Buscar

Relatório: Química de Alimentos - Carboidratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Química de Alimentos
NOME: Walesca Alves Siqueira	MATRÍCULA: 353415		DATA: 23/11/2015
TURMA: 01				SEMESTRE: 2015.2
AMIDOS MODIFICADOS
1.OBJETIVO:
Demonstrar em laboratório o efeito da acidez na fécula de mandioca através da comparação entre volumes específicos.
2.INTRODUÇÃO:
Carboidratos é uma classe de moléculas orgânicas que contém carbono, hidrogênio e oxigênio. São as biomoléculas mais abundantes na natureza. E, de acordo com o tamanho da molécula, eles podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. O amido é um polissacarídeo formado pela junção de moléculas de glicose, e são muito encontrados em vegetais (por exemplo, os tubérculos).
Amidos modificados são aqueles que passam por alguma modificação em suas estruturas, obtendo características diferentes dos amidos in natura. Quando fermentado de forma natural, o amido (produto extraído das partes aéreas comestíveis dos vegetais) ou fécula de mandioca (produto extraído das partes subterrâneas comestíveis dos vegetais), sofre modificações ácidas em suas estruturas, e quando usados para produzir o biscoito popular “peta”, sofre expansão no seu volume decorrente desta acidez, o volume específico é maior em comparação ao não fermentado, como se existisse algum agente aerador presente.
 
3.MATERIAIS UTILIZADOS:
200g de Polvilho doce (in natura)
200g de Polvilho azedo (modificado)
4g de Sal (para cada massa)
10ml de Óleo vegetal (para cada massa)
Água
Becker
Balança
Micro-ondas
Forno
Proveta
4.MÉTODOS:
	O preparo do biscoito doce foi igual ao do polvinho azedo, e o processo foi feito como descrito adiante.
A água foi misturada com o sal e o óleo e aquecida no micro-ondas até a fervura, em seguida foi imediatamente adicionada ao polvilho e misturada manualmente até a homogeneidade. Posteriormente adicionou-se água fria com agitação até o ponto da consistência desejada, o “ponto de bico”. A massa dos biscoitos foram dispostos em uma forma já untada com óleo, e postos em forno pré-aquecidos à 180°C por um período de 50min. Depois de assados e esfriados, foram pesadas três amostras de cada tipo de biscoito de polvilho e cada uma teve seu volume específico medido.
Medição do volume específico:
Para medir o volume específico foram utilizados os seguintes materiais: Becker, Semente de painço, Proveta, Balança, Bacia e Régua
Pesou-se o biscoito e notou-se a massa. Encheu-se um Becker com as sementes nivelando com uma régua. Logo após, o biscoito foi colocado dentro do Becker, afundando-o. Nivelou-se novamente com a régua. O volume de sementes que excederam foi aparado pela bacia e medido em uma proveta. Este volume representa o volume da amostra imersa nas sementes.
	
4.RESULTADOS OBTIDOS
	Amostra de biscoito
	Peso (g)
	Volume (ml)
	Volume específico (ml/g)
	Volume específico médio das amostras
	Polvilho Doce 1
	3,96
	13
	3,28
	3,14ml/g
	Polvilho Doce 2
	4,60
	15
	3,26
	
	Polvilho Doce 3
	4,53
	13
	2,87
	
	Polvilho Azedo 1
	2,99
	33
	11,04
	10,07ml/g
	Polvilho Azedo 2
	3,29
	32
	9,73
	
	Polvilho Azedo 3
	1,59
	15
	9,43
	
5.DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Observou-se que, apesar do mesmo processamento e da pouca variação do peso entre as amostras de polvilho doce e azedo, as amostras do biscoito de polvilho azedo expandiram (dilataram) mais do que as amostras de biscoito de polvilho doce.
A medida do volume específico é dada pela razão entre o volume e a massa de uma amostra e foi maior para o polvilho azedo.
O fermentado (polvilho azedo), possui uma acidez maior que o in natura, e o biscoito deste, ao final da prática, obteve um volume específico médio cerca de 3,21 vezes maior que o biscoito de o in natura. Por ser mais ácido, ele também absorve mais água que o in natura.
6.CONCLUSÃO
Quanto mais azedo o amido ou a fécula, mais o biscoito irá dilatar. Logo, existe algum agente aerador, sem ele, o volume obtido do biscoito é cerca de 3,21 vezes menor do que com o agente.

Outros materiais