Buscar

Exercícios de Química Geral II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Lista de Exercícios da 1a Prova (06 de setembro de 2011)
Química Geral II IC390 (2o/2011) - Professor: Mauricio Sant’Anna
1. Responda:
a) A luz amarela das lâmpadas de vapor de sódio produzem luz com comprimento de onda igual a 589 nm. Quais são a freqüência e a energia desta radiação?
b) Qual é o comprimento de onda de um elétron com velocidade igual a 5,97 x 106 m/s? 
c) Lasers de rubi usam cristais de Al2O3 contendo pequenas quantidades de íons Cr3+, que absorvem radiação com comprimento de onda entre 400 e 560 nm. Estes íons perdem parte da energia adquirida como calor e emitem o restante como radiação com comprimento de onda de 694 nm. Se a radiação absorvida pelos íons Cr3+ tiver comprimento de onda igual a 500 nm, qual o percentual da energia absorvida que será perdida como calor por cada mol? 
2. Faça diagramas de energia de orbitais moleculares para os seguintes íons moleculares. Use os diagramas e defina o comportamento magnético de cada um.
�
N22( 
Be22+ 
Li2+ 
B22( 
�
3. Qual espécie nos pares abaixo deverá apresentar uma ligação química mais forte? Explique usando diagramas de energia de orbitais moleculares.
�
H2 ou H2( 
Ne2 ou Ne2+ 
B2 ou B22( 
�
4. A 1a energia de ionização do NO(g) é igual a 891 kJ/mol e a do N2(g) é 1500 kJ/mol. Use diagramas de energia de orbitais moleculares para explicar porque o NO(g) se ioniza muito mais facilmente do que o N2(g). 
5. Faça um diagrama de energia de orbitais mostrando a configuração dos elétrons d dos íons metálicos abaixo. Quantos elétrons desemparelhados existem em cada complexo?
�
[Zn(H2O)6]2+ 
[MnCl6]3( 
 [Co(CN)6]3(
�
6. Em um laboratório, os rótulos dos 2 frascos de soluções dos complexos [Co(en)3]3+ e [CoF6]3- foram danificados. Você seria capaz de dizer qual o complexo presente em uma determinada solução, apenas sabendo que uma delas é amarela e a outra é azul? Explique.
7. Calcule a divisão de campo ligante (o para os seguintes complexos ((max é o comprimento de onda da luz mais fortemente absorvida). Utilize os dados e construa uma tabela com a ordem de força de campo dos ligantes apresentados. Você espera diferenças nas propriedades magnéticas entre os complexos representados? Explique.
�
[Cr(NH3)6]3+ ((max = 460 nm) 
[Cr(H2O)6]3( ((max = 575 nm) 
[CrCl6]3( ((max = 740 nm) 
�
Não, pois o Cr3+ tem configuração que não se altera pela força do campo do ligante (d3)
8. O complexo [Co(CN)6]3( é amarelo claro. 
a) Este complexo absorve radiação visível de comprimento de onda curto ou longo? 
b) A divisão de campo ligante (o é forte ou fraca? 
c) Quantos elétrons desemparelhados estão presentes no complexo? 
d) Os íons CN( são de campo mais forte do que o NH3. Se eles forem substituídos por moléculas de NH3 no complexo, a cor do complexo se aproximará mais do azul ou do vermelho? 
9. Você estava tentando sintetizar um complexo do cátion de Cr2+ usando como ligante a etilenodiamina (en), mas obteve dois produtos, um amarelo e um violeta, ambos octaédricos e cada um deles com apenas um tipo de ligante. Ao analisar a água usada na reação, você descobriu que ela estava contaminada com íons cloreto.
Qual é a fórmula molecular de cada produto? E o comportamento magnético? Explique.
10. Esboce a estrutura tridimensional de todos os possíveis estereoisômeros, classificando-os de acordo com o tipo. Defina o No de coordenação e o No de ligantes de cada um:
�
a) [Cu(H2O)(NH3)ClBr]
b) [Co(H2O)3Cl3]
c) [Co(en)2Br2]+ 
d) [Pt(H2O)2(CN)2]
�
11. Discuta, usando a teoria das bandas de energia, e dê exemplos:
a) A diferença entre condutores e semi-condutores.
b) A diferença entre um semi-condutor comum e um semi-condutor dopado (tipos n e p).
12. Portas automáticas usam células fotoelétricas que respondem à luz infravermelha (( = 1500 nm). Qual o melhor semicondutor para ser usado nas células fotoelétricas que operam neste comprimento de onda, Ge (“gap” de energia = 64 kJ/mol) ou Si (“gap” de energia = 105 kJ/mol)? 
13. Os “gaps” de energia entre as bandas vazia e preenchida do diamante, do Si sólido e do Ge sólido são, respectivamente, 502, 100 e 67 kJ/mol. Faça um diagrama de bandas de energia e sugira uma ordem para a condutividade elétrica destes sólidos.
14. Soluções do íon complexo hexaaminocobalto (III) são alaranjadas enquanto as do hexafluorocobalto (III) são azuis. 
a) Construa o diagrama do campo cristalino para cada um deles e explique as propriedades magnéticas esperadas para cada um. 
b) Como é possível, experimentalmente, diferenciar o complexo de campo fraco com o complexo de campo forte? Explique, baseando-se nos diagramas construídos no item (a), a diferença de coloração existente entre os complexos. 
15. Duas substâncias têm a mesma fórmula: Co(NH3)4Br2Cl. Ao se adicionar AgNO3 em excesso nas soluções aquosas de cada uma delas, ocorre precipitação de AgCl em uma e de AgBr em outra. Quais são as fórmulas moleculares corretas de cada substância?
Respostas (resumidas) de exercícios selecionados:
1. a)  = 5,09 x 1014 s(1; E = 203 kJ/mol. b) 0,122 nm. c) 28%.
2. a) paramagnético; b) diamagnético; c) paramagnético; d) diamagnético
3. a) H2 (OL = 1); b) Ne2+ (OL = 1); c) B22( (OL = 2)
4. Porque o último elétron do NO ocupa um orbital de maior energia do que no N2, 2py( ou 2pz(.
5. a) Não há elétrons desemparelhados; b) 4 elétrons desemparelhados; c) nenhum elétron desemparelhado
7. a) 260 kJ/mol; b) 208 kJ/mol; 162 kJ/mol
8. a) Curto; b) Forte.; c) Nenhum; d) Vermelho.
9. [CrCl6]4( e [Cr en3]2+;
10. a) Enantiômeros ( R e S), NC = NL =4; b) fac e mer, NC = NL = 6; c) cis e trans, NC = 6, NL = 4; d) cis e trans, NC = NL = 4.
12. Ge, porque o “gap” do Si é alto demais para a energia disponível.
14. a) O hexaaminocobalto (III) será diamagnético e o hexafluorocobalto (III) será paramagnético
b) Medindo-se o efeito de um campo magnético externo conhecido sobre as soluções de cada complexo. O hexaaminocobalto (III) tem a maior divisão de campo ligante porque tem ligantes de campo mais forte do que o hexafluorocobalto (III), logo para sua transição d-d ocorrer é necessária a absorção de radiação eletromagnética de maior energia (azul).
15. [Co(NH3)4Br2]Cl e [Co(NH3)4BrCl]Br

Outros materiais