	
	Acabem por assumir o papel do governo e fazer políticas públicas na forma, por exemplo, administrar uma escola ou um hospital ou uma delegacia.
	
	Qual o entendimento que você tem a respeito dos stakeholders?
	
	
	
	
	
	é o conjunto de bancos que se reúnem e formam uma associação para emprestar dinheiro as empresas, e elas podem pagar, também, com os lucros auferidos.
	
	 
	é o conjunto dos atores que agregam valor na produção: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governo e comunidade.
	
	
	é o conjunto de parceiros que colocam dinheiro na empresa e, portanto, querem dividir o lucro.
	
	
	é o conjunto de trabalhadores que se reúnem nos sindicatos e resolvem pressionar as empresa para que elas aumentem os seus salários via participação nos lucros.
	
	
	é o conjunto de atores que se juntam no sindicato e nas associações de classe, e pressionam as empresas a aderirem a essas entidades sob pena de serem por elas retaliadas.
		A segunda grande crise do sistema capitalista ocorreu em 2008, com o estouro da bolha imobiliária¿ no mercado americano e que foi a responsável pela crise das economias de vários países da zona do Euro, entre eles: a Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Itália e, mais recentemente, Chipre. Baseado nisto, como o novo conceito de Gestão Social contribui para solução dessa crise?
	
	
	
	
	
	Porque contribui para que o governo exerça o seu poder que deve ser menos cooperação e mais coação.
	
	
	Porque contribui para que os cidadãos exercitem o processo da cidadania deliberativa e o governo (re)aprenda a fazer política pública.
	
	 
	Porque contribui para a maximização do bem estar social, ela tem maior capacidade de comprometer se não todos, pelo menos a maioria, num programa de ajuste baseado na eficiência coletiva.
	
	
	Porque contribui para que o aprendizado do processo de gestão baseado diálogo permanente e construção de soluções individuais.
	
	
	Porque contribui para a geração de maior nível de confiança entre os agentes e, dessa forma, gerar maior estímulo das empresas em maximizar os seus lucros.
		Cada vez mais as empresas estão inseridas em um ambiente complexo, onde suas atividades influenciam ou têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade. Que nova concepção está orientando as companhias?
	
	
	
	
	
	a adoção decorreu da pressão insuportável dos sindicatos que querendo o melhor para os seus filiados, adotou todas as formas de pressão para atingir esse objetivo.
	
	 
	a adoção pela empresa da RSC conferiu as empresas um selo que iam nos rótulos de seus produtos e, dessa forma, os consumidores compravam mais produtos dessa empresa do que as que não tinham adotado a RSC.
	
	 
	a adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que surgiu por conta dos objetivos e valores sociais que vinham da pressão dos stakeholders.
	
	
	a adoção da RSC surgiu pela necessidade das empresas buscarem formas de financiamento mais baratas e as empresas que adotassem a RSC teriam menores custos.
	
	
	a adoção decorre da pressão dos governos, que começaram a ameaçar a fechar as empresas que não adotassem a RSC na condução de seus negócios.
		Quais são as razões que tem contribuído para que as empresas passem a adotar, progressivamente, critérios sociais nas suas decisões?
	
	
	
	
	 
	com a globalização e a mutação industrial em larga escala, surgem novos comportamentos por parte dos consumidores que recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos.
	
	
	foram a pressão dos bancos que disseram que somente emprestariam recursos para as empresa que adotassem critérios explícitos de RSC em seus negócios.
	
	
	a globalização e as inovações tecnológicas levaram as empresas a ficarem preocupadas com o que elas produziam e vendiam, principalmente, nos países que não possuem legislação mais severas.
	
	
	foi a melhoria do caráter dos executivos das empresas, que começaram a brigar com os acionistas que queriam lucro a todo custo, mas os executivos lutavam para fazer de uma forma ética social e ambiental.
	
	
	muita pressão dos investidores, que queriam investir nas empresas somente se elas adotassem critérios explícitos boa conduta e respeito ao meio ambiente.

Outros materiais