Buscar

Relatório sobre Reações com Óxidos e Hidróxidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reações com Óxidos e Hidróxidos
	Prática 2
	Hélio José da Silva
	
	Curso de Engenharia Química, Centro Universitário Maurício de Nassau, Recife, Brasil.
	
	Professor: Aleksándros El Áurens Meira de Souza
	
	Data da prática: 18/09/2015; Data de entrega do relatório: 25/09/2015.
	
Resumo
Reações de óxidos e hidróxidos são bastante perceptíveis, principalmente quando se utiliza indicadores ácido-base. Nos experimentos feitos foram utilizados produtos de elementos do grupo dos alcalinos terrosos, e identificadas suas características através da fenolftaleína e indicador de pH.
Palavras chaves: Bases; Reações; Coloides; Alcalinos terrosos; Hidróxidos;
Química Inorgânica, Hélio Jose da Silva (01091061), Pratica 2
Introdução
O comportamento de uma reação pode ser visto através de diversas formas, mudança de coloração, assim como a formação de precipitados são meios visuais de que a reação ocorreu. Reações com óxidos e hidróxidos não são diferentes.
Para os metais alcalinos terrosos, que comparados aos metais alcalinos são menos reativos, dentro da própria família quando formam-se os hidróxidos há diferenças; A força da base aumenta do Mg ao Ba, de modo que os elementos do grupo 2 apresentam a tendência normal de aumento de suas propriedades básicas, de cima para baixo dentro do grupo (J.D. LEE, p.169).
Utilizando indicadores ácido-base e analisando tanto a coloração como a formação dos produtos, pode então compreender através desta pratica o comportamento dos hidróxidos dos metais alcalinos terrosos diante de sais e da própria água.
Metodologia
Materiais e métodos
Materiais
Equipamentos e vidrarias:
6 Tubos de ensaios pequenos
2 Béquer (50 ml).
2 papéis Filtro faixa branca.
Pipeta graduada.
6 vidros de Relógio.
Fita de Ph.
Estante para tubos de ensaios.
Espátula;
Balança de Precisão;
Funil;
Reagentes e Soluções:
Óxido de magnésio - (MgO);
Água destilada;
Fenolftaleína;
Óxido de Cálcio - (CaO);
Hidróxido de Magnésio - Mg(;
Hidróxido de Bário – Ba(;
Hidróxido de Cálcio – Ca(
Sulfato de Cobre - CuS;
Métodos
Reação do Óxido de magnésio com água destilada;
Primeiro pesou-se dois gramas de óxido de magnésio na balança de precisão, utilizando a espátula para controlar a quantidade que cai sobre o béquer.
Depois de pesado, acrescentou-se 2 mL de água destilada dentro do béquer e misturou com o óxido, utilizando o bastão de vidro para homogeneizar. Observou-se que formou uma pasta, e quando acrescentou mais água, o líquido formado, adquiriu coloração turva branca. 
Ao final pegou a mistura e passou a mesma no papel filtro que estava dobrado sobre o funil direcionado sobre um tubo de ensaio, e observou-se que o líquido que escorreu filtrado estava mais claro que o liquido da mistura, porem ainda com partículas brancas suspensas em seu meio.
Reação do Óxido de Cálcio com a água destilada;
Em outro béquer repetiu os mesmos procedimentos acima de pesagem do óxido de Cálcio assim como do acréscimo de 2 mL de água destilada.
Da mesma forma que foi filtrada a solução de água destilada com oxido de magnésio, filtrou-se a solução do óxido de cálcio com água, e percebeu-se que mesmo filtrando e refiltrando, o liquido apresentava partículas brancas suspensas em seu meio. 
Reação do hidróxido de Magnésio com a fenolftaleína;
Após ter filtrado a solução feita da reação de Óxido de Magnésio com água, acrescentou-se duas gotas de fenolftaleína no tubo de ensaio e observou que o líquido adquiriu uma cor rosa escura. Com o auxílio do conta gotas separou duas gotas da solução e colocou sobre o vidro de relógio, onde passou a fita de pH sobre a mesma e observou que a fita modificou seu padrão de cor modificar.
Reação do Hidróxido de cálcio com a fenolftaleína;
No tubo de ensaio que continha o liquido filtrado da reação de óxido de cálcio com água, também colocou duas gotas de fenolftaleína e percebeu também que o líquido se tornou rosa. Com o auxílio do conta gotas separou duas gotas da solução e colocou sobre o vidro de relógio, onde passou a fita de pH sobre a mesma e observou que a fita modificou seu padrão de cor modificar.
Reação do Hidróxido de Bário com a fenolftaleína;
No Vidro de relógio gotejou dois mL de hidróxido de bário e em seguida duas gotas de fenolftaleína, verificando que a reação tornou-se rosada instantaneamente.
Reação do Hidróxido de Magnésio com o sulfato de Cobre.
Em um Tubo de ensaio Colocou 2 mL de hidróxido de magnésio e com o auxilio da pipeta graduada gotejou duas gotas de sulfato de cobre, e observou que o liquido se tornou turvo e ao fundo apareceu um precipitado. Com o auxílio do conta gotas separou duas gotas da solução e colocou sobre o vidro de relógio, onde passou a fita de pH sobre a mesma e observou que a fita modificou seu padrão de cor modificar.
Reação do Hidróxido de Cálcio com o sulfato de Cobre.
Em outro tubo de ensaio colocou 2 mL da solução filtrada de hidróxido de Cálcio e gotejou 2 gotas de sulfato de cobre e percebeu que o líquido antes claro, se tornou turvo e formou ao fundo um precipitado azul. Com o auxílio do conta gotas separou duas gotas da solução e colocou sobre o vidro de relógio, onde passou a fita de pH sobre a mesma e observou que a fita modificou seu padrão de cor modificar.
Reação do Hidróxido de Bário com o Sulfato de cobre;
No ultimo tubo de ensaio colocou 2 mL de solução de hidróxido de bário e gotejou duas gotas de sulfato de cobre. Percebeu que o líquido se tornou turvo azulado, e não formou precipitado. Com o auxílio do conta gotas separou duas gotas da solução e colocou sobre o vidro de relógio, onde passou a fita de pH sobre a mesma e observou que a fita modificou seu padrão de cor modificar.
Resultados e Discussão
Reação do Óxido de magnésio com água destilada e fenolftaleína;
A fórmula da reação consta abaixo:
O MgO trata-se de um óxido de um metal alcalino terroso, o que o torna reativo com água. A reação descrita acima define a formação de hidróxido de magnésio, uma base pouco solúvel em água. O resultado é um líquido turvo, pois o meio agora contem íons de . 
Trata-se da formação de um coloide, podendo se constatar, experimentando por um feixe de luz através da reação (Efeito Tyndall).
Mesmo filtrada diversas vezes à reação apresenta grandes partículas dispersas, o que torna o feixe de luz disperso no meio.
Como se trata de uma base em contato com a fenolftaleína, a reação adquire um tom róseo e apresenta ph 12, A base formada é considerada fraca.
Reação do Óxido de Cálcio com a água destilada e fenolftaleína;
Tal reação pode ser descrita através da fórmula abaixo:
O hidróxido formado da reação acima é o hidróxido de cálcio, resultado da reação exotérmica de água e óxido de Cálcio. A reação adquire também propriedades coloidais; e alcalinas visivelmente perceptíveis em contato com a fenolftaleína que mudou a coir para rosa e apresentou pH 12, mas em comparação com a reação com o óxido de magnésio percebe-se que a base formada é uma base média e não fraca como o Hidróxido de magnésio.
Reação do Hidróxido de Bário com a fenolftaleína;
 	Trata-se apenas de uma reação para visualização do comportamento da reação do hidróxido de bário com a fenolftaleína, que é um indicador ácido-base; no caso da reação descrita à coloração muda para rosa, indicando que se trata de uma base e apresenta pH igual a 13.
	À medida que os átomos aumentam de tamanho a energia de ionização diminui, e os elementos se tornam mais básicos [...], o MgO reage com água formando o Mg(OH que é fracamente básico. CaO reage prontamente com água desprendendo grande quantidade de calor formando o Ca(OH que é uma base moderadamente forte. Sr(OH e Ba(OH são bases ainda mais fortes (J.D. LEE, p.170).
Reação do Hidróxido de Magnésio com o Sulfato de cobre;
Reação descrita abaixo:
Trata de uma reação de dupla troca, onde o Hidróxido de magnésio ira reagir com o Sulfato de cobre, ou seja, uma Base fraca reagindo com um sal, formando outra base, o hidróxido de cobree outro sal, o Sulfato de magnésio. Percebe-se pela coloração da reação em tom azul turvo, formando um precipitado azul ao fundo, Tal precipitado azul é o Hidróxido de cobre e o pH do produto é 12 o que o faz uma base moderamente forte;
Reação do Hidróxido de Cálcio com o Sulfato de Cobre;
Descrita pela reação abaixo:
Novamente é uma reação de dupla troca entre uma base e um sal, formando o Hidróxido de Cobre (base) e o sulfato de Cálcio (sal). O hidróxido de cobre nessa reação é o precipitado insolúvel azulado que se ver depositado no fundo do tubo de ensaio e a reação apresenta pH 12, ou seja básica.
Reação do Hidróxido de Bário com o Sulfato de Cobre;
Descrita através da seguinte reação:
A reação de Dupla troca formada, entre a base forte (hidróxido de Bário), que possui elevado grau de dissociação e o sal (sulfato de cobre), originou o hidróxido de Cobre e o Sulfato de Bário, perceptível na reação através do liquido turvo formado, dessa vez totalmente branca. Ao fundo percebe o deposito de hidróxido de cobre e através da fita de medição de pH, um pH 13.
Conclusão
Conclui-se que nem sempre visualizar uma mistura de componentes é sinal que um produto foi dissolvido no meio, é importante conhecer as características dos elementos que compõe a mistura, a exemplo do hidróxido de magnésio que depois de filtrado diversas vezes, pode pensar que temos uma solução transparente, mas ao colocarmos um feixe de luz vemos que o feixe se dispersa, caracterizando um coloide. 
A mesma forma que um indicador ácido-base nos dar a certeza de que características temos de nossa solução, seja ela ácida ou alcalina.
Referências
J.D. LEE. Química Inorgânica não tão concisa. 
5° Ed. São Paulo: Editora Blusher, 2009.
Portal: SOQ. Portal de química; Disponível em:http://www.soq.com.br/conteudos/em/solucoes/p1.php Acesso em 24 de setembro de 2015.

Outros materiais

Perguntas Recentes