Buscar

Estudo Dirigido 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Biologia - Departamento de Genética - Disciplina de Biologia Geral
Estudo Dirigido 3
Trandução sinais, ciclo celular, morte celular, células tronco e câncer. 
Pode se dizer que no ciclo celular tanto a regulação da expressão gênica pela síntese de RNAs correspondentes a ciclinas quanto a regulação pós traducional de modificação destas histonas regulam a progressão do ciclo celular. Explique o porque essa afirmativa está correta e cite exemplos de ciclinas que são reguladas destas formas descritas acima.
Você está começando um estágio em laboratório de genética com amostras de tumores de câncer de mama. O seu orientador lhe pediu para iniciar um projeto que avalie os genes envolvidos na formação destes tumores. Quais os genes você pretende estudar e quais os experimentos propostos por você para avaliar mutações neste gene que o associe à formação do tumor de mama. 
Cite e descreva as funções das kinases dependente de ciclinas importantes para cada etapa do ciclo celular eucariótico.
Descreva as principais alterações celulares envolvidas em células que morrem por necrose e apoptose.
Cite e descreva os principais receptores celulares envolvidos na transdução de sinais extra-celulares para o interior das células.
Voce foi recrutado para um estágio na pesquisa dos motivos pelo qual o vírus da Zika está associada a microcefalia e redução das células neuronais em neonatos. 
Proponha um experimentos utilizando microscopia ou citometro de fluxo para evidenciar possíveis vias de apoptose induzidas pelo vírus que sejam responsáveis pela morte de neurônios. 
Proponha agora outros experimentos que ao invés de investigar vias de apoptose você estea interessado nas vias células envolvidas no ciclo celular.
Qual a diferença entre células tronco totipotentes, pluripotentes e células tranco mesenquimais?
Na tentativa de incluir fatores transcricionais em células somáticas e reprograma-las a células tronco embrionários os pesquisadores introduziram o DNA de fatores como OCT-4 e Nanog em células diferenciadas epiteliais. Como os pesquisadores fizeram isso, como eles introduziram um DNA exógeno em células já diferencidas? 
Cite e classifique os diferentes tipos de formação de tumores tendo em vista a origem das células tumorais. 
Estudando a função da proteína RAS na transdução de sinais você observa que a formação de lúpus eritromatoso você descobre que resíduos de aminoácidos serina, lisina e arginina estão mutadas em pacientes apresentrando a doença. Tente estabelecer uma hipótese de porque tais mutações podem inibir a função de transdução de sinais apresentados pela proteína RAS.

Outros materiais