Buscar

av1 historia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0474_AV1_HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 22393)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante muito tempo na Grécia Antiga, "a instrução na música e na ginástica era prerrogativa das classes dominantes e só os homens livres eram considerados dignos desses ensinamentos". Em Roma Antiga, "a escola de gramática e de retórica era, afinal, a escola das classes privilegiadas. Juvenal confirma que a eloqüência era algo raro entre esfarrapados". "Aos escravos que ocupam cargos de responsabilidade nas fazendas se deveria ensinar a ler e escrever e deveriam receber um pouco de instrução" (MANACORDA, 1992). Com base nos estudos realizados e nos trechos apresentados, marque a opção correta.
		
	
	Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles criticaram intensamente a vigência de uma educação classista, apontada na questão.
	 
	Evidencia-se a força da sociedade classista na antiguidade greco-romana que também se manifesta na educação através de uma proposta dual: os saberes ensinados variavam conforme a inserção do indivíduo na hierarquia social.
	
	Tanto Grécia quanto Roma Antiga valorizavam a instrução da música e da gramática para todos, independente do gênero e da classe social.
	
	Constata-se que a unicidade foi a marca predominante do currículo no mundo antigo, isto é, todos, independente de sua classe social, tinham direitos aos distintos saberes, fossem eles de cunho intelectual ou físico.
	
	A questão expressa a relevância da instrução profissional no mundo antigo, sobretudo a partir do governo de Péricles, quando a democracia ateniense é estendida a todos que viviam em Atenas.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 20259)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o pedagogo, em função da sua origem histórica, podemos afirmar que:
		
	
	era um escriba que, no Egito, redigia as escrituras sagradas;
	
	era um professor que, em Esparta, ensinava a arte da guerra;
	 
	era um escravo que, na Grécia, acompanhava a educação das crianças.
	
	era um governante que, na Grécia, organizava o sistema educacional;
	
	era um proprietário de terra que na, Grécia, construía escolas;
	
	
	 3a Questão (Cód.: 22417)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação ao Império Romano é correto afirmar que:
		
	 
	A educação era voltada apenas para a guerra.
	
	A educação enfatizava o saber regional.
	 
	A educação era cosmopolita e universal.
	
	A educação era voltada para a cidadania.
	
	A educação era voltada para a paz.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 22009)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as características pedagógicas que, na antiguidade, distinguem Roma e Grécia, podemos afirmar que:
		
	
	as escolas romanas nada produziram que fosse possível educar os gregos, povos clássicos que fundaram a educação religiosa no ocidente, enquanto o protestantismo avançava na organização dos livros traduzidos para as bibliotecas públicas do ocidente.
	
	em Roma os alunos, nos estágios superiores, deviam se dedicar aos complexos estudos da metafísica, enquanto os europeus adotaram uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano e para ação política;
	
	ambas se organizaram de forma a priorizar a guerra contra os povos pobres, impondo uma escola de filosofia, ciência e artes. No entanto, foram as escolas gregas que deram origem a educação no mundo ocidental;
	 
	na Grécia os alunos, nos estágios superiores, deviam se dedicar aos complexos estudos da metafísica, enquanto os romanos adotaram uma postura voltada para o cotidiano e para a ação política;
	
	a escola fundada na Grécia formou matemáticos e filósofos que educaram os soldados, possibilitando a invasão de Roma. Porém, tais escolas ficaram esquecidas no tempo, pouco servindo como inspiração ao modelo ocidental;
	
	
	 5a Questão (Cód.: 93593)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia as afirmativas abaixo: 
 I A história é uma sucessão de acontecimentos que se baseiam em fatos isolados, preocupada, especialmente, com batalhas e grandes heróis.
 II A luta de classes é um elemento central para explicação do movimento da história.
 III A história é pensada como a sucessão ordenada dos fatos em direção ao progresso.
 IV Ampliação da noção de fonte para além da escrita valorizando a tradição oral, fotos, quadros, entre outras fontes.
 V Mais do que narrar o fato, cabe à história problematizá-lo.
Marque a única opção correta:
		
	
	5 - A afirmativa II é a única que não se relaciona ao positivismo
	 
	1 - Apenas a afirmativa I é compatível com o positivismo.
	
	3 - As afirmativas IV e V referem-se ao positivismo
	 
	4 - As afirmativas I e III referem-se ao positivismo
	
	2 - Apenas a afirmativa V corresponde ao positivismo
	
	
	 6a Questão (Cód.: 9242)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na interseção entre História e Educação podemos identificar como elementos característicos os seguintes aspectos:
I. Através da Educação se mantém viva a memória de um povo, através exclusivamente do estudo da trajetória dos indivíduos letrados dessa sociedade.
II. As questões educacionais não devem ser concebidas como um fenômeno neutro, mas sim engendradas nas relações sociais e históricas.
III. No século XIX é que vamos contar com uma produção sistemática de historiadores sobre os fatos da educação e seus condicionantes econômico-sociais.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) corrreta(s)
		
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 22413)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A política seguida pelos imperadores no âmbito escolar, como já salientamos, mantém fixo este papel de romanização e de unificação atribuído à escola e à instrução, a leitura dos mesmos textos, o estudo dos mesmos clássicos, a análise gramatical, a sintática e estilística das mesmas línguas (grego e latim) acabam por criar um húmus comum e profundo, sobretudo no nível das classes dirigentes...". (CAMBI,1999, p.117). A partir da leitura do texto de Cambi, é correto afirmar que:
		
	
	A grande dimensão geográfica alcançada pelo Império Romano obrigou o Estado a descentralizar a educação, responsabilizando cada província pela administração das instituições escolares.
	 
	A grande dimensão geográfica alcançada pelo Império Romano obrigou o Estado a criar um sistema centralizado de ensino que coordenava as instituições escolares de todas as províncias.
	
	A grande dimensão geográfica alcançada pelo Império Romano obrigou o Estado a promover formação para o seu quadro de funcionários com base no respeito às diferenças regionais.
	 
	A grande dimensão geográfica alcançada pelo Império Romano obrigou o Estado a se dedicar exclusivamente ao setor militar, sendo a educação uma responsabilidade do pater famílias.
	
	A grande dimensão geográfica alcançada pelo Império Romano obrigou o Estado a criar um sistema centralizado de ensino onde predominava uma educação popular e não aristocrática.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 9139)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A história da educação é uma disciplina, ou melhor, uma área de conhecimento, que busca compreender os processos que envolvem o desenvolvimento educacional no tempo e no espaço. Ao longo do tempo a própria disciplina transformou-se e incorporou elementos analíticos de outras áreas de conhecimento. Esta compreensão se deu principalmente a partir da chamada Escola dos Annales. A linha historiográfica pode ser entendida como sendo:
		
	
	Construida a partir da concepção que a história é uma ciência e que sua verdade está exclusivamente nos documentos escritos, a partir dos quais é possível se construir axiomas que mostram a etapa de desenvolvimento de cada sociedade.
	
	Parte da idéia que o conhecimento histórico é construído a partir das micros-histórias somadas, formando assim a história no sentido macro.
	 
	Uma disciplina que busca analisar o passado a partir das fontes disponíveis,ampliando estas fontes a qualquer vestígio documental, seja ele escrito, pictórico, oral entre outros. Estabelece um diálogo permanente com outras ciências como a geografia, a sociologia, a antropologia, a matemática e com qualquer área que possa contribuir para a construção histórica.
	 
	Um instrumento de investigação que visa conhecer o passado, entender o presente, para melhor compreender as projeções de futuro da educação e de suas estruturas organizacionais.
	
	Baseada na concepção de lutas de classe, tendo como parâmetros as contradições entre a burguesia e o proletariado e parte de idéia do materialismo histórico dialético.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 19704)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir do fragmento retirado da obra de Durkheim (apud Brandão, 1995, p.18): "[...] a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do clã. Não há mestres determinados, nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciãos e pelo conjunto das gerações anteriores". Podemos dizer que o conceito de educação explicitado por Durkheim se refere:
		
	 
	Ao regime social tribal.
	
	À educação moderna da burguesia.
	
	Ao período da idade média.
	
	À educação ocidental do século XX.
	
	À educação brasileira do período colonial.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 24949)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação à educação grega e a romana, é INCORRETO afirmar que o que equivale entre elas é:
		
	 
	eram diferenciadas das demais civilizações do mundo antigo devido ao fato de não predominar as questões religiosas na formação do cidadão.
	
	preocupa-se em formar um homem moral, político e literário.
	 
	preparar diferentes cidadanias, um cidadão para o serviço militar e outro cidadão para conduzir a política e o Estado.
	
	não se restringir ao ideal de homem sábio, mas se estende à formação do homem virtuoso.
	
	tratar de uma cultura predominantemente humanística e, sobretudo cosmopolita e universal.

Outros materiais