Buscar

Ideias e Conceitos Filosóficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a
	
	Explique a importância do Iluminismo para o desenvolvimento da Modernidade.
	
Sua Resposta: Ele ensina, mostra para as pessoas uma nova ideia para o amadurecimento do homem. Ajudou na filosofia,ciências, parte pedagógica entre outros
	
Compare com a sua resposta: O Iluminismo foi um movimento de grande importância a partir da segunda metade do século XVIII. Abrange não só o pensamento filosófico, mas também as artes, as ciências e as teorias políticas, as teorias pedagógicas e jurídicas. A razão é exaltada e é compreendida como faculdade universal, uma luz natural, comum a todos os humanos. O Iluminismo tem caráter ético e emancipador, resultado do uso da razão. Tem caráter fortemente laico e secular.
	 2a)
	
	Descartes, escreve sobre o método da dúvida na regra IV das Regras; 
"Por método, entendo regras certas e fáceis, graças às quais todos os que a observem exatamente jamais tomarão como verdadeiro aquilo que é falso e chegarão, sem se cansar com esforços inúteis e aumentando progressivamente sua Ciência, ao conhecimento verdadeiro de tudo o que lhes é possível esperar". 
a) Como você explica a importância da escolha do método, com base em Descartes  
b) Explique apenas dois passos do método proposto por Descartes.
	
	
Sua Resposta: a duvida metodica e a ideia do cogito cartesuia
	
Compare com a sua resposta: 
a) Ele se propõe fundamentar a possibilidade do conhecimento científico (da Nova Ciência) encontrando uma verdade inquestionável e refutando o ceticismo. Enfatiza a escolha do método para ter a certeza de que não ocorra ERRO, pois acredita que o homem traz dentro de em si a possibilidade do conhecimento. 
b) O método é exposto em quatro regras ou passos: Dependerá da escolha do aluno I - Impor ordem nos meus pensamentos, começando pelos assuntos mais simples de serem conhecidos. II - Jamais aceitar como exata coisa alguma que eu não conheça evidentemente III- Fazer para cada caso enumerações tão exatas que esteja certo de não ter esquecido nada, assim nunca se confundirá o falso com o verdadeiro, chegando ao verdadeiro conhecimento. IV - Consiste em dividir cada dificuldade a ser examinada em tantas partes quantas possíveis e necessárias para resolvê-las.
	 3a
	
	René Descartes diante das dúvidas acerca da validade das teorias da Ciência Moderna, assume a tarefa de fundamentar ou legitimar tal conhecimento. Para tanto, procurou: 
I. Demonstrar de forma conclusiva que o homem pode conhecer o real de modo verdadeiro e definitivo. 
II. Criar um método fundamentado em critérios seguros.
III. Demonstrar que as questões céticas devem ser levadas a sério, não sendo possível simplesmente descartá-las.
IV. Devemos conciliar a tradição com o pensamento mais elevado a fim de podermos ter clareza das experiências sensíveis que nos permite conhecer. 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	5. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	4. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	2. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	1. Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	3. Somente os enunciados II e III estão corretos
	 4a 
	
	O argumento do cogito é um dos mais famosos argumentos da tradição filosófica. Quem não terá ouvido a célebre forma ¿Penso, logo existo¿! Que significa:
		
	
	Significa que a crença na existência implica que eu tenha um conhecimento certo, imune ao erro e ao engano.
	
	Significa que Descartes aceita que uma intuição psicológica fundamente a certeza subjetiva de que o mundo existe tal qual o pensamos.
	
	Significa que Descartes, ante a impossibilidade de a mente chegar a uma idéia clara e distinta, deve se contentar com a intuição de que somos seres viventes.
	
	Significa que Descartes acredita nos sentidos, pois nunca se enganam.
	
	Significa que Descartes encontra na existência da mente pensante uma primeira verdade evidente, mais básica e originária do que a dúvida.
	 5a 
	
	Leia o texto a seguir. [...] é manifestamente contra a lei da natureza, seja qual for a maneira por que a definamos, uma criança mandar num velho, um imbecil conduzir um sábio, ou um punhado de pessoas regurgitar superfluidades enquanto à multidão faminta falta o necessário. (ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. L. S. Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1991. p. 282.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a distinção entre homem natural e homem social em Rousseau, é correto afirmar: I. A necessidade de autopreservação do homem primitivo é contrabalanceada pelo sentimento de piedade, o que o demove de praticar o mal sem necessidade. II. O homem natural sente medo de tudo o que é desconhecido, mantendo-se, desse modo, ávido para o ataque. III. O homem social é ambicioso e deseja elevar sua fortuna e posses, menos por necessidade e mais para colocar-se acima dos outros numa expressão de poder e superioridade. IV. O homem social vive em paz e igualdade, de forma tranquila e harmoniosa com todos os cidadãos. Assinale a alternativa correta:
	
	Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. 
	
	Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
	
	Somente as afirmativas I e III são corretas. 
	
	Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
	
	Somente as afirmativas I e II são corretas. 
	 6a 
	
	Sobre a Estética Transcendental de Kant é correto afirmar que:
 I ¿ Pretende investigar as formas puras da sensibilidade 
II ¿ Pretende investigar as intuições de espaço e tempo precisamente como condições de possibilidade da experiência sensível, como elementos constitutivos, portanto, de nossa relação com objetos enquanto determinados espaço-temporalmente. 
III ¿ É uma teoria das sensações ou da percepção sensível.
 Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado II está correto 
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	 7a)
	
	Para qual filósofo é possível formular a ideia de sociedade em que os homens sejam livres e iguais. Ideal este que servirá de inspiração para a Revolução Francesa?
		
	
	Marx
	
	Locke
	
	Rosseau
	
	Bacon
	
	Hume
	 8a 
	
	"O homem é um ser essencialmente racional e por isso se distingue da ordem natural, não estando, no campo do agir moral, submetido as leis causais, mas sim aos princípios morais derivados de sua razão, ao dever, portanto". 
Tal pensamento expressa a ética do dever do filósofo: 
	
	
	Immanuel Kant 
	
	David Hume 
	
	Rene Descartes 
	
	Aristóteles 
	
	Francis Bacon 
	 9a 
	
	Qual dos filósofos abaixo pretende superar a dicotomia entre razão teórica (ou cognitiva) e razão prática (ou moral), considerando a faculdade do juízo como uma faculdade Intermediária?
		
	
	John Locke 
	
	Rene Descartes 
	
	David Hume 
	
	Francis Bacon 
	
	Immanuel Kant
	 10a 
	
	Qual dos filósofos abaixo definiu a filosofia como ¿a ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana¿ caracterizada por quatro questões fundamentais: o que posso saber, o que devo fazer, o que posso esperar e o que é o homem?
		
	
	Francis Bacon 
	
	Rene Descartes
	
	Immanuel Kant
	
	David Hume
	
	Aristóteles

Outros materiais