Buscar

Questões de Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201508045153)
	
	As ruas do Centro do Rio de Janeiro amanheceram cobertas de lixo neste domingo de carnaval, 02/03/14, devido à greve deflagrada por um grupo de garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). Os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, reajuste salarial, vale-refeição e pagamento de hora extra. Com isso, as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas e Almirante Barroso, além do Largo da Carioca e da Lapa, ainda estão com montanhas de garrafas, latas, sacos plásticos e restos de comida por conta dos blocos que desfilaram pela região no sábado. Os banheiros químicos instalados na região também estão sujos. Os garis recebem atualmente salários em torno de R$ 900,00 e vales refeições de R$ 12,00 (Publicado no Estadão On-Line em 02 de março de 2014). Com base na tipologia de classificação das ações sociais, desenvolvida por Max Weber, como pode ser classificada a greve dos garis da Comlurb, que teve seu início no dia 02 de março de 2014, no Rio de Janeiro? Justifique a sua resposta. 
	
	Sua Resposta: Ao meu ver estão certas e segundo a visão de Weber como todos na área de limpeza da empresa se encontram em igual situação e tem as mesmas possibilidades se reivindicarem juntos. Justificando acreditam que sua mão de obra vale mais do que recebem no momento procurem seus direitos dentro das leis da CLT, pois trabalho prestado tem que ser remunerado de acordo com : horários, dificuldades, periculosidade entre outros.
	Compare com a sua resposta: O objetivo do movimento grevista era conseguir aumento de salário e melhoria de outras cláusulas do contrato de trabalho. Neste sentido, a ação social em questão poderia ser definida como uma ação social racional relacionada a fins. 
	 2a Questão (Ref.: 201508445217)
	
	Marx inaugurou uma rede de concepções sobre o que é ideologia. Esta rede tem em Marx sua fonte de referência teórica. Defina o que é ideologia de acordo com pensamento Marxista.
	
	Sua Resposta: Seria de acordo com a posição dos seres humanos. Esta ideologia de Marx é a partir da posiça~dos seres humanos em relaçaõ aos meios de produção.
	Compare com a sua resposta: Designa qualquer doutrina sobre a realidade social que tenha vínculo com uma posição de classe. A concepção de ideologia está arelada ao interesses das classes sociais, temos assim várias ideologias como a da burguesia e da do proletariado.
	 3a Questão (Ref.: 201508372026)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo Gramsci, a formação geral obtida na escola ¿humanista¿ é dada aos filhos das classes dominantes, formando os seus próprios intelectuais orgânicos. Com o desenvolvimento industrial e a urbanização, o perfil da formação desses intelectuais se transformou. Ao lado da escola ¿clássica¿, desenvolveu-se uma escola técnica que substituiu a clássica, porque:
	
	
	abria a possibilidade para que todas as camadas sociais viessem a contribuir com o processo educacional.
	
	era capaz de desenvolver nos indivíduos uma cultura geral, ou seja, ¿o poder fundamental de pensar e se orientar".
	
	era necessário regenerar a sociedade e o homem através de uma educação sadia. 
	
	era mais adequada à formação dos intelectuais orgânicos das classes dominantes. 
	
	através da reprodução cultural, a educação contribui para a reprodução social. 
	 4a Questão (Ref.: 201508374509)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Avalie as afirmativas a seguir.
 I - A escola humanista fornece uma formação "clássica", que deve desenvolver nos indivíduos uma cultura geral, dando a cada indivíduo, nas palavras de Gramsci, "o poder fundamental de pensar e se orientar na vida".
 I I - A escola especializada fornece uma formação específica dos diferentes ramos profissionais, ou baseadas na necessidade de operacionalizar os conteúdos específicos.
 I I I _ Oriente são aqueles países em que a sociedade civil é estruturada, múltipla, organizada e compartilha com o Estado a administração da vida social. 
ASSINALE se ... 
	
	
	todas as afirmativas estiverem incorretas.
	
	apenas I e III estiverem corretas.
	
	apenas II e III estiverem corretas.
	
	apenas II estiver correta.
	
	apenas I e II estiverem corretas
	 5a Questão (Ref.: 201508421280)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Ele distingue quatro tipos de ações sociais que orientam o sujeito. São elas, EXCETO: 
	
	ação social religiosa e mítica
	
	ação social racional com relação a valores 
	
	ação social tradicional
	
	ação social afetiva
	
	ação social racional com relação a fins
	
	 
6a Questão (Ref.: 201508031406)
	
	A sociedade não é apenas algo exterior aos indivíduos. Ao contrário, ela seria o resultado de uma imensa rede de interações entre os seus membros. Essa definição se aplica a:
	
	
	Emile Durkheim
	
	Karl Marx 
	
	August Comte 
	
	Pierre Bourdieu
	
	Max Weber
	 7a Questão (Ref.: 201508421298)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São aquelas cujo sentido subjetivo envolve os meios adequados para se atingir determinados objetivos, previamente estabelecidos. Ex.: uma pesquisa científica, um projeto econômico, fazer um curso de graduação, etc. Essa definição se aplica a qual tipo de ação social distinguida por Max Weber? 
	
	ação social racional com relação a fins
	
	ação social afetiva 
	
	ação social tradicional
	
	ação social religiosa e mítica 
	
	ação social racional com relação a valores
	 8a Questão (Ref.: 201508419902)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual pensador propõe a ruptura radical com a lógica do cientificismo positivista:
	
	Paulo Freire.
	
	Max Weber.
	
	Karl Marx.
	
	Auguste Comte.
	
	Émile Durkheim.
	 9a Questão (Ref.: 201508462869)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Max Weber entende a educação com pré - requisito fundamental para as sociedades modernas. Indique o fator que este autor tem como fundamento destas sociedades:
	
	Fundamentação dialética.
	
	Dominação racional legal.
	
	Rejeição da burocracia.
	
	Método dialético.
	
	Modelo marxista de sociedade.
	 10a Questão (Ref.: 201508421339)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São aquelas cujo sentido subjetivo se constrói com vistas à observação de costumes ou tradições. Ex.: o casamento religioso ou o batismo dos filhos em determinada igreja, para quem não é praticante daquela crença. Ir para a universidade porque todos na família assim o fizeram, etc. 
Essa definição se aplica a qual tipo de ação social distinguida por Max Weber? 
	
	
	ação social tradicional
	
	ação social afetiva
	
	ação social religiosa e mítica 
	
	ação social racional com relação a valores
	
	ação social racional com relação a fins

Outros materiais