resumo T&D
26 pág.

resumo T&D


DisciplinaTreinamento e Desenvolvimento1.820 materiais38.319 seguidores
Pré-visualização8 páginas
\u2022 A necessidade é imediata? Qual sua prioridade em relação às demais?
\u2022 A necessidade é permanente ou temporária?
\u2022 Quantas pessoas e quantas atividades serão atingidas?
\u2022 Qual o custo que representa essa necessidade?
\u2022 Qual o tempo disponível para o treinamento?
\u2022 Qual o custo provável do treinamento?
\u2022 Quem irá executar o treinamento?
\u2022 Onde será executado o treinamento?
Principais itens de uma programação de  treinamento (Chiavenato, 2010, p. 76)
IMPRIMIRSLIDE 07
PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO 
Segundo Chiavenato (2010, p. 76), \u201cA programação de treinamento requer um planejamento que envolve os seguintes itens\u201d:
\u2022 Abordagem do treinamento: uma necessidade específica de cada vez;
\u2022 Objetivo: definição clara do objetivo do treinamento;
\u2022 Divisão do trabalho: a ser desenvolvido em módulos, pacotes ou ciclos;
\u2022 Determinação do conteúdo do treinamento: considerando aspectos de quantidade e qualidade de informação; 
\u2022 Escolha dos métodos de treinamento: considerando-se a tecnologia disponível;
\u2022 Definição dos recursos necessários para execução do treinamento: como tipo de treinador ou instrutor, recursos audiovisuais, máquinas, equipamentos ou ferramentas necessários, materiais, manuais etc.;
\u2022 Definição da população-alvo: quais as características da clientela a ser treinada.
Tais como:
\u2022 Número de pessoas a serem treinadas;
\u2022 Disponibilidade de tempo para o programa de treinamento;
\u2022 Grau de habilidade, conhecimentos e atitudes a ensinar;
\u2022 Características pessoais de comportamento.
\u2022 Local: onde será efetuado o treinamento. Levando em conta opções como: no cargo, fora do cargo, mas na empresa e fora da empresa;
\u2022 Época ou periodicidade do treinamento: considerando-se a agenda, o horário mais oportuno ou ocasião mais propícia;
\u2022 Cálculo da relação custo-benefício do programa. Quanto o programa vai gastar e o que proporcionará a seguir em termos de benefícios;
\u2022 Avaliação dos resultados: considerando a verificação de pontos críticos que demandam ajustamentos ou modificações no programa para melhorar sua eficácia.
IMPORTANTE: Quaisquer que sejam os instrumentos (mencionados acima) que venham a ser utilizados, recomenda-se que na formulação dos objetivos de treinamento adote-se uma redação que aponte o comportamento (terminal/final) esperado do treinando.   
1.O processo de treinamento se compõe das seguintes etapas:
1) Levantamento de necessidades de treinamento; Programação e o planejamento de treinamento; Execução do programa de treinamento; Avaliação dos resultados do treinamento.
2) Levantamento financeiro; Programação e o planejamento de treinamento; Execução do programa de treinamento; Avaliação dos resultados do treinamento.
3) Levantamento; Programação; Execução do programa de treinamento; Avaliação dos resultados do treinamento.
4) Administração mercadológica; Levantamento de necessidades de treinamento; Programação e o planejamento de treinamento; Execução do programa de treinamento;
5) Administração de materiais; Programação e o planejamento de treinamento; Execução do programa de treinamento; Avaliação dos resultados do treinamento.
2.O Research Committee of the American Society of Training and Development (apud Chiavenato, 2010, p. 68) lista 11 técnicas para o levantamento das necessidades de treinamento. Aponte-as a seguir:
1) Observações; Solicitações da gerência; Entrevistas; Conferências de grupos.
2) Técnicas para salários
3) Análise da segurança.
4) Situações de motivação.
5) Dados irrelevantes.
1)McGehee e Thayer distinguem duas grandes classes de objetivos de treinamento.  Cite-as.
Resp. A análise das pessoas e a análise das operações.
2) Bass e Vaughan afirmam que a determinação das necessidades de treinamento deve ser feita por meio da: 
análise da força de trabalho e da análise dos cargos.
Cite, ao menos, três funções do corpo docente em um estabelecimento de ensino.
São consideradas respostas válidas três das funções presentes no artigo 13 da LBD 9394/96.
O que deve ser pelos estabelecimentos de ensino com relação aos alunos que apresentem quantidades de faltas acima de cinquentas por cento do percentual permitido em lei?
 Os estabelecimentos de ensino devem notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
Aula (08)
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Compreender a tecnologia de treinamento;
2- Acompanhar a execução do treinamento;
3- Avaliar os resultados do treinamento;
4- Compreender o retorno do investimento em treinamento.
Nesta aula, daremos continuidade ao conteúdo da Aula 7. Lembrando que os pontos estudados foram:
 1) Levantamento de necessidades de treinamento;
2) Programação e o planejamento de treinamento;
3) Execução do programa de treinamento;
4) Avaliação dos resultados do treinamento.   
(Imprimir slide 04) e demais até 08
Tipos de simulações:
A simulação in-basket \u2013 o treinando recebe lápis, papel e materiais escritos sobre detalhes de uma organização e atividades de um gerente, ambos fictícios. O treinando deverá substituir hipoteticamente este gerente, tomando decisões, assinando ou não determinados documentos, buscando esclarecimentos, desempenhando todas as tarefas deste gerente, sem contar com a ajuda de nenhum outro empregado da organização.
Jogo de empresas (business games) \u2013 trata-se da simulação de uma competição entre empresas fictícias que enfrentam diversos problemas em um mercado comum. Pode envolver jogos simples ou simulações complexas com a utilização de CDs ou DVDs. Os jogos são divididos em etapas nas quais cada treinando tomará decisões que gerarão consequências para as etapas seguintes, envolvendo as áreas de uma organização: jurídica, financeira, marketing, recursos humanos, produção etc.  
Estudo de casos (case method) \u2013 já abordado, anteriormente, e que também se constitui em um tipo de simulação.
Instrução programada \u2013 textos elaborados com técnicas especiais que permitem a compreensão e a verificação (feedback) dos temas abordados, o que assegura uma aprendizagem gradativa.  A apresentação virtual ou através de CD ou DVD é uma maneira de apresentação automática dos textos dos conteúdos.
Palestras e conferências \u2013 são apresentações de especialistas em determinados temas, com o objetivo de atualização, reflexão, compreensão e novas ideias sobre um determinado assunto.
Seminários e workshops \u2013 têm o mesmo propósito das palestras e conferências. Os seminários contam com apresentações de vários especialistas e permitem a troca de informações e experiências. Os workshops possibilitam a troca de informações e experiências, através de trabalhos práticos e debates entre grupos e equipes, criados a partir dos participantes.
Oficinas de trabalho ou oficinas de ideias \u2013 são reuniões de grupos de diferentes áreas de atuação que, durante o tempo necessário para o alcance dos objetivos, trabalham em conjunto sobre novas ideias e novos conceitos. É um processo de aprendizagem coletiva, como resultado da troca de ideias e conhecimentos.
Reuniões técnicas \u2013 são reuniões nas quais as pessoas experientes transferem conhecimentos técnicos para aplicação prática.
Ensino a distância (e-learning) \u2013 abordaremos mais adiante nesta aula.
[...] Coaching \u2013 Na abordagem de coaching, o trainee trabalha diretamente com um gerente sênior ou com a pessoa que ele deve substituir e que se torna responsável pelo coaching.  Em geral, o coach assume certas responsabilidades, como proporcionar ao trainee a chance de aprender o trabalho, aumentar suas competências e incrementar seu conhecimento. Isso assegura que a empresa possa ter gerentes treinados para assumirem posições-chave quando essas posições ficarem vagas em função de aposentadorias, promoções, transferências ou desligamentos [...] (CHIAVENATO, 2010, p. 93).
Atualmente, a atividade de coach vem sendo desempenhada também por consultores externos. Geralmente atuam com trainees que