Buscar

Lista de Exercícios

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
PROF. LUÍS ROBERTO
1º ano C/D
LISTA DE EXERCÍCIOS
1- No que consiste a teoria da conditio sine qua non ? Aplica-se ela aos delitos de mera conduta?
2- Um comerciante vende uma faca para certa pessoa, desconhecendo o propósito homicida da mesma, que mata a vítima com o instrumento comprado. Aplicando-se a teoria da conditio sine qua non, exclui-se a responsabilidade do vendedor? 
3- Qual a função do procedimento hipotético de eliminação de Thyrén? Se utilizado no caso acima, como fica a responsabilização do vendedor?
4- X desligou o aparelho que mantinha vivo Y, vindo este a óbito. Feito o exame pericial, comprovou-se que, mesmo que X não tivesse desligado o aparelho, Y morreria em vinte minutos, em razão do avançado de sua doença. X pode ser responsabilizado?
5- Um médico faz o parto de gestante e, minutos depois após o nascimento, a maca hospitalar se quebra e o feto vem ao chão, morrendo por traumatismo craniano. Alguém pode ser responsabilizado?
6- K deixa uma bomba relógio armada para matar Z. Antes que o artefato exploda, Z é baleado mortalmente por um traficante. Fica provado nos autos que, no momento em que a bomba explodiu, Z já estava morto. K responde por algum crime? E se ficar provado que a bomba contribuiu para a morte de Z?
7) A vítima de um atentado é baleada e levada ao hospital, de ambulância. No caminho, um motorista bêbado colide com a ambulância e mata aquele que estava sendo socorrido. O agente que baleou a vítima responde pelo homicídio consumado?
8) Assinale a correta:
a) o homicídio é um delito de resultado, de dano, comum, unissubsistente e de ação múltipla;
b) o sequestro é um delito de resultado, de dano, especial, plurissubsistente e permanente;
c) o delito de infanticídio é um delito de mera conduta, especial, omissivo e instantâneo de efeitos permanentes;
d) a omissão de socorro é um delito comissivo por omissão, de mera conduta, instantâneo e simples;
e) nenhuma das anteriores está correta.
9) Porque o tipo tem uma função indiciária da ilicitude?
10) O que é atipicidade relativa? Exemplifique.
11) Considere a seguinte assertiva: “Enquanto a presença de uma elementar faz com que o fato não seja crime, a falta de uma circunstância influi sobre a sua existência”. Está correta ou incorreta? Justifique. (questão de prova passada)
12) Qual a diferença entre objeto da ação, bem jurídico e sujeito passivo?
13) Discorra sobre a possibilidade de a pessoa jurídica ser sujeito ativo e passivo de crime. (questão de prova passada)
14) O homem pode ser, ao mesmo tempo, sujeito ativo e sujeito passivo de um crime ?
15) X provoca autolesão em sua mão, decepando dois dedos, com a finalidade de receber o pagamento de seguro. Pratica algum delito? Quem é o sujeito passivo? 
16) João, extremamente arrependido de ter atropelado Paulo querendo matá-lo, socorre-o, levando-o rapidamente ao hospital. Ao ser operado, entretanto, teve a vítima uma parada cardiorespiratória e veio a óbito. João pode se valer do artigo 15 do Código Penal?
17) Dois dias depois de ter furtado aparelho eletrônico da vítima, o furtador, arrependido, devolveu o objeto ao lugar de onde tirou. Responde, ainda assim, pelo furto? Qual a solução? 
18) Assinale a alternativa em que há desistência voluntária:
a) assaltante que, em face de conselho de parceiro, desiste do roubo
b) fuga diante do disparo de alarme durante a prática de furto
c) desistência em face de aproximação de viatura policial
d) agente que, durante a execução, percebe que a consumação apresenta riscos ou desvantagens, desistindo do crime.
19) Numa caçada, o sujeito verifica que um animal se encontra nas proximidades de seu companheiro. Prevê que, atirando na caça e errando o alvo, poderá matá-lo. Confia, porém, em sua pontaria. Atira e mata a vítima. Responde por homicídio doloso ou culposo?
20) Suponha-se que, num acidente automobilístico, além de ter ocorrido a conduta culposa do motorista, ocorreu a culpa da vítima, que atravessou em lugar sem faixa de pedestre e foi atropelada. A culpa do ofendido exclui a culpa do agente, ou seja, as culpas se compensam?
21) “A” ingressa na contramão de direção, enquanto “B” passa no sinal vermelho. Ambos os veículos se chocam, resultando lesões corporais em ambos (lesões recíprocas). Respodem por alguma coisa ou as culpas concorrentes se anulam?
22) Paulus destruiu o automóvel de Julius, após ter se chocado com o veículo, que estava parado em uma esquina. No momento, não havia ninguém no automóvel. Provando-se que Paulus agiu culposamente (por alta velocidade, ultrapassagem em lugar proibido), responde pelo crime de dano culposo?
23) Qual a diferença entre um crime praticado com dolo eventual e um crime praticado com preterdolo?
24) Quais os efeitos do erro de tipo essencial vencível e invencível? (questão de prova passada)
25 Diferencie erro de tipo de delito putativo por erro de tipo.
26) A lei penal brasileira, quando disciplina o erro de tipo, se refere apenas a “elementos constitutivos do tipo” (CP, art. 20). Pergunta-se: o que ocorre se o erro incide sobre as circunstâncias qualificadoras, as causas de aumento de pena e as agravantes? (questão de prova passada)
27) Pablo ingressou em uma loja para furtar de informática para furtar cartuchos de impressão, o que efetivamente fez. No entanto, enganou-se ao retirar o produto da loja e pegou cartuchos descarregados, que aguardavam recarga de tinta. Praticou algum delito? Justifique.
28) Crésius, médico, desejando matar certo paciente, entregou à enfermeira uma injeção contendo veneno e afirmou que se tratava de anestésico. A enfermeira, então, sob a determinação do médico, aplicou a injeção fatal que levou a óbito o paciente. Porque respondem? Justifique.
29) Um médico receitou 10 cm3 de uma substância, sendo que,no máximo, deveria ter receitado 1 cm3. A enfermeira aplicou a injeção, conforme o médico prescreveu. Supondo que ambos tenham agido com erro culposo, por manifesta negligência, porque respondem?
30) X, querendo matar seu tio Y para receber a herança, postou-se de emboscada, ao final da tarde, esperando o alvo passar. Y, rotineiramente, fazia o mesmo trajeto, ao realizar sua caminhada. Trajava sempre boné amarelo e tênis brancos. Minutos antes de Y passar, Z, com vestimenta parecida e também realizando caminhada, passou pelo local. X atingiu Z, pensando tratar-se de seu tio. Como resolver essa situação. Quais as consequências jurídico-penais desse comportamento?
31) Um sujeito ateou fogo em uma casa da marimbondos, em seu pequeno sítio. As chamas, alimentadas pela auto-adustão da casa de marimbondos e pelos ventos fortes que passaram a soprar, alcançaram plantações vizinhas. Diante desse caso concreto, o Tribunal de Justiça da Bahia decidiu que se tratava de erro de tipo invencível “a afetar a substância da representação do fato como possível ação punível, no espírito do agente”, e que “inocorreu culpa strictu sensu, tendo em vista que o ilícito culposo requer a potencial consciência da tipicidade”. Comente o julgado e diga se outra solução seria possível nos dias de hoje, considerando as condições climáticas atuais.
32) Tratando-se de aberratio ictus em delito de lesão corporal, em ocasião que o réu, em um bar, atirou um copo contra seu desafeto, de 19 anos, mas acabou atingindo pessoa de 70 anos, tem cabimento a agravante em razão de ter sido cometido contra idoso? 
33) Como resolver a hipótese em que, na aberratio ictus, ocorre resultado duplo, atingindo o agente não só a pessoa que queria atingir, mas também terceiro não inicialmente visado?
34) Se um agente estava procedendo em legítima defesa própria e houve erro na execução, também atingindo terceiro inocente, deve responder pelo delito causado a este (v.g. homicídio ou lesões corporais)?
35) Segundo a doutrina, é a vontade finalista que rege ou domina o curso causal. Portanto, o critério que permite imputar um resultado á ação não é a simples causalidade,mas a finalidade que a dirige. No atuar humano, o agente concebe um determinado objetivo e, em seguida, para alcançá-lo, põe em marcha determinados processos causais dirigidos por ele, de modo consciente, em direção ao fim pretendido. Daí ser a ação humana o “exercício de uma atividade final”, segundo Welzel. Responda: como é justificada a responsabilidade penal por crimes culposos segundo a teoria finalista da ação? (questão de prova passada)
36) Segundo conhecido princípio oriundo do direito canônico, “versari in re illicita operam danti rei illicitae, imputatur omnia quae sequuntur in re illicita respondit etiam pro casu” (quem pratica um ato ilícito responde por todas as suas consequências, independentemente de serem queridas, previstas ou fortuitas). Esse princípio aplica-se no Direito Penal atual? Sim ou não? Justifique, dando o fundamento e inclusive exemplificando. (questão de prova passada) 
37) Bráulio, motorista de ônibus, estando atrasado para cumprir o itinerário porque chegou tarde ao serviço, imprimiu velocidade excessiva ao veículo e, ao fazer uma curva, chocou-se contra um poste de iluminação. Os passageiros sofreram lesões corporais, em decorrência da colisão. Além disso, um dos passageiros, que sentava mais à frente, ao descer primeiro do veículo, recebeu uma descarga elétrica oriunda dos fios do poste caído, e teve uma parada cardiorrespiratória, ocorrendo sua morte. Analise a responsabilidade penal de Bráulio, justificando e apontando o fundamento legal. (questão de prova passada) 
38) Assinale a alternativa correta: (questão de prova passada)
a) as circunstâncias são componentes essenciais, que integram a descrição em abstrato dos crimes e cuja ausência pode produzir a atipicidade absoluta ou a atipicidade relativa, conforme o caso;
b) em todas as espécies delitivas, o fato típico é composto de conduta (ação ou omissão) + resultado + relação de causalidade + tipicidade;
c) pela teoria teoria causal-naturalística, ação é o movimento corporal voluntário que causa uma modificação no mundo exterior, com destaque para o conteúdo da vontade, sua direção final; 
d) se fosse adotada a teoria jurídica para o resultado em nosso sistema penal, ele consistiria na lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico protegido, de forma que tanto os delitos materiais como os de mera conduta seriam delitos de resultado, pois produziriam lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico;
e) a ação e a omissão são estruturalmente diferentes, são entidades autônomas, não sendo necessária a equivalência entre elas, de acordo com o conteúdo do injusto penal, para que o agente responda pelo delito omissivo.
39) Assinale a alternativa incorreta: (questão de prova passada)
a) segundo o conceito formal, o delito é definido como relação de contrariedade entre o fato e a norma penal, enquanto, pelo conceito material, o delito é constituído pela lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico protegido; já pelo conceito analítico, o crime é ação/omissão típica, antijurídica e culpável; 
b) obrigar fisicamente alguém a golpear, segurando em sua mão, vindo a vítima a morrer, é caso de ausência de ação em relação ao coagido;
c) pela teoria da conditio sine qua non, atribui-se relevância causal a todos os antecedentes do resultado, considerando que nenhum elemento, de que depende a sua produção, pode ser excluído da linha de desdobramento causal;
d) Tício atira em Mévio para matá-lo. A vítima, entretanto, recolhida a um hospital, vem a morrer pela ingestão de uma substância tóxica, que, ao invés do medicamento prescrito, lhe ministra, inadvertidamente, a enfermeira. Cuida-se de superveniência de causa relativamente, só respondendo Tício pela tentativa de homicídio;
e) De acordo com Súmula 284 do STJ (“quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, é por este absorvido”), se alguém falsifica a Carteira de Trabalho para recebimento indevido do FGTS, responde somente pelo estelionato. Trata-se da aplicação do princípio da especialidade.
40) Assinale a alternativa correta: (questão de prova passada)
a) a pessoa jurídica devidamente constituída e registrada na Junta Comercial possui capacidade de ação no sentido penal estrito e autodeterminação, podendo responder como sujeito ativo de crime, como por ex. furto, apropriação indébita etc., mas não pode responder por crimes como de lesão corporal e homicídio;
b) delitos preterdolosos são aqueles que podem apresentar dolo no antecedente e culpa no consequente; dolo no antecedente e dolo no consequente; ou, ainda, culpa no antecedente e dolo no consequente;
c) aquele que pratica roleta russa e sobrevive, responde por homicídio praticado com dolo eventual e não por homicídio culposo com culpa consciente;
d) a tentativa apresenta tipicidade objetiva completa e tipicidade subjetiva incompleta;
e) a culpa imprópria admite não admite a tentativa, pois se trata, na verdade, de um crime doloso, a que o legislador aplica a pena do crime culposo.
�PAGE �
�PAGE �5�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes