Buscar

SIMULADO DE DIDATICA

Prévia do material em texto

SIMULADO DE DIDATICA
SIMULADO 1
Questão 1/2
A didática é vista como sinônimo de métodos e técnicas de ensino. Tal representação encontra sua razão de ser no enfoque dado a essa disciplina pelos estudiosos. Surghi a conceitua como: “a disciplina de caráter instrumental; posse dos meios necessários para manejar, com maior ou menor diretividade, a aprendizagem que o aluno realizará, de acordo com fins já determinados”.
MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 39.
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione método e técnica a suas características.
Método
Técnica
(  ) Este que determina o tipo de interação entre o professor e o aluno que será estabelecida.
(  ) Componente operacional de uma proposta metodológica.
(  ) Viabiliza a implementação do método nas práticas.
(  ) Sistematiza e unifica o processo de ensino.
 
Marque a sequência correta:
 
	
	A
	1, 2, 1, 2
	
	B
	2, 2, 2, 1
	
	C
	1, 2, 2, 1
	
	D
	2, 1, 1, 2
	
	E
	2, 2, 1, 1
Questão 2/2
“A prática pedagógica pode ser considerada como o trabalho de repassar, ou transmitir, saberes específicos. Ou, ainda, um processo que está intrinsecamente ligado à teoria e à prática da docência.”
CORDEIRO, Valdete. Prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso na escola profissionalizante Senac/Concórdia, SC. Disponível em: < http://www.senac.br/BTS/363/artigo7.pdf>. Acesso em: 03/02/2015.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, quais aspectos influem na escolha da prática pedagógica a ser adotada em sala?
	
	A
	A relação social e o contexto histórico em que esta se dá.
	
	B
	Aspectos político-econômicos adotados pelo governo.
	
	C
	A relação social da escola com a comunidade.
	
	D
	O contexto histórico e político-econômico.
	
	E
	O sistema capitalista e socialista.
SIMULADO 2
Questão 1/2
O processo didático, na segunda metade do século XX, influenciado por um contexto histórico no qual o processo produtivo alcança sua maior racionalização e começa a ter maiores exigências com relação a sincronização do trabalho  e gestão do tempo, passa a ser permeado por uma tecnologia educacional, que vai também postular a racionalização do processo de ensino a fim de alcançar eficiência e produtividade; os procedimentos didáticos passam a ser chamados de estratégias de ação. Este é o mote do “aprender a fazer”.
 
Com base nas aulas e no livro-texto sobre o “aprender a fazer”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
 
I. ( ) A fim de alcançar os objetivos de eficiência e produtividade, passa-se a centralizar as ações em um professor, responsável por cada turma.
II. ( ) A educação nesta perspectiva modela comportamentos e também transmite conteúdos específicos.
III. (  ) O “aprender a fazer”  objetiva que o aluno desenvolva sua estratégia de ação diante do mundo.
IV. ( ) A prática do professor é determinada por um planejamento elaborado por especialistas.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, F, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/2
De forma complementar, o método e a técnica de ensino estão vinculados ao como ensinar, e por mais que se afirme que os conteúdos são importantes para a configuração do bom ensino, estes não são suficientes para garanti-lo, posto que o que se ensina deve-se moldar ao como se ensina, e o segundo incorpora o primeiro. Portanto, o como se ensina envolve umbilicalmente o método e a técnica de ensino.
VEIGA, Ilma. Técnicas de ensino: Novos tempos novas configurações. Campinas: Papirus, 1991. p. 27.
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro base e nas aulas, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para que o processo de ensino se dê de forma qualitativa faz-se necessário primeiramente delinear os métodos de ensino, para depois traçar os objetivos.
	
	B
	A primazia de escolha está nos conteúdos a serem tratados na sala de aula, posteriormente pensa-se nos objetivos a serem atingidos.
	
	C
	Para uma educação de qualidade é necessário acima de tudo ter claro quais os objetivos do ensino, é imprescindível que estes sejam traçados prioritariamente.
	
	D
	O planejamento da ação docente é de grande importância para bom andamento do processo de ensino-aprendizagem, sendo que o primeiro passo para sua elaboração é o delineamento dos métodos de ensino e posteriormente objetivos, conteúdos e critérios de avaliação.
	
	E
	Avaliar deve ser o pontapé inicial do processo de ensino aprendizagem, assim é do estabelecimento de critérios e instrumentos de avaliação que deve partir o planejamento da ação docente.
SIMULADO 3
Questão 1/2
Claudino Piletti, no seu livro Didática Geral, diz que o conteúdo é importante pois...
“a aprendizagem só se dá em cima de um determinado conteúdo. Quem aprende, aprende alguma coisa [...] convém lembrar que o conteúdo não abrange apenas a organização do conhecimento, mas também as experiências educativas no campo desse conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola. Assim, tanto a organização do conhecimento como as experiências educativas são importantes. Um refere-se mais às informações, aos dados, aos fatos, aos conceitos, aos princípios e às generalizações acumuladas pela experiência do homem e que serão transmitidas ao aluno. O outro aspecto refere-se mais às experiências que o próprio aluno poderá vivenciar em torno desses conhecimentos” .
PILETTI, Claudino. Didática Geral.  São Paulo: Ática, 1987. p. 90.
 
Cada abordagem didática, cada tendência pedagógica, possui sua especificidade com relação aos conteúdos aos quais dá ênfase e procura trazer para a sala de aula.
De acordo com o abordado nas aulas e no livro-base, relacione corretamente cada abordagem aos conteúdos enfatizados:
 
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
 
(  )  A seleção de conteúdos se dá a partir da prática social dos alunos.
(  ) O conhecimento nesta abordagem é compartimentado e atomizado.
(  ) É uma ordem psicológica que determina a seleção e a organização dos conteúdos.
(  ) Seus conteúdos são organizados com base na prática social do professor e do aluno, agentes do processo.
(  ) Conhecimento é produto – enfatiza conteúdos científicos e dogmáticos.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	1, 2, 3, 4, 1
	
	B
	4, 4, 2, 3, 2
	
	C
	3, 3, 1, 4, 1
	
	D
	4, 3, 2, 4, 1
	
	E
	1, 4, 3, 2, 2
 
Questão 2/2
A compreensão contemporânea, segundo Houaiss (2001), é de que a Didática é a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente.
Desta forma, a Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia a ou a Psicologia. Sua especificidade está na natureza de seu objeto: o ensino.
PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia a / Campina Grande: EDUEP, 2008. P.3.
 
A didática atualmente tem por foco pensar em uma  prática mais crítica do professor. Estuda-se ainda a importância de sua formação didática e em como organizar os conhecimentos. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essenciais.
 
Com base nas aulas e no livro, assinale a alternativa que contém apenas os elementos didáticos que compõem o planejamento docente:
	
	A
	Objetivos, materiais, conteúdos.
	
	B
	Conteúdos, autores e materiais.
	
	C
	Métodos, objetivos e avaliação.
	
	D
	Escolha de critérios de avaliação e materiais.
	
	E
	Conteúdos, avaliação e recursos materiais.
SIMULADO 4
Questão 1/2
A pedagogia tradicional serve-se da abordagem do processo didático centrada na transmissão-assimilação dos conhecimentos. Durante muitos anos esta foi, e em algumas escolascontinua sendo, a abordagem que direcionou o processo de ensino-aprendizagem. Basta percorrermos algumas de suas características para verificarmos como ainda são muito presentes em algumas instituições.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas sobre a abordagem de transmissão-assimilação, analise as sentenças a seguir,assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I.( ) Seus objetivos educacionais são elaborados com base no intuito de disciplinar a mente e formar hábitos.
II.( ) a seleção de conteúdos parte sempre do interesse dos alunos.
III.( ) Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo.
IV.( ) Problematiza a prática social dos professores e alunos.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, V, F
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/2
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:
FONTE: MEC. Aneb e Anresc (Prova Brasil). Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc>. Acesso em: 10/02/2015. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, analise as afirmativas abaixo:
I. Estas avaliações a nível nacional e seus critérios acabam orientando a elaboração de avaliações nas escolas e o ensino de determinados conteúdos, mas isso não tira a liberdade do professor de ensinar os conteúdos que acha pertinente em sala de aula.
II. Estas avaliações tem o objetivo de medir a qualidade da educação nacional e consequentemente avaliar se a prática do professor em sala de aula está adequada aos objetivos da educação nacional, controlando assim a prática deste em sala a fim de executar aquilo que os órgãos superiores ambicionam.
III. Atualmente são os critérios destas avaliações que regem a elaboração curricular das escolas e que direcionam os instrumentos de avaliação escolhidos pelos professores.
IV. Para ter bons resultados nestas avaliações é importante que o professor elabore a sua prática de acordo com os objetivos dos alunos e escolha seus instrumentos de avaliação de acordo com os objetivos traçados em sala.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e IV apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	III apenas
	
	E
	I, II e III apenas.
SIMULADO 5
Questão 1/2
A pedagogia tecnicista tem como abordagem do processo didático o “aprender a fazer”, segundo Marques esta escola:
“atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais”.
 
MARQUES, Abimael.A pedagogia tecnicista: um breve panorama. Disponível em: < www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/20378/11866 >. Acesso em: 06/02/2015.
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas sobre o “aprender a fazer”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
 
I.( ) Sua avaliação está centrada no aluno e naquilo que ele aprender a fazer, pensando em como leva-lo a melhorar durante o processo.
II.( ) Os conteúdos selecionados são compartimentados, caracterizando-se por produtos específicos e operacionais.
III.(   ) A estratégia de aprendizagem para o domínio de Bloom é seu método, e vale-se de testes objetivos de avaliação para viabiliza-la.
IV.( ) Sua avaliação se dá pela reflexão coletiva, entre professores e alunos, com vistas a mensurar quais as competências e habilidades alcançadas.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/2
A questão do planejamento não pode ser compreendida de maneira desvinculada da especificidade da escola, da competência técnica e do compromisso político do educador e ainda as relações entre escola, educação e sociedade. O planejamento não é neutro. O processo de planejamento não pode ser encarado como uma técnica desvinculada da competência e do compromisso político do educador. O bom plano é aquele que conta com respaldo da competência do sujeito que o desenvolve. O bom plano é aquele que se amolda dialeticamente ao real, transformando-o.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.109.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar de o planejamento não ser neutro, a ação docente o é, pois o planejamento é feito de acordo com as concepções teóricas adotadas pela escola, sem a participação do professor.
II. As concepções de homem, mundo e sociedade que o corpo docente possui não influencia na escolha das concepções teóricas e nas abordagens didáticas a serem adotadas pela escola.
III. Não se pode desvincular a prática educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo.
IV. Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
SIMULADO 6
Questão 1/2
A pedagogia tecnicista tem como abordagem do processo didático o “aprender a fazer”, segundo Marques esta escola:
“atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais”.
 
MARQUES, Abimael.A pedagogia tecnicista: um breve panorama. Disponível em: < www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/20378/11866 >. Acesso em: 06/02/2015.
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas sobre o “aprender a fazer”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
 
I.( ) Sua avaliação está centrada no aluno e naquilo que ele aprender a fazer, pensando em como leva-lo a melhorar durante o processo.
II.( ) Os conteúdos selecionados são compartimentados, caracterizando-se por produtos específicos e operacionais.
III.(   ) A estratégia de aprendizagem para o domínio de Bloom é seu método, e vale-se de testes objetivos de avaliação para viabiliza-la.
IV.( ) Sua avaliação se dá pela reflexão coletiva, entre professores e alunos, com vistas a mensurar quais as competências e habilidades alcançadas.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/2
A questão do planejamento não pode ser compreendida de maneira desvinculada da especificidade da escola, da competência técnica e do compromisso político do educador e ainda as relações entre escola, educação e sociedade. O planejamento não é neutro. O processo de planejamento não pode ser encaradocomo uma técnica desvinculada da competência e do compromisso político do educador. O bom plano é aquele que conta com respaldo da competência do sujeito que o desenvolve. O bom plano é aquele que se amolda dialeticamente ao real, transformando-o.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.109. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar de o planejamento não ser neutro, a ação docente o é, pois o planejamento é feito de acordo com as concepções teóricas adotadas pela escola, sem a participação do professor.
II. As concepções de homem, mundo e sociedade que o corpo docente possui não influencia na escolha das concepções teóricas e nas abordagens didáticas a serem adotadas pela escola.
III. Não se pode desvincular a prática educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo.
IV. Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes