Buscar

ADM DE COMPRAS E SUP 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		(TBG - 2006) As afirmativas que se seguem representam atividades envolvidas quando se compra materiais, EXCETO:
	
	
	
	
	
	manter um banco de dados de fornecedores disponíveis.
	
	
	negociar contratos de suprimento com fornecedores.
	
	 
	inspecionar materiais.
	
	
	agir como intermediário entre empresa e seus fornecedores.
	
	
	selecionar fornecedores para suprir cada material.
	
	
	
		2.
		(Embrapa - 2006) A função compras tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades necessárias, verificando se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento. Para manter um perfil competitivo no mercado e, conseqüentemente, gerar ganhos satisfatórios, é preciso minimizar os custos continuamente, sem prejuízo para a qualidade necessária. Assim, um setor de compras deve obter um fluxo contínuo de suprimentos, a fim de atender aos programas de produção; coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa; comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de; quantidade e qualidade definidos e procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento. Para que isto ocorra, entretanto, é fator-chave o setor de compras possuir:
	
	
	
	
	
	quadros completos.
	
	
	espaço adequado ao armazenamento.
	
	 
	informações sobre quantidades, qualidades e prazos que são necessários para a empresa operar.
	
	
	sistema de TI específico para o setor.
	
	
	tranqüilidade para trabalhar.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		"É a função que partindo de uma identificação prévia de um material tem por objetivo dar ao mesmo a melhor e mais completa especificação possível". Este é o conceito de:
	
	
	
	
	
	Armazenagem.
	
	 
	Catalogação.
	
	
	Controle de estoque.
	
	
	Obtenção.
	
	
	Interação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A gestão de compras tem na negociação uma das atividades fundamentais aos objetivos da função "Compras". Com isso, as responsabilidades mais importantes do negociador, na fase de preparação, podem ser identificadas como:
	
	
	
	
	
	Avaliação das próprias limitações, fraquezas e virtudes, fazendo o mesmo com governo municipal para a redução do custo dos impostos, e a habilidade com a qual o negociador exercita sua autoridade, exigindo que o resultado seja o desejado por ele.
	
	
	Avaliação das limitações do fornecedor para que sejam exploradas na negociação, visando o menor preço e a habilidade com a qual o negociante convence o fornecedor a vender a preço de custo.
	
	
	Avaliação das limitações, fraquezas e virtudes do fornecedor, visando explorá-las de forma eficiente, e a habilidade do negociador em buscar o menor preço de compra e o maior prazo de pagmento, independente das necessidades do fornecedor.
	
	 
	Avaliação das próprias limitações, fraquezas e virtudes, fazendo o mesmo com o fornecedor, e a habildiade com a qual o negociador exercita sua responsabilidade, influenciando significativamente no curso e no resultado das negociações.
	
	
	Avaliação das condições de fabricação e entrega do fornecedor, condições das estradas e a habilidade com a qual o negociador exercita sua responsabilidade, influenciando governos a reduzirem impostos.
	
	
	
		5.
		Todos são vantagens para a centralização das compras, EXCETO:
	
	
	
	
	
	Permite manter um melhor controle global das atividades de compras
	
	 
	Permite responder mais rapidamente às necessidades de aquisição emergencial
	
	
	Possibilita a economia de escala mediante negociações para a contratação de fornecimento de grande vulto
	
	
	Evita a concorrência entre os compradores regionais e disparidades de preços de compra de um mesmo produto por compradores diversos
	
	
	Otimiza a utilização do pessoal por meio da redução do quadro funcional
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O impacto da função compras nas organizações modernas, face ao aumento da competitividade do mercado no cenário conteporâneo, tem exigido a definição de estratégias que garantam o alcance dos objetivos e metas organizacionais. Diante de tal contexto, pode-se definir a função Compra como sendo:
	
	
	
	
	
	O compromisso com a qualidade técnica da manutenção do padrão de qualidade através da manutenção dos níveis de recusa de material e redução dos custos por compras.
	
	
	O compromisso com a permanente redução dos custos de compras e formação da política do menor preço.
	
	
	A responsável pela distribuição de produtos e serviços acabados, pela seleção de insumos recusados pelo setor de qualidade.
	
	
	A responsável pelo fluxo de informações verticalizadas na organização, pela ordenação da hierarquia dos insumos, e pela distribuição dos produtos acabados.
	
	 
	A responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na organização, pelo segmento junto ao fornecedor, e pela agilização da entrega.

Outros materiais